Buscar

ENUNCIADO peça 13 AÇAO DE INTERDIÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROBLEMA DA AULA DE PRÁTICA SIMULADA II (PEÇA 13):
Peça Profissional:Maria de Fátima Souza, viúva, com idade de 92 (noventa e dois anos), reside no bairro "X", da cidade "Z", com sua filha NormaSouza a qual lhe presta toda a assistência material necessária. Maria de Fátima Souza, em virtude da idade avançada, possui diversas limitações mentais, necessitando do auxílio de sua filha para lhe dar banho, alimentá-la e ministrar-lhe os vários remédios que controlam sua depressão, mal de Alzheimer e outras patologias psíquicas, conforme relatórios médicos emitidos por Hospital Público Municipal. Ao ponto de não ter mais condições de exercer pessoalmente os atos da vida civil, a pensão que recebe do INSS é fundamental para cobrir as despesas com medicamentos, ficando as demais despesas suportadas por sua filha Norma.
Recentemente, chegou à sua residência, correspondência do INSS comunicando que Maria de Fátima deveria comparecer ao posto da autarquia mais próximo para recadastramento e retirada de novo cartão de benefício previdenciário, sob pena de ser suspenso o pagamento. Diante disso, Norma, desejando regularizar a administração dos bens de sua mãe e atender a exigência do INSS a fim de evitar a supressão da pensão, qual é destinada á sua mantença por ser desprovida de outras rendas, o procura em seu escritório solicitando providências.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE “Z”
Processo Número:
Requerente: Norma Souza
Interditando: Maria de Fátima
Norma Souza , nacionalidade, estado civil, profissão, devidamente cadastrada no CPF sob o nº…, residente e domiciliada para os fins desta ação na Rua, número, bairro “X”, da Cidade “Z”, Estado, CEP, endereço eletrônico, vem, respeitosamente à presença de vossa excelência, através do seu advogado, devidamente constituído em procuração anexa, Dr,_______, devidamente inscrito na Ordem Dos Advogados do Brasil sob o n° ______ seccional _____, com domicílio profissional na Rua, número, bairro, Cidade, Estado, CEP, propor a presente: AÇÃO DE INTERDIÇÃO E CURATELA COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA, com fulcro no artigo 1.211-A ,e 273 do CODIGO DE PROCESSO CIVIL, e ARTIGO 1.768 INCISO II e ARTIGO 3° inciso II, do CODIGO CIVIL, em desfavor de Maria de Fátima, nacionalidade, viúva, profissão, com endereço idêntico ao da requerente, já apresentado, pelos fatos e fundamentos que passa a expor.
DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA
 Requer o Autor, que lhe seja deferido o benefício da justiça gratuita, com fulcro no disposto ao inciso LXXIV, do artigo 5º da Constituição Federal e no artigo 98 do código de processo civil, em virtude de ser pessoa pobre na acepção jurídica da palavra e sem condições de arcar com os encargos decorrentes do processo, sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família, conforme
1. Da PRIORIDADE DA TRAMITAÇAO
Aponta-se que a Requerida é idosa, nos termos do Artigo 71º, da Lei 10.741/2003, posto que conta já com 92 anos de idade, conforme documento de identidade em anexo, gozando, assim, nos termos da referida Lei, notadamente no inciso I, do Parágrafo único do Artigo 3º, de atendimento preferencial, imediato e individualizado junto aos órgãos públicos, como este da Justiça Estadual.
Ademais, de acordo com a norma contida no Artigo 1.211-A ou 1.048 do CPC, sendo o idoso parte em procedimento judicial, este terá prioridade de tramitação em todas as instâncias.         
2. Dos fatos.
A requerente é filha da interditanda e, portanto, responsável por todos os cuidados básicos necessários á existência digna da interditanda, uma vez que, além da idade avançada, esta encontra-se diagnosticada, conforme atestados médico em anexo, com depressão, mal de Alzheimer e diversas outras patologias psíquicas conforme relatórios médicos emitidos pelo Hospital Público Municipal, sendo a requerente quem dá banho, alimenta, medica e suporta os gastos que a pensão do INSS não cobre para a interditanda.
Ocorre, no entanto, em que pese a incapacidade da interditanda de exercer pessoalmente os atos da vida civil, que esta recebeu em sua casa uma correspondência do INSS requerendo o seu comparecimento à autarquia, para recadastramento e obtenção do novo cartão de benefício previdenciário, sob pena de suspensão do seu pagamento. Com o intuito de atender às exigências do INSS e com o fim de não ter o pagamento da pensão suspenso, a requerente passa aos fundamentos jurídicos que abraçam a sua pretensão.
3. Do direito.
Primeiramente, afirma-se a capacidade da Requerente em pleitear perante o órgão judiciário a interdição da sua mãe, nos termos dos Artigos 1.768, II, do Código Civil e do seu correspondente 1.777, II, do CPC.
A presente ação se justifica pela incapacidade física e mental da interditanda em exercer os atos da vida civil, notadamente, comparecer pessoalmente à autarquia do INSS, como comprovam os diversos laudos médicos juntados em anexo, atestando verdadeira incapacidade absoluta, nos moldes do Artigo 3º, II do Código Civil que sujeita a interditanda à curatela, segundo mandamento do Artigo 1.767, I, do mesmo diploma. 747 inciso ll cc
Assim, encontra-se assinalada a incapacidade da interditanda para reger a sua pessoa e os seus bens, bem como a eminente necessidade de se nomear a requerente como sua curadora, nos termos do Artigo 1.780 do Código Civil, sob pena de se ver perdido o tão essencial benefício previdenciário.
 DA TUTELA DE URGENCIA 
Finalmente, com o intuito de não perder o benefício do INSS, essencial à manutenção das despesas básicas da interditanda que precisa, na data assinalada, comparecer ao INSS, requer seja a tutela pretendida concedida antecipadamente, nos termos do Artigo 300 do CPC, uma vez que se receia dano irreparável caso venha a interditanda a descumprir a ordem de comparecimento à autarquia. O dano irreparável consiste na perda da pensão necessária à subsistência da interditanda. A verossimilhança se depreende, por sua vez, dos inequívocos atestados médicos juntados em anexo que comprovam o direito alegado acima.
4. Dos pedidos.
a) Concessão antecipadamente da tutela pretendida, nomeando-se a requerente curadora provisória da interditanda;
b) Nomeação em definitivo da requerente como Curadora da interditanda.
c) Citação da interditanda no endereço apresentado;
d) Intimação do Ministério público; 178 I II E 752 § 1 CPC
e) Decretação da interdição;
f) Pela produção de prova pericial e demais que este juízo julgar conveniente;
g) E que seja concedido à Requerente o Benefício da Justiça Gratuita, haja vista não ter condições econômicas e/ou financeiras de arcar com as custas processuais e demais despesas aplicáveis a espécie, honorários advocatícios, sem prejuízo próprio ou de sua família.
H) PRIORIDADE NA TRAMITAÇAO DO FEITO
I) AUDIENCIA DE CONCILIAÇAO CONFORME ARTIGO 319 CPC
Dá-se à causa o valor de R$: 954.000
TERMOS EM QUE 
PEDE DEFERIMENTO
LOCAL, DATA
ADVOGADO - OAB/SECCIONAL

Outros materiais