Buscar

Crescimento populacional e crise ecológica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Crescimento populacional e crise ecológica
Santo Antônio de Jesus – Ba
Março/2015
Alana Santos 
Brenda Lopes
Crescimento populacional e crise ecológica
O crescimento populacional é um dos maiores problemas globais enfrentados pela humanidade.
A alta densidade populacional demandam maiores recursos: alimentação, água, energia, infraestrutura e criam problema de caráter ambiental, econômico e principalmente social.
 
Teoria de Thomas Malthus (Malthusianismo)
O Malthusianismo é a ideia de que o crescimento populacional tende a ultrapassar os recursos disponíveis para o seu sustento, caso as pessoas não limitassem sua frequência de relações sexuais, o crescimento populacional excessivo seria garantia de um futuro de miséria e fome.
O crescimento da população mundial
O estudo da população chama-se demografia.
Os padrões populacionais são determinados por três fatores: nascimento, mortes e migrações.
Costuma-se tratar a demografia como ramo da sociologia, pois são os fatores que influenciam o nível de nascimentos e de mortes em um grupo ou uma sociedade, assim como as migrações populacionais, sobretudo sociais e culturais.
O crescimento da população mundial
As projeções são de que até 2050 a população mundial ultrapasse a marca de 10 bilhões de pessoas. 
Esse crescimento ocorrerá sobretudo, no mundo em desenvolvimento, onde os países passarão por uma transição demográfica e apresentando um crescimento acelerado até que a população se estabilize.
O crescimento da população mundial
No mundo desenvolvido a população aumentara levemente, e no lugar do crescimento haverá um processo de envelhecimento e uma diminuição dos números de jovens em termos absolutos. 
Essas tendências populacionais tratarão de ampla consequência para o mercado de trabalho, suprimento de alimentos, abastecimento de água, o ambiente natural e as condições de áreas urbanas.
O consumo, a pobreza e o meio ambiente
O desenvolvimento depende do consumo, o consumo refere-se as mercadorias, aos serviços, a energia e aos recursos que são esgotados pelas pessoas, instituições e sociedades.
 Apresenta dimensões positivas e negativas. Por um lado, níveis crescentes de consumo em todo o mundo significam que as pessoas estão vivendo em melhores condições que no passado.
O consumo, a pobreza e o meio ambiente
O consumo está associado ao desenvolvimento econômico e com a elevação dos padrões de vida, pois a populações têm mais condições de acompanhar esta aceleração, aumentando o consumismo desnecessário. 
Por outro lado o consumo também pode trazer impactos negativos como por exemplo: causar danos a base de recursos ambientais e exacerbar a desigualdade social.
O consumo, a pobreza e o meio ambiente
Os padrões de consumo não estão esgotando somente os elementos naturais existentes, como também estão contribuindo para sua degradação através dos resíduos e das emissões de substâncias nocivas.
Apesar dos mais abastados serem os principais consumidores mundiais, os impactos mais violentos são das classes menos favorecidas. Os primeiros estão entre as melhores condições para desfrutar os benefícios do alto consumo sem dar a devida importância aos efeitos negativos.
O consumo, a pobreza e o meio ambiente
As desigualdades de consumo entre ricos e os pobres são significativas. Os 20% mais ricos da população mundial são responsáveis por 86% das despesas de consumo, ao passo que os 20% mais pobres respondem por apenas 1,3% destes gastos. Os 10% mais ricos consomem 58% da energia total, 84% de todo o papel, 45% de toda quantidade de carne, peixe e são proprietários de 87% de todos os veículos. 
Fontes de ameaça
O mundo contemporâneo enfrenta diversas ameaças ambientais e globais; podem ser divididas em duas classes básicas: a poluição e os resíduos lançados no meio ambiente e o esgotamento dos recursos renováveis.
Poluição do ar
A poluição do ar está relacionada a diversos problemas de saúde que atingem os seres humanos, incluindo as dificuldades respiratórias, os canceres e doenças pulmonares.
Apesar da poluição do ar livre ser, há muito tempo, associado aos países industrializados, ela está crescendo rapidamente no mundo do desenvolvimento.
Poluição da água
É a maior ameaça dos habitantes dos países em desenvolvimento, onde 30% da população não tem acesso a água potável.
Os altos níveis de bactéria proveniente do esgoto sem tratamento ocasionam uma variedade de doenças transmitidas pela água, como diarreia e hepatite
Residuos sólidos
As sociedades industrializadas já foram, algumas vezes , chamadas de “sociedades descartáveis” pelo volume de itens que descartam regularmente.
Aproximadamente 85% dos resíduos sólidos eram enviados para aterros sanitários, ultimamente os serviços de coletas de lixo são praticamente universais, mas o processo de descarte dessa enorme quantidade está cada vez mais difícil.
Esgotamento de recursos
As sociedades humanas dependem de muitos recursos do mundo natural – como água, madeira, peixes, animais e vida vegetal. Esses elementos são muitas vezes denominadas de recursos renováveis , por que em um ecossistema saudável, eles substituem automaticamente com o tempo.
Água
Diversas razões explicam a dificuldade de acesso a água potável em algumas regiões, dentre elas, a grande parte da população mundial está concentrada em áreas que já enfrentam problemas com a falta de água.
O aquecimento global também tem um impacto potencial nesse esgotamento do abastecimento da agua. Com a elevação das temperaturas, há uma necessidade maior de agua potável para a irrigação e a agua subterrânea não tenha se renovado na mesma velocidade que é consumida e os níveis de evaporação tenham aumentado.
A degradação do solo e a desertificação
A degradação do solo é o processo pelo qual a qualidade da terra é piorada e seus elementos naturais são gradualmente reduzidos pelo uso excessivo, pela seca ou pele fertilização inadequada.
A desertificação refere-se a degradação intensa do solo que fazem com que grandes extensões de terra se assemelhem a desertos.
Desmatamento
As florestas são um elemento essencial do ecossistema: elas ajudam a regular os sistemas de abastecimento de água, a liberar o oxigênio na atmosfera e a impedir a erosão do solo.
O desmatamento representa o processo de destruição da terra arborizada, geralmente atrás do corte comercial de árvores.
Dados Brasileiros
Poluição atmosférica
Poluição do ar mata 7 milhões de pessoas por ano, segundo a OMS, destas, 3,7 milhões são causadas pela poluição ambiental externa. 
Já 4,3 milhões se devem à poluição interna dos lares, causada, majoritariamente, pela combustão para cozinhar com lenha, carvão e biomassa e o tabagismo.
Em São Paulo, a poluição do ar também é grande vilã, chegando a matar, de acordo com estimativas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), até 20 pessoas por dia, em Pneumonia, infarto e câncer de pulmão.
Produção de lixo no Brasil
No Brasil, uma pessoa produz em média 1 kg de lixo por dia. A cada 24 horas o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo. No Japão, por exemplo, é o dobro por pessoa: 2 kg diariamente.
São Paulo é a cidade que mais produz lixo: são 50 mil toneladas por dia e cada paulistano produz 1,4 kg. Mas é Brasília que lidera a lista da produção de lixo per capita entre as grandes cidades: cada morador da capital brasileira produz mais de 1,5 kg diariamente. Os moradores de Santa Catarina são os que menos produzem, gerando apenas 800 gramas por dia.
Destino do lixo:
No Brasil, 37% de todo o lixo vai parar em lugares inadequados e um em cada três brasileiros não sabe o destino do lixo que produz. Apesar de mais da metade dos resíduos produzidos no país ser passível de reciclagem, o processo é caro. A maior parte vai para aterros sanitários, locais onde o lixo é fermentado, gerando o chorume e o gás metano. Outra parte vai para as usinas de reciclagem, onde é feita a coleta de resíduos recicláveis. Porém esse processo é 15 vezes mais caro do
que o trabalho feito nos aterros.
Desmatamento
Mata Atlântica, o bioma mais devastado do país de 1,8 milhões de Km², sobraram 149,7 mil Km².
O pampa gaúcho, perdeu 54% de sua área original de 177,7 mil Km² .
A devastação do cerrado é a segunda maior, chegando há 49,1% em 2010.
A caatinga perdeu 45,6% de seus 826,4 mil Km² originais.
O pantanal é o menor e mais preservado, perdeu 15% da sua área total de 150,4 mil Km².
Meio ambiente: um tema para a sociologia?
O resgate ambiental do planeta significará uma transformação social e também tecnológica. Diante das enormes desigualdades globais existentes, há poucas chances de que os países pobres em desenvolvimento venham a sacrificar seu próprio crescimento econômico por causa de problemas ambientais provados sobretudo pelas nações ricas. 
Referencias Bibliográficas
Guiddens,Anthony. Sociologia
Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/09/quatro-mil-paulistanos-morrem-por-ano-por-causa-da-poluicao-diz-medico.html
Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/07/fotografo-registra-familias-deitadas-sobre-o-lixo-que-produzem-em-7-dias.html
Fonte: OMS, 2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais