Buscar

mapa conceitual Leucemia linfoíde aguda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tratamento: O principal objetivo do tratamento é atingir a remissão, ou seja, a ausência de células blásticas no sangue e na medula óssea. Com isso, a produção normal de células sanguíneas é restaurada e sua contagem retorna aos níveis normais. O tratamento consiste na administração de quimioterapia intensiva para se atingir remissão completa, utilizando, para tanto, associações de quimioterápicos.
Efeitos adversos: Alopecia; Gastrenterocolite aguda; Mucosite; Fraqueza. 
A quimioterapia afeta os tecidos que possuem alto índice de renovação celular, como o tecido que reveste a boca, os intestinos, a pele e os folículos do cabelo. Isso explica porque os pacientes podem apresentar lesões na boca, diarreia e queda de cabelo.
Diagnostico: Para diagnosticar a doença, as células sanguíneas e da medula óssea devem ser verificadas. O exame por coloração das células sanguíneas e sua visualização por meio de um microscópio (citologia), normalmente irá mostrar a presença de linfoblastos. Isso será confirmado com o mielograma (punção da medula óssea), que quase sempre mostra células leucêmicas (blastos).
As células sanguíneas e/ou da medula óssea também são utilizadas para determinar o subtipo de leucemia com a realização do exame citogenético (ou cariótipo) e de imunofenotipagem.
Pródromo(sinais e sintomas da leucemia não especificos):
Falta de apetite, Tosse, Rinorreia, Fraqueza.
Patogenia: A leucemia linfoide aguda resulta de dano genético adquirido (não herdado) no DNA15 de uma única célula na medula óssea. As células doentes substituem a medula óssea normal e provocam os seguintes efeitos: Crescimento incontrolável e acúmulo das células chamadas de “linfoblastos”, que perdem a capacidade de funcionar como células sanguíneas normais e bloqueio da produção normal de células da medula, levando a uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos.
 Sinais e sintomas clássicos da doença: Diminuição na produção de glóbulos vermelhos (hemoglobina); Diminuição na produção de plaquetas; Diminuição na produção de glóbulos brancos. Os que foram apresentados pela paciente foram: Febre, Pressão baixa, Desidratação, neutropenia, Baixa imunidade, Edema, dor e eritema no local da picada do inseto (hemorragia causada pela diminuição de plaquetas).
Aspectos psicogênicos: Crianças com câncer podem ficar assustadas, o que, em muitos casos, interfere negativamente no transcurso e no resultado do tratamento médico. Elas precisam enfrentar a falta da escola, o distanciamento de amigos e de suas atividades favoritas e muitas outras transformações que geram incerteza e insegurança. Além disso, podem ficar ressentidas com os médicos e enfermeiros, por entenderem que a equipe do hospital ou da clínica só aparece para lhe causar dor e incômodos, e com os pais, por imaginar que eles deixaram que a doença tomasse conta e ainda permitem que sejam realizados os exames e tratamentos que as incomodam.

Outros materiais