Buscar

Universidade Anhanguera2

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Administração V
Disciplina: Análise de Investimento
Análise de Investimento
Professor: Me.Jefferson Dias
Aparecida de Goiânia, 13 de março de 2015.
Administração V
Análise de Investimento
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Análise de Investimento, do curso de Administração V, da Universidade Anhanguera, ministrado pela professora Marthina Saltag Ferreira.
Aparecida de Goiânia, 13 de março de 2015.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho faremos um estudo detalhado do que vem a ser Análise de Investimento e o seu foco dentro da empresa. Desta forma criamos um projeto que consideramos viável e que trouxesse rentabilidade e um desenvolvimento sustentável.
No princípio tivemos algumas dificuldades por termos que buscar informações e dados que pudessem nos ajudar na fabricação e comercialização dos produtos que vamos oferecer, uma sorveteria requer a coleta de dados não somente financeiros, mas também relacionados ao tempo, afinal em tempos de chuva e frio as vendas diminuem.
Esse projeto é bastante simples e serão demonstrados os pontos positivos e negativos do empreendimento.
Durante o estudo do projeto observamos a vasta quantidade de produtos que podem ser oferecidos dentro de uma sorveteria, desde uma simples balinha ao mais saboroso sorvete. Assim optamos pela tributação do Simples afinal estamos em fase inicial e não podemos ter maiores gastos até que nossos produtos sejam conhecidos e alavancados no mercado consumidor.
Acreditamos que as analises feitas, apesar da utilização de valores fictícios, são muito próximas da realidade, e podem indicar um verdadeiro potencial nesse tipo de investimento.
1 TIPOS DE INVESTIMENTOS
É muito comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano, podendo nos deparar com ela nas mais variadas circunstâncias e razões, em casa, na empresa.
 O mero fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, comprar um carro, comprar um ponto comercial, abrir uma empresa entre outros são tipos de investimentos, mesmo que sendo nas mais diversas áreas.
Não é coincidência que tantas circunstâncias são denominadas de investimento. O significado de investimento tem tudo a ver com o ramo da economia. O ato de poupar, guardar e economizar tem como finalidade obter um capital extra que possa ter lucros futuros. Desta forma, independente da forma de investimento, os objetivos a serem conquistados sempre serão os mesmos, sendo considerada a renúncia de um recurso presente para que se alcance um retorno maior dos recursos no futuro.
Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:
 1) Investimentos públicos: são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. De forma geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não têm intuito de retorno financeiro, mais visa trazer melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas, creches, CMEIs e hospitais.
 2) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, que tem como principal objetivo de gerar retorno financeiro.
 3) Investimentos mistos: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Seus investimentos visam trazer melhorias para a sociedade e também retorno financeiro.
Os investimentos têm suma importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações, pois ajudam no aumento do PIB e também em dois aspectos dentro das organizações, a expansão e reposição de capital.
É muito amplo o rol de opções que podemos investir, alguns oferecem mais riscos e outros menos, cabendo ao administrador de forma lógica analisar e avaliar todos os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. Ao administrador cabe levar em consideração três aspectos:
1) Econômico: onde são considerados a rentabilidade e os riscos dos investimentos, dentro desse aspecto o administrador deve escolher opções que gerem menos riscos e maior retorno. Vale a pena fazer um levantamento antecipadamente.
2) Financeiro: o administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou os tipos de financiamentos que podem ajudar a empresa.
3) Ambiente empresarial: são considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.
1.1 Ramo de Negócio que se Pretende Trabalhar
Registramos a SUPREMA SORVETERIA como micro empresa, contamos com cinco sócios sendo que o idealizador do projeto foi Sueli Fontes com 20%, que conta com o apoio da colaboradora Luciana Borges 20%, Nayara 20%, Gleyce 20%, Danyelly 20%, sendo que o capital inicial foi dividido entre ambas, demais despesas e lucros serão divididos de acordo com termos da sociedade em questão.
A SUPREMA SORVETERIA é especializada no ramo alimentício que tende a oferecer sorvetes, sucos, cremes, refrigerantes, e tortas geladas. Nossa missão é dedicar um pouco do nosso conhecimento à fabricação de sorvetes e derivados, e pretendemos conquistar o Brasil e porque não dizer o mundo, sabe-se que teremos obstáculos, mas reconhecemos que somos a força maior, temos a visão de que o bom empreendedor é aquela que traça metas, sabe dos riscos, e os enfrenta com o foco de que o mundo é pequeno para aquele que deseja cada dia mais. 
1.2 Definições do Produto que a Empresa irá Trabalhar
Temos a oferecer sorvetes, picolés, fondue de chocolate branco e preto, tortas, cremes, refrigerantes, nossa fabricação é própria, tudo com excelente qualidade, sabor e rico em vitaminas. Em nossa sorveteria temos ambiente tranqüilo, confortável e diferenciado para estudantes e profissionais que necessitam de acesso a internet. O atendimento é diferenciado, pois aqui, o cliente tem interação com nossa equipe de profissionais, e acaba nos ajudando na formação de novos sabores.
As evoluções das sorveterias nos levaram a criar novos sabores, temos uma diversidade de produtos que atendem não somente no verão, mas também no outono, inverno e na primavera, o nosso diferencial é que em tempos de calor oferecemos sorvetes e picolés deliciosos, já nos meses mais frios buscamos algo inovador como creme flambado que são uma delicia os fondues de vários sabores que podem ser acompanhadas com frutas e queijos deliciosos, e tortas maravilhosas, tanto salgadas como doces, uma clientela sabe o que precisa e o que procura e com essa visão que temos buscado inovar no ramo sorveteiro.
2 FLUXO DE CAIXA RELEVANTE
De acordo com o PLT de Analise de Investimentos “todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa”.Independentemente do ramo de atividade da organização, porte ou setor, o fluxo de caixa deve ser utilizado na analise dos investimentos.
Segundo Santi Filho (2004) “é possível que uma empresa apresente lucro liquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim vá à falência. O péssimo fluxo de caixa é o que acaba com a maioria das empresas que fracassam".
O fluxo de caixa trata-se de uma estimativa futura, assim, cabe a analise verificar se o projeto é viável ou não. As estimativas podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento do projeto, tornando as previsões de fluxos futuros ainda mais próximo à situação real do mercado.Com o controle do fluxo de caixa é possível antecipar decisões sobre o fluxo financeiro e capacidade de pagamentos futuros.
Um bom fluxo de caixa permite ao investidor reconhecer seus momentos potencialmente positivos e negativos para investimentos em outros projetos que também poderão trazer bons retornos para a empresa.
Muitos empresários não conhecem a importância do fluxo de caixa e por isso não são beneficiados pela praticidade e segurança oferecidos por esse meio de analise, porém, devido a sua praticidade até mesmo as pequenas empresas podem adotar esse meio de analise, trazendoresultados positivos para o negócio.
Com toda a competitividade existente no mercado globalizado, quanto mais o administrador ou investidor puder conhecer seu empreendimento ou investimento melhor ele estará diante da concorrência, e graças à previsão do fluxo de caixa vários métodos são desenvolvidos para analisar a viabilidade de projetos e conhecer, antecipadamente, se esse projeto é uma boa escolha.
O lucro contábil não pode ser utilizado nessas analises, pois contabilizam valores que já foram transcorridos, dessa forma, se o projeto fosse analisado a partir desse método, o investidor conheceria seus resultados somente após a ocorrência dos mesmos.
O conceito de competência (econômico) é referenciado na ocorrência do fato que gera o valor, ou seja, os pagamentos e recebimentos realizados são contabilizados de uma única vez em cada período de tempo.
No conceito de caixa (financeiro) os valores são considerados por data de recebimento ou pagamento, “são utilizados para o gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa”.
Os fluxos de caixa relevantes são projetos utilizados para analisar os investimentos das organizações e elas apresentam em geral um formato padrão que é formado basicamente por 03 (três partes):
1- Investimento inicial ou nos períodos iniciais:
Pode aparecer tanto na forma de bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas) quanto na forma de investimento em capital de giro. Para suportar o projeto devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.
2- Retornos de caixa do Investimento:
São as rendas advindas do projeto, que irão gerar fluxos de caixa positivos.
3- Valores residuais:
Normalmente são positivos e, eventualmente negativos, que ocorrem ao final do investimento, com sua venda ou vantagem adquirida.
Retornos de caixa do Investimento: São as rendas advindas do projeto, que irão gerar fluxos de caixa positivos.
Valores residuais: São valores, normalmente positivos, que ocorrem ao final do investimento, com sua venda ou vantagem adquirida.
2.1- Planilhas
Estime o preço de venda unitário e a quantidade mensal a ser comercializada.
	Produtos
	Preço unitário
	Quantidade por dia
	Quantidade mensal
	Preço mensal
	Picolé
	R$ 1,10
	216
	6.500
	R$7.150,00
	Sorvete
	R$ 10,80 kg
	R$ 76.67
	2.300
	R$ 26.677,00
Calcule o faturamento anual, multiplicando o valor por 12.
	Produtos
	Preço mensal
	Preço anual
	Picolé
	R$ 7.150,00
	R$ 85.800,00
	Sorvete
	R$ 26.677,00
	R$ 320.124,00
c) Estime o faturamento da empresa para os próximos 5 anos, repetindo os valores anuais obtidos no item anterior.
	Produtos
	Preço anual
	1 ano
	2 anos
	3 anos
	4 anos
	5 anos
	Picolé
	R$ 85.800,00
	R$ 171.600,00
	R$ 257.400,00
	R$ 343.200,00
	R$ 429.000,00
	R$ 514.800,00
	Sorvete
	R$ 320.124,00
	R$ 640.248,00
	R$ 960.372,00
	R$ 1.280.496,00
	R$ 1.600.620,00
	R$ 1.920.744,00
	Total
	R$ 405.924,00
	R$ 811.848,00
	R$ 1.217.772,00
	R$ 1.623.696,00
	R$ 2.029.620,00
	R$ 2.4352544,00
d) Estime os custos e despesas mensais, com base na quantidade definida no item a
	Produto
	Quantidade mensal
	Atendente
	Caixa
	Sorveteiro
	Total mensal
	Picolé
	6.500
	R$ 745,80
	R$ 880,00
	
	R$ 1.625,80
	Sorvete
	2.300
	R$ 745,80
	R$ 880,00
	R$ 1.430,00
	R$ 3.055,80
	Total
	8.800
	R$ 1.491,60
	R$ 1.760,00
	R$ 1.430,00
	R$ 4.681,60
e) Estime os custos e despesas anuais, multiplicando por 12 o valor obtido no item anterior.
	Produto
	Quantidade mensal
	Atendente
	Caixa
	Sorveteiro
	Total mensal
	Picolé
	78.000
	 R$8.949,60
	R$ 10.560,00
	
	R$ 97.509,00
	Sorvete
	27.600
	R$ 8.949,60
	R$ 10.560,00
	R$ 17.160,00
	R$ 64.269,00
	Total
	105.600
	R$ 17.899,20
	R$ 21.120,00
	R$ 17.160,00
	R$ 161.779,20
f) Estime os demais valores solicitados na planilha, como por exemplo: lista de investimento inicial, insumos (se for o caso), valor da mão-de-obra como os respectivos encargos trabalhistas, tributos e contribuições, contas do balanço patrimonial, etc.
	Investimento Inicial
	Descrição
	Quant.
	Valor Unit.
	Total
	Obras Civis
	
	
	
	Reforma Loja
	1
	R$ 15.000,00
	R$ 15.000,00
	Sub Total
	
	
	R$ 15.000,00
	Equipamentos
	
	
	
	Computadores, software e balança digital.
	
	
	R$ 4.400,00
	Sub Total
	
	
	R$ 4.400,00
	Máquinas
	
	
	
	Freezer expositor, freezer de estoque, máquina registradora, máquina pra produção de sorvete e picolé.
	
	
	R$ 17.850,00
	Sub Total
	
	
	R$ 17.850,00
	Móveis e Utensílios
	
	
	
	Balcão, conjunto de mesa e cadeira, mesa para cobertura quente, mesa para cobertura fria. 
	
	
	R$ 2.850,00
	Utensílios diversos
	
	R$ 620,00
	R$ 620,00
	Sub Total
	
	
	R$ 3.470,00
	Despesas Pré-Operacionais
	
	
	
	Marketing de divulgação, nutricionista e impressão de cardápio.
	
	
	R$ 1.080,00
	Sub Total
	
	
	R$ 1.080,00
	TOTAL DE INVESTIMENTOS INICIAIS
	R$ 41.800,00
Despesas tributárias e contribuições sobre vendas anuais
	Descrição das despesas variáveis
	Fat. Estimado
	Custo Total
	%
	1. Imposto
	1
	
	
	Tributação Simples Nacional
	R$405.924,00
	R$ 389.71
	4.0%
	2. Imposto
	Valor do imóvel
	
	
	IPTU
	50.000,00
	R$500,00
	10%
Encargos trabalhistas
	CUSTOS TRABALHISTAS – MENSALISTAS
OPTANTE PELO SIMPLES
	Sobre um salário base
	(%)
	(%)
	13º Salário
Férias
Horas Extras
Assiduidades
SOMA BÁSICA
	
	8,33%
11,11%
5%
10%
34,44%
	Salário/Mensal
Encargos sobre o salário mensal
	 678,00
233,51
	TOTAL CUSTO/MENSAL
	911,51
Fluxo de Caixa Relevante
									2.029.620,00
							1.623.696,00
			 1.217.772,00
		 811.848,00
 405.924,00	
41.800,00
3 TAXA SELIC
	Taxa SELIC é conhecida como a taxa básica de jutos da economia brasileira. É a segunda menor taxa de juros, a menor taxa de juros atualmente na economia brasileira é (TJLP). A SELIC serve de referencia para a atual economia do Brasil. É usada nos empréstimos feitos entres os bancos é também usada nas aplicações feita por instituições bancarias em títulos públicos federais.
A taxa SELIC e atualizada a cada quarenta e cinco dia pelo COPOM (comitê de política monetária do banco central do Brasil ). Usam-se a taxa SELIC para definir o piso dos juros no país, pois é a partir dela que os bancos definem a remuneração de algumas aplicações financeiras. O que não pode deixar de ser lembrado é que a taxa SELIC não é usada como taxa final para financiamentos empréstimos (pessoas físicas e empresas). Os bancos tomam dinheiros emprestados e ao emprestar para seus clientes a taxa de juros bancários e muito maior.
O Banco Central tem a taxa SELIC como um grande instrumento para, a tentar controlar a inflação, pois com as taxas de juros mais altas desestimula o consumo, já que os juros cobrados pelas financiadoras (bancos cartões de créditos, entre outras) são maiores. Já quando o inverso acontece, as taxas estão mais baixas, estimula-se o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato.
Tivemos a ultima atualização da taxa SELIC no dia 04/03/2015 pelo COPOM onde teve um aumento de 0,5% chegando a 12,75% ao ano. De acordo com os economistas a alta esta relacionada a tentativa do banco central em reduzir e controlar a inflação, para que neste ano de 2015 possa ficar dentro da meta estabelecida.
3.1 Investimento 
Para manter uma empresa operando de forma saudável e crescendo os executivos investem e projetos que criem valor para a empresa e para o acionista.
Obviamente que para chegar em um investimento de rendimentos é preciso planejamento e estudo sobre o assunto.
Veremos tipos de investimentos:
Investimentos em ATIVOS FIXOS: são investimentos em terrenos, plantas, fabricas, equipamentos, instalações, etc. Tal tipos de investimento imobilizam o capital e os própriosinvestidores são responsáveis pela sua operação, esperando obter benefícios futuros;
Investimentos em ATIVOS FINANCEROS: a empresa, neste caso , compra o direito de receber retornos futuros de um terceiro; por exemplos ações, bonds, entre outros;
Investimentos INTANGIVEIS: são aqueles que não têm natureza física nem financeira, pois não existe nenhum direito de receber retornos monetários. Por exemplo, os treinamentos de empregados.
 Após a decisão de investir, passemos a analise de validade do investimento, o valor de uma empresa depende do seu fluxo de caixa futuro. Considerando que receber R$ 100 hoje é melhor que receber daqui a um ano os mesmos R$ 100, o valor da empresa pode ser medido pelo presente fluxo de caixa futuro . Considerando como o fluxo de caixa futuro será gerado ativo existente e pelos novos ativos que serão adicionados a empresa, parte da geração do valor futuro da empresa será proveniente de novos projetos de investimentos.
 	O que acontece é que ao investir, estamos sujeitos a riscos. Naturalmente preferimos um resultado certo e isento de riscos futuros. Encontramos a taxa ideal de retorno com uns riscos que estamos dispostos a assumir, os riscos oferecem uma chance de retornos maiores.
Mas todos os riscos podem ser minimizados ou controlados usando técnicas bem definidas. O truque é gerenciar sua carteira de investimentos para alcançar o nível Maximo de retorno em qualquer nível de risco que esteja disposto a aceitar, alcançar os resultados esperados, desenvolver estratégias que tem alta probabilidade de sucesso.	
3.2 Cálculos Da Vpl, Tir E Playbak.
	O valor presente líquido (VPL) representa o valor monetário corrente do projeto e é calculado pela diferença entre o valor presente dos fluxos líquido de caixa previstos eo calor de investimentos. O cálculo da VPL depende de quatro parâmetros: a vida útil do investimento, n, os fluxos de caixas projetados, FC,t=1,...,n,o investimento inicial I0, e o custo de capital ou taxa de desconto, k,que deve refletir risco de investimento.
	A taxa interna de retorno (TIR) representa a taxa de rentabilidade que a empresa obterá ao investir no projeto e receber os fluxos de caixa estimados. A TIR é a taxa de desconto que iguala o valor atual dos benefícios de um projeto ao valor do investimento inicial. Seu calculo depende apenas dos três primeiros parâmetros: vida útil do investimento, n, os fluxos de caixa projetados, fc,t=1,...,n,e o investimento inicial, I0.
3.2.1 Método Payback
	O método do payback representa o período de recuperação do investimento inicial. É obtido calculando-se o numero de anos que será necessário para que os fluxos de caixas futuros acumulados igualem ao montante de investimento inicial.
	Esta alternativa pressupõe inicialmente a definição de um limite de tempo Maximo para o retorno do investimento. Após a definição deste prazo é analisado o fluxo de recursos do projeto, comparando o necessário de investimento como os resultados a serem alcançados futuramente, verificando o período onde o saldo tornou-se igual a zero. Se este prazo de recuperação for um período aceitável pelos proprietários, então o projeto será efetivado, caso contrário será descartado.
 Este método é aplicado de duas formas payback simples e payback descontado. A principal diferença entre os dois é que o payback descontado considera o valor temporal do dinheiro, ou seja, atualiza os fluxos a valor presente para depois calcular o período de recuperação.
	É imprudente considerar este método como decisão de investimento, pois não contempla os fluxos de caixa após o período de recuperação. Este método pode levar a escolha de um projeto que tenha um prazo de retorno muito baixo, desconsiderando outro com período mais longo, mas que possa gerar maior riqueza para o proprietário, ou seja, que apresente um VPL maior. Se um determinado investimento apresenta um fluxo anual maior no inicio implicará, em um período mais curto de recuperação, mas pode ser apenas um payback ilusório se depois deste período apresentar fluxos negativos, por exemplo.
	Alem disso este período de recuperação normalmente é definido de forma arbitraria pelo administrador. Sendo ao mesmo tempo de fácil identificação interpretação, porém com deficiências graves para decisões de longo prazo, este método é comumente usado pelas empresas para decisões que representem menor impacto e, por tanto, com características menos importantes, relativas a pequenos procedimentos gerenciais necessários para o funcionamento do dia-a-dia da empresa, enfoque maior no controle e avaliação do desempenho dos administradores. 
4 EFEITOS DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTO
A inflação è definida como o aumento contínuo e generalizada dos preços na economia. È um processo conhecido como processo inflacionário, que se estende a todos os bens econômicos.
 Os efeitos da inflação devem ser considerados na Analise de investimentos, por um motivo muito simples: Como a analise de investimento utiliza, em geral, um período de tempo de diversos anos, a inflação acumulada pode distorcer totalmente a analise se não for considerada corretamente. Uma vez que a inflação é cumulativa em progressão geométrica, funciona como “juros sobre juros”, popularmente conhecido como “juros em cascata” ou “bola de neve”, mesmo uma taxa anual modesta de inflação, após certo período de tempo, pode gerar uma inflação significativa.
A inflação age de forma impactante sobre o projeto analisado tendo em vista que são utilizados produtos industrializados que sofre com a inflação, o resultado baseia-se em aumento das despesas para a fabricação e conseqüentemente o valor do produto aumenta e tem que ser repassado ao consumidor.
4.1 Imposto de Renda
	É um tributo cobrado na maioria dos países do mundo. Esse produto tem como base de calculo normalmente o lucro contábil, que é a diferença entre receitas e custos/despesas. Na analise de investimentos, contudo, não estamos preocupados com o lucro contábil, mas com o fluxo de caixa gerado pelo projeto do investimento.
Levando em consideração que o efeito na inflação pode ser positivo ou negativo no imposto de renda, o lucro contábil poderá aumentar ou diminuir, havendo maior venda de sorvetes aumentará a base de calculo para o IR ou se houver a queda de vendas diminuirá a base de cálculos.
4.2 Depreciação 
A depreciação é uma despesa contábil que reconhece que um ativo perde o valor ao longo do tempo. Esse reconhecimento gera uma despesa, que abate o lucro operacional e, portanto, diminui a base de calculo do imposto de renda. Contudo, essa é uma despesa chamada de “não caixa”. Ou seja, não há fluxo de caixa negativo, saída de dinheiro do caixa. Novamente devemos lembrar que existem duas formas de tributação de IRPJ: sobre o Lucro Real ou pelo Lucro Presumido.
O Simples Nacional é uma terceira forma de cobrança de IR. Similar ao lucro presumido, que engloba mais tributos como: PIS, ICMS, ISS e INSS na mesma alíquota.
IRPJ e CSLL sobre lucro Real: é a mais utilizada pelo mundo. Consiste em tributar o lucro e não a receita, que permite a empresa abater os custos e despesas antes de pagar o IR e CSLL. Com isso, precisamos apurar toda a DRE para achar esse dois tributos. O IR e CSLL incidem sobre o LAIR (Lucro antes do IR).
IRPJ e CSLL sobre lucro presumido: é uma forma simplificada de IR e CSLL. Tributa-se a receita bruta, da mesma forma que o PIS e COFINS. Cada setor de atividade tem a sua alíquota. Com isso, o setor fiscal deve simular o IR da empresa como lucro real ou lucro presumido, e verificar qual é a viável. À opção da pessoa jurídica, o imposto devido poderá ser pago em até três quotas mensais, iguais e sucessivas, vencíveis no último dia útil dos três meses subseqüentes ao de encerramento do período de apuração a que corresponder.
Nenhuma quota poderá ter valor inferior a R$1.000,00 (um mil reais) e o imposto de valor inferior a R$2.000,00 (dois mil reais) será pago em quota única.
As quotas do imposto serãoacrescidas de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) para títulos federais, acumuladas mensalmente, a partir do primeiro dia do segundo mês subseqüente ao do encerramento do período de apuração até o último dia do mês anterior ao do pagamento e de 1% (um por cento) no mês do pagamento.
A não correção monetária dos balanços faz a inflação gerar efeito sobre o fluxo de caixa, o impacto tributário sobre uma depreciação não atualizada. Segundo a atual legislação tributária brasileira, a depreciação permanece com seu valor nominal, apesar de o valor bruto do bem depreciado tender a acompanhar a inflação, a depreciação que é uma conta contábil determinada por lei lembrando que a analise de investimentos não se preocupa com as contas não caixa que é a depreciação e sim o fluxo de caixa, a depreciação diminui a base de calculo para o imposto de renda.
4.3 Análises de Sensibilidade
Esta análise é um método de decisão presente num estudo técnico de caráter financeiro com o objetivo de determinar qual a viabilidade ou sucesso de um determinado projeto, quer ele seja de investimento, um projeto de reorganização empresarial ou os aspectos relacionados com o lançamento de um novo produto. Esta análise é de fundamental importância para a tomada de decisão de um gestor ou investidor com vista a perspectivar do interesse ou não em realizar um determinado investimento.
A avaliação da sensibilidade faz-se através de simulações possíveis para diferentes variáveis do projeto que constituem maior incerteza no futuro, em regra, varia-se o preço e/volume das vendas, alguns custos, taxas de câmbio e as condições de financiamento do projeto, tais como taxas de juro e prazos, determinando-se o impacto de tais alterações na rentabilidade do projeto.
CONCLUSÃO
	
	O trabalho apresentado, assim como os cálculos efetuados, serviu de base para responder ao desafio proposto nesta ATPS, que era de elaborar um projeto de investimento, analisando sua viabilidade econômica e financeira. 
	 No caso, apresentamos o projeto de investimento da Sorveteria Suprema, uma empresa empreendedora tanto na localização, quanto na diversidade de produtos, assim como na estrutura e no atendimento. Mostramos o preço estimado de vendas, faturamento, estimativa de custos/despesas, investimento inicial, DRE.
 	 Os diversos métodos de análise de investimentos utilizados mostraram que a Sorveteria Suprema é um ótimo negócio, pois trouxe um retorno rápido e aceitável.
 Abordamos ainda sobre o efeito da inflação, do imposto de renda e da depreciação na análise de investimentos e a importância do fluxo de caixa, em torno do qual gira todos os cálculos de viabilidade econômica.
	 Concluímos então que os investidores podem aceitar o nosso projeto,pois atendem bem todas as análises realizadas.
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O LIVO, Rodolfo Leandro de Faria. Análise de Investimentos PLT 673.
Brealey, R.A., Myers, S.C., Marcus, A.J. - Fundamentos da Administração Financeira - 3ª ed. - Ed. McGraw-Hill – 2002
 Ross, S. A., Westerfield, R. W., Jordan, B.D. - Princípios de Administração Financeira - 2ª ed. - Ed. Atlas – 2002
 Gitman, L.J. - Princípios de Administração Financeira - 7ª ed. - Ed. Harbra - 2002
 Motta, Regis da Rocha & Calôba, Guilherme Marques - Análise de Investimentos - -Ed. Atlas - 2002 
 Kassai, J.R., Kassai, S., Santos, A., Assaf Neto, A., - Retorno do Investimento - 2ª ed. - Ed. Atlas – 2000
 Samanez, Carlos P. - Matemática Financeira: Aplicações à Análise de Investimentos - 3ª ed. - Ed. Makron Books – 2002
 Securato, José Roberto - Decisões Financeiras em Condições de Risco - Ed. Atlas – 1996
 Casarotto Filho, N. & Kopittke, B. H. - Análise de Investimentos - Ed. Atlas - 1999
http://www.vendamuitomais.com.br/site/artigo.asp?Id=149&Categoria=Lucro.
http://www.carlosmartins.com.br/_bizplan/bizplan23.htm

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes