Buscar

Resenha resumo Gestao ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIEL 
SISTEMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO
Gestão Ambiental Capítulo V
JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA Tuma II - Tecnólogo em Gestão Ambiental
2º Semestre
PLANALTINA-GO 
2014
Gestão Ambiental
José Ribeiro de Souza 
As preocupações com o sistema ambiental nos idos anos da década de 60 eram comuns a alguns visionários idealistas. Marcado por várias causas apontadas como: o incremento populacional, sistema de dominação hierárquico, dentre outros não menos importantes, destaque para contradições dos limites de recursos naturais relativas a expectativas de consumo de serviços e produtos. 
Cenários sociais e econômicos demonstram desequilíbrio no desenvolvimento da globalização, o que levou a influência de diversos tipos de problemas de contexto interno nas atividades prestadas pelas empresas de forma geral, comprometendo as questões ambientais.
Tais fatos condicionaram os conhecimentos reflexivos negativos a nível global dos estragos ambientais, por assim dizer, decorrentes de ações impensadas na produção de consumo demandadas pelas sociedades.
A gestão ambiental inseriu mudanças também nas empresas em relação às questões ambientais, nas relações econômicas, principalmente naquelas envolvidas nos cenários internacionais: as transnacionais e as exportadoras. Ambas se diferenciam por adoção de padrões ambientais e discriminação de produtos e serviços que seguem normas, influenciando a fornecedores levando-os a explorar os diferenciais ambientais no mercado interno, que a seu passo levam a adoção de Sistema de Gestão ambiental. Tais sistemas obedecem as normas da ISO 14.000, definidas a nível mundial cuja, representa 95% da produção industrial do mundo, tendo como objetivo a padronização de procedimentos que são consentidos entre os países envolvidos, entre elas, a certificação ambiental. No Brasil é representada pena ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.
___________________________
¹ Aluno do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental da SIEL- Sistema Integrado de Educação.
zeribeiroo@hotmail.com
Os passivos ambientais, geradores de custos, originaram diversos problemas de cunho econômico, trabalhista e de relações de mercado, causando divergências nas empresas com as legislações ambientais. A ação preventiva é evitar sua geração em função de soluções mais baratas, minimizando impactos em áreas degradas.
Uma das ferramentas eficazes é o processo de levantamento de passivos consolidados em relatórios de avaliação qualitativa e quantitativa: são avaliadas praticas de aspectos ambientais relevantes como geração de resíduos e efluentes líquidos e a sua disposição final e licenças ambientais existentes. Essas avaliações levam a planejamentos que visam o melhoramento do gerenciamento das ações administrativas de empresas frente a órgãos ambientais e sua política interna.
As coletas, medições e analises mostram resultados que influenciam alterações no meio ambiente.
As atividades empresariais provocam problemas de questões jurídicas, onde o ministério público é acionado para saná-las visando a recuperação de áreas afetadas, penalizando os responsáveis a reparar o dano.
Os sistemas de gerenciamentos ambientais diminuem custos e riscos, além de organizar as empresas na prevenção de danos ao ambiente garantindo segurança no meio laboral e na permanência de conscientização dos envolvidos quanto a importância dos meios utilizados para uma melhor qualidade de vida e manutenção da subsistência humana.
As auditorias e certificações ambientais adéquam os sistemas de gerenciamento. O eixo das qualificações é norteado pelas não conformidades encontradas nos estudos de casos no seio da empresa, sobre os procedimentos executados e somente pode ser solicitado após um ciclo de PDCA, que caracteriza o principio de melhoria continua.
REFERÊNCIA
ANDREOLI, Cléverson Vitório, Gestão Empresarial Capítulo 5 – Gestão Ambiental
http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/empresarial/6.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes