Buscar

respiraçao microbiana

Prévia do material em texto

Agronomia 3°Semestre
Microbiologia Agrícola
Respiração Microbiana
Professora: Marcia Stucki
Aluna: 
Rondonópolis
NOVEMBRO/2014
Materiais e Métodos Utilizados
Becker (10ml) 
Becker (1l)
Amostra de solo de encosta
Amostra de solo de matéria orgânica 
Hidróxido de sódio 
Plastico filme para vedar o becker 
Fenolftaleina
Acido clorídrico
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
Respiração microbiana
Aula pratica de laboratório com supervisão de Marcia Stucki professora do 3° semestre de agronomia e Geane responsável pelo Laboratório de biologia, tal procedimento foi feito em duas aulas na primeira aula foi coletado o solo de encosta ao qual foi encubado com 10 ml de hidróxido de sódio e o outro foi solo matéria orgânica foi feito o mesmo procedimento, na segunda aula foi feito três experimentos cada um em uma bancada para observação do restante da turma.
Experimento 1-
 Testemunha : Foram colocado duas gotas de Fenolftaleina (reagente incolor) em um Becker, com 10ml de acido clorídrico ao qual sua coloração ficou rosa logo em uma bureta gotejou o hidróxido de sódio e fez movimentos circulares fazendo assim a mistura dos produtos após essa mistura foi esperando ele voltar a ficar incolor, pois era transparente antes de ser colocado a fenolftaleína após ter sido gotejado, o hidróxido de sódio a coloração voltou ao normal (coloração transparente). Nisso na bureta estava com a quantidade de 50ml
E o volume gasto para chegar na coloração foi de 19,7ml.
Experimento 2-
Amostra com Matéria Orgânica: Foi feito o mesmo procedimento a diferença é que no Becker continha 10mg de matéria orgânica com 10ml de NAOH e foi colocado três gotas de fenolftaleína (o procedimento era para ser de apenas duas gotas mas como nosso colega estava nervoso foram colocados três gotas de fenolftaleína ) e foi seguido o experimento de gotejar o hidróxido de sódio e fazer movimentos circulares para fazer a mistura e chegar na coloração transparente foi usado 50ml e o volume gasto de hidróxido de sódio foi 11,5ml.
Experimento 3- 
Solo de Encosta: foi feito o mesmo procedimento com 10mg de solo de encosta no Becker e 10ml de NAOH foi colocado duas gotas de fenolftaleína ao qual teve a coloração rosa e foi seguido o procedimento de misturar os reagentes para chegar na transparência, na bureta tinha 50ml de hidróxido de sódio e e o volume gasto para chegar na transparência foi de 19,00.
Formula usada para fazer o calculo de volume, peso 
Vo= volume de HCL (testemunha)
V= volume de HCL (amostra)
1,1= Fórmula
PS= peso solo
 
Fórmula:
CO2 (mg|S|t)= (VO-V) x 1,1 
 PS
Resultados obtidos
O volume gasto no primeiro experimento foi 19,7 (testemunha)
O volume gasto pelo segundo experimento foi 11;5 (amostra de matéria orgânica) 
O volume gasto pelo terceiro experimento foi 19;00 (solo de encosta) 
E através da formula se chegou ao resultado de dióxido de carbono 
1-testemunha volume gasto = 19,7
2-matéria orgânica 11,5 de volume gasto = 0,18ml de dióxido de carbono
3-solo de encosta 19,00 de volume gasto = 0,015ml de dióxido de carbono
 
Discussões
Assim fenolftaleína em meio básico ( NaOH) apresenta uma coloração rosa, mas como o hidróxido de sódio foi neutralizado pelo acido Clorídrico (HCl) a solução ficou em meio acido e isso faz com que a fenolftaleína indique como transparente. Obs: Poderia ser qualquer base no lugar do NaOH e qualquer ácido no lugar do HCl que aconteceria o mesmo, só alteraria a quantidade a ser usada.
Conclusão
Conclui se que o solo de matéria orgânica tem maior concentração de microrganismo, pois liberou maior quantidade de dióxido de carbono.

Outros materiais