Exercícios 01 a 10 - Administração de Marketing
72 pág.

Exercícios 01 a 10 - Administração de Marketing


DisciplinaAdministração de Markenting596 materiais444 seguidores
Pré-visualização25 páginas
Exercício 01
Q - Leia a definição de Marketing, segundo a AMA - American Marketing Association: Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de va- lor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que benefciem a organização e seus stakeholders. Com base na definição citada pela AMA, marque a opção correta:
O marketing deve ser visto como um processo que contribui para a criação, comunicação e entrega de valor para todos os públicos de interesse.
Q - Ao se referir a "troca", os comerciantes estão se concentrando em: negociação de coisas de valor.
Q - Alguns conceitos importantes para o entendimento das ações de marketing se fazem presente em nosso cotidiano, como por exemplo: Estado de carência ou privação de sentido por uma pessoa que provoca a motivação para o consumo como meio de superar tal estado. Nesse caso, estamos no referindo a: Necessidades.
Q - Conceitualmente define o "estado de carência" ou privação sentido por uma pessoa que provoca a motivação para o consumo como meio de superar tal estado. A satisfação das necessidades de um consumidor ocorre quando o resultado esperado no desempenho do produto ou serviço adquirido se equivale ou supera as expectativas do cliente em relação ao que ele esperava obter. Esta é a definição de que conceito? Necessidade.
Q - O grupos de indivíduos que partilham de uma mesma necessidade ou desejo e estão aptos a engajar-se em um processo de trocas para satisfazerem estas necessidades ou desejos relata o conceito de? Mercado.
Q - Kotler desenvolveu 8 possíveis estados da demanda. Um desses estados ele denominou de Demanda PLENA. Qual a tarefa de Marketing quando a demanda é PLENA? Manter.
Q - Kotler desenvolveu 8 possíveis estados da demanda. Um desses estados ele denominou de Demanda DECLINANTE. Qual a tarefa de Marketing quando a demanda é DECLINANTE? Revitalizar.
Q - O conceito de marketing pode ser definido como:
Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing.
Q - Sabe-se que as pessoas têm desejos infinitos, mas recursos limitados. Sendo assim, elas desejam produtos que proporcionam o máximo de satisfação possível em troca de seu dinheiro. Podemos entender ainda como o número de compras possíveis para um determinado produto ou serviço, num determinado mercado e em um determinado espaço de tempo. De que conceito falamos? Demanda.
Q - Uma demanda é corretamente identificada por uma empresa quando se apresentam as seguintes condições:
O consumidor tem interesse em determinado produto e também tem capacidade de compra para realizar este desejo.
Q - Baseado na compreensão do próprio significado do termo podemos entender ou conceituar Marketing como: Mercado em ação.
Q - Assinale a alternativa incorreta: As diversas definições de Marketing visam o mercado e implicam o diálogo entre empresa e consumidor. Afinal, o marketing consiste em:
Incorporar os clientes aos processos de projeto, desenvolvimento, produção e vendas da empresa.
Adotar a ideia de que os serviços são geradores de custo, afinal os serviços não são geradores importantes de receita.
Criar e conservar relações com os clientes, assim como com a infraestrutura.
Comunicar a personalidade de uma empresa, a fim de criar uma presença única e torná-la perfeitamente visível.
Buscar necessariamente estabelecer um diálogo interativo com o cliente.
Q - O conjunto de estratégias e ações que proveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor descreve o que chamamos de?
Marketing.
Q - Marque a alternativa que define corretamente o conceito de Mercado. Grupos de indivíduos que partilham de uma mesma necessidade ou desejo e estão aptos a engajar num processo de trocas para satisfazerem estas necessidades ou desejos.
Q - Considere as seguintes afirmações: I) O conceito primário do marketing está baseado nas necessidades humanas. II) Os desejos são a forma que as necessidades humanas assumem quando são moldadas pela cultura e pela personalidade individual. III) Demanda são os desejos apoiados pelo poder de compra. IV) Marketing é definido como a criação de produtos ou serviços sem ouvir os clientes ou consumidores. Sendo que:
Somente as afirmações I, II, III são verdadeiras.
Q - A administração de marketing está embasada na escolha organizacional de mercados-alvos e na captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior ao cliente. PORQUE O marketing pode ser definido como a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca. É correto afirmar: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
Q - Quanto às decisões de compra dos consumidores, pode-se afirmar que estas são influenciadas por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Marque nas alternativas abaixo o item que faz parte dos fatores psicológicos :
Status social.
Ocupação na empresa
Inspiração
Aprendizado.
Modo de Vida.
Q - Marque a opção correta sobre o conceito de Marketing:
É utilizado apenas para as empresas que visam lucro.
É tudo que se relaciona a comunicação de uma empresa.
Seu objetivo é tornar a venda supérflua.
É mesmo que propaganda.
É direcionado somente para as empresas grandes e privadas.
Q - Com base nas orientações do marketing, marque a opção que se refere a Orientação de Marketing Social. Atender os interesses do mercado de forma mais eficiente que a concorrência, mas sem prejudicar o bem-estar da sociedade.
Q - Complete a lacuna levando em consideração a definição de administração de marketing: arte e ciência de escolher mercados-alvos e construir__________________________com eles. 
Relacionamentos lucrativos.
Q - Em uma concepção mais ampla Marketing é o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca. (KOTLER e ARMSTRONG, 2007, p.4).
A partir dessa construção conceitual podemos compreender que:
Na atualidade as empresas estão mais preocupadas com a venda transacional.
O objetivo maior do Marketing é desenvolver boa estratégias que envolvem os canais de vendas
Nesse contexto o Marketing deve ser pensado como uma estratégia de posicionamento de marca.
O papel do Marketing é garantir um alto volume de vendas imediato.
O Marketing é baseado na relação de troca de bens e serviços entre empresas e consumidores.
Q - Indivíduos e organizações efetuam o ato da troca para satisfazer quais motivos? Necessidade, desejo e demanda.
Q - Como um primeiro passo, os profissionais de marketing devem entender as necessidades e os desejos dos clientes e o mercado no qual atuam. Marque a opção que melhor representa os conceitos básicos de cliente e mercado.
apenas necessidades, desejos e demandas, ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências), valor e satisfação.
apenas necessidades, desejos e demandas, valor e satisfação, trocas e relacionamentos e mercados.
necessidades, desejos e demandas, ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências), valor e satisfação, trocas e relacionamentos.
ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências), valor e satisfação, trocas e relacionamentos e mercados.
necessidades, desejos e demandas, ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências), valor e satisfação, trocas e relacionamentos e mercados.
Q - Em nossos conteúdos sobre as diferenças entre Marketing, vendas e propaganda, encontramos um boa definição sobre o conceito de marketing. Marque a alternativa que melhor desenvolve o seu conceito. 
Fazer marketing é construir um sistema que gere valor aos olhos do cliente.
Q - O conceito mais básico por trás do marketing é o :
das necessidades humanas
do mercado
da troca
da demanda