Buscar

4 trabalho Gestão de Processos e Serviços

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Grazielle Mendonça da Silva 
 Lívia Fontes Alves de Souza 
Matéria: Gestão de Processos e Serviços 
Turno: Noite
 ÍNDICE 
Introdução___________________________________________ 3 
Indicadores e suas funções ____________________________4
Quais os indicadores e como são implantados________________5 
Indicador de eficiência, eficácia e efetividade_________________6 
Indicador de Atendimento e Segurança______________________7 
Modelos de Indicadores de Qualidade_______________________8 
Conlusão______________________________________________12
Bibliografia_____________________________________________13 
Introdução
Ao longo desse trabalho vamos falar sobre Indicadores de qualidade e seus modelos, como utilizar os mesmos de forma efetiva e eficiente. 
Indicador é a palavra chave. Assim como monitoramos o velocímetro para acompanhar a velocidade do veículo que estamos dirigindo, também um gestor industrial deve focar no acompanhamento de indicadores de desempenho para acompanhar a eficiência dos processos industriais. Tenha em mente que indicadores de desempenho associados a esforços coordenados para melhoria dos processos conduz a resultados melhores e mais duradouros. Veremos isso adiante em detalhes. 
 
 3
 
 
Qual a Função dos Indicadores de Qualidade?
 
Sistemas de controle fazem parte da nossa vida em todas as instâncias, seja no medidor de combustível dos nossos carros ou mesmo na verificação do nível de glicose no sangue para diabéticos. Esses indicadores permitem que as pessoas tomem atitudes de correção ou prevenção, evitando ficar sem combustível no meio da rua ou ter complicações de saúde.
 
É exatamente esse o papel dos indicadores da qualidade, eles permitem verificar como está a efetividade da empresa na realização de suas tarefas que irão culminar no sucesso ou não da oferta dos seus produtos ou serviços. Os indicadores devem ser escolhidos de acordo com o que deve ser medido, identificar tudo o que é crítico, verificar tudo o que pode ter impacto direto na qualidade do serviço, mensurar resultados e, ainda, proporcionar a possibilidade de listar o que deu certo e o que deu errado.
 
 
 
 
 4
Quais São os Indicadores da Qualidade e Como Implantá-los?
 
A seguir vou te apresentar os principais indicadores de qualidade e apontar de que maneira eles podem ser implantados na rotina da sua empresa. Ter o controle sobre a efetividade do seu negócio pode ser mais simples do que parece, apenas com um trabalho focado e sério.
 5
Indicador de Eficiência – Permite Maior Controle da Produtividade
 
A função deste indicador é mensurar quantos recursos são necessários para que os processos de produção sejam realizados. Ao fazer essa análise, a sua empresa poderá detectar eventuais desperdícios de recursos que quando sanados podem representar incremento na produtividade.
 
Como implantar: A empresa pode adotar o uso de um software de registro de matéria-prima, custos e tempo que o produto ou serviço leva para chegar ao consumidor oferecendo retorno.
 
Indicador de Eficácia – Foca na Qualidade do Produto ou Serviço
 
Esse indicador permitirá a empresa conhecer mais a fundo as principais características dos seus produtos ou serviços assim como verificar a satisfação dos consumidores.
 
Como implantar: A forma mais efetiva de ter esses dados é ir direto a fonte, isto é, fazer pesquisas com os consumidores para saber o quanto estão satisfeitos e quais são as sugestões que eles podem dar. Fazer pesquisas de imagem para verificar como o seu produto ou serviço é percebido no mercado também pode ter boa efetividade.
 
Indicador de Efetividade – Avalia o Impacto Que o Produto ou Serviço Tem no Mercado Consumidor
 
Através deste indicativo a empresa poderá saber quais são as consequências que o produto ou serviço tem no dia a dia dos seus consumidores. Mais do que oferecer um bom produto é oferecer um produto que seja relevante na vida dos seus consumidores.
 
Como implantar: Além das pesquisas de satisfação que indicamos acima, é possível fazer pesquisas de mercado para verificar quais são os lançamentos do seu setor de atuação. Observar com cuidado o que os concorrentes estão fazendo é uma forma de se manter sempre pronto para estar um passo à frente. 6
 
Indicador de Atendimento – Cumprimento do Que Foi Acordado Com o Consumidor
 
Para que uma empresa seja bem-sucedida no mercado é fundamental que ela cumpra tudo aquilo que se comprometeu a oferecer para o seu consumidor. Saber de que maneira o produto ou serviço resolveu o problema que motivou a sua aquisição.
 
Como implantar: Cada vez mais se fala a respeito de acompanhamento de pós-venda, as empresas que mantêm esse cuidado se tornam mais bem-sucedidas porque ficam no imaginário do consumidor e, também, porque identificam e corrigem eventuais falhas.
 
Indicador de Segurança – Verifica Se o Produto ou Serviço Representa Algum Risco
 
Esse é um dos indicadores da qualidade mais importantes porque ajuda a empresa a se mostrar mais responsável diante dos seus consumidores. É de responsabilidade do fabricante evitar que haja quaisquer danos à integridade do seu consumidor.
 
Como implantar: Fazer testes rigorosos antes do lançamento do produto é uma das medidas, além disso, seguir padrões de qualidade internacionais e manter o pós-venda ativo podem contribuir para o sucesso da empresa.
 7
 8
 9
 10
 11
 CONCLUSÃO
Gostamos muito de realizar este trabalho, pois com a sua realização ficamos a saber mais sobre os indicadores de qualidade e suas funções como por exemplo: 
Os indicadores
devem ser escolhido de acordo com o que deve ser medido.
Indicador de Eficiência permite Maior controle da Produtividade. 
Indicador de Eficácia foca na Qualidade do Produto ou Serviço. 
Indicador de Efetividade Avalia o Impacto que o Produto ou Serviço tem no Mercado do Consumidor. 
 12
 		Bibliografia 
http://marcusmarques.com.br/pequenas-e-medias-empresas/indicadores-qualidade-descubra-quais-sao-como-implanta-los-empresa/
http://slideplayer.com.br/slide/2837851/10/images/43/Exemplos+de+Indicadores+da+Qualidade.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-_OYMmWT8A6s/UHtsPuZ4jiI/AAAAAAAAA7E/GzYgqzmLzOg/s1600/imagems2.png
 13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais