Buscar

AD1 2019.1 Mat I -9 pontos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome:Isabel Teixeira de Oliveira
	Matrícula:18216080---
	Polo:stª Mª Madalena
A primeira aula do nosso curso apresenta trechos do artigo de autoria do Professor Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, que descreve alguns mitos sobre o ensino e aprendizagem de matemática. O artigo na íntegra está disponível em:
http://www.sbembrasil.org.br/files/ix_enem/Palestra/Texto%20Completo_Anais_palestra_Falcao_36000.doc
No vídeo “Uma Visão da Psicologia: Ansiedade à Matemática” o professor João dos Santos Carmoexplica porque os alunos tem dificuldade em aprender matemática, esclarecendo os mitos e sentimentos existentesna relação dos alunos com amatemática. Assista ao vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=TLCZQeXJdcY
Reflita e dê sua opinião sobre a relação entre os mitos tratados no artigo e o que foi exposto no vídeo sobre os sentimentos em relação à matemática. Disserte sobre sua experiência pessoal com a matéria e suas expectativas e receios como docente. (Em torno de 20 linhas)
 
De acordo com as pesquisas, o Brasil precisa rever suas atuações em Políticas Públicas para reverter a posição que se encontra no ranque em relação a eficiência nos estudos da matemática. Justamente, porque os mitos tem tomado lugar nos ambientes escolares e até familiares oriundos da falta de tratamento dos mesmos no período escolar, aumentando ainda mais a conexão destes.Por certo há necessidade de ações fundamentadas ao tratamento e combate dessas questões prejudiciais a aprendizagem da matemática.As ações fundamentadas combaterão as crenças já instaladas e reafirmadas no pensamento humano como vemos no vídeo e nas nossas realidades escolares. A condição escrita acima é algo presenciado, pois já tive o prazer de trabalhar com alfabetização quando o fundamental I, ainda era de responsabilidade do Estado e sempre fui muito criticada em conselhos de classe, por que os meus alunos saíam gostando mais de matemática, pois é a área que me identifico ao contrário de muitos.Embora não tenha realizado o sonho de fazer uma faculdade de matemática, devido a vários fatores,entre eles, um estabelecimento presencial no interior, pois moro na zona rural.Reafirmando que há necessidade de intervenção de Políticas Públicas, porque deve-se começar desmistificar esses preconceitos com a capacitação de professores, pois desde a educação infantil muitos reagem em suas aulas demonstrando para seus alunos suas dificuldades na aceitação no estudo da matemática.A atenção especial seria preparar professores especificamente na área pra trabalhar as crianças desde as séries iniciais.
As aulas 4 e 5 do cronograma de Matemática na Educação I abordam o tema da matemática na Educação Infantil. Em vigor desde dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC passou a ser o referencial atual para a Educação Básica. No capítulo sobre Educação Infantil (pg. 33 a 53) são apresentados os campos de experiência, que devem pautar o trabalho docente. A BNCC também especifica os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento por faixa etária e campo de experiência. 
Após a leitura das páginas indicadas da BNCC, assista ao vídeo produzido pelo Curso de Pedagogia da UNIVESP sobre a matemática na Educação Infantil.Escolha uma das atividades propostas pelas professoras do Ensino Infantil erelacione-a com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento apresentados na BNCC, justificando sua escolha.
Link para a Base Nacional Comum Curricular: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf
Link para o vídeo A Matemática na Educação Infantil – Pressupostos para o Trabalho Docente da UNIVESP: https://www.youtube.com/watch?v=uTAYlVXK9a4
 Cama de gato
A atividade foi escolhida,devido a importância que desempenha em seu objetivo. (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.Observando o vídeo percebi que além de outros pontos que com certeza foram explorados, a sequência numérica era o objetivo principal e muitas vezes vemos alunos chegando ao 5º ano demonstrando dificuldade nesse aspecto.

Outros materiais