Buscar

Questão 1 Probabilidade estatis. parcial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Probabilidade e Estatística
1 - Os gráficos são importantes ferramentas da estatística para apresentar informações das mais diversas áreas de conhecimento. Durante o nosso percurso, estudamos em algumas unidades os tipos de gráficos estatísticos, como desenvolvê-los e como interpretar as informações contidas neles.  Dessa forma, utilizando de 10 a 20 linhas, faça a interpretação das informações representadas nos gráficos a seguir:
A Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou em 2009 - gráfico (figura abaixo), nos municípios das capitais e do Distrito Federal, Percentual de escolares frequentando 9º ano do ensino fundamental que consumiram bebida alcoólica nos últimos 30 dias, por local ou forma que adquiriu a bebida que consumiu. Investigou-se a experimentação e consumo de álcool. Considerando alunos do 9º ano do ensino fundamental que experimentaram a bebida alcoólicas ao menos uma vez na vida, cabe destacar também a diferença no consumo entre os alunos de escolas públicas e privadas na capital: não tomou bebida alcoólica 4,5%, Mercado, loja, bar ou supermercado 19,3%, Vendedor de rua 3,3%, deu dinheiro outro comprar 2,1%, com amigos 15,8%, na própria casa 12,6%, em uma festa 36,6% e outro modo 5,8%. De 100% apenas 4,5% nunca consumiu bebida alcoólica e 95,5% consomem de formas diversas.
2 - Caro estudante, convidamos você a acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem e realizar a tarefa dissertativa. Nesta unidade você aprendeu sobre as medidas separatrizes com relação a esse tema, identifique as características das separatrizes: quartis, quintis, decis e centis, resumindo suas características em um quadro. Esse tema foi abordado na unidade 17, mas é importante que se faça uma busca na internet para aprofundar o seu conhecimento. Além disso, mostre a relação das três primeiras separatrizes mencionadas com os centis, também chamados de percentis.
3-Considere o lançamento de duas moedas e construa a distribuição de probabilidades para a variável aleatória: número de caras.
4- As unidades 34 e 35 trataram das Distribuições Amostrais. Considerando os conhecimentos que você adquiriu sobre esse tema, elabore um resumo (de aproximadamente 10 linhas) sobre o conteúdo da figura a seguir, que aborda o esquema de inferência sobre um parâmetro e a distribuição amostral de uma estatística. 
5- Você estudou, nas unidades 43, 45 e 46, quatro tipos diferentes de testes de hipóteses: Teste de hipótese para média com variância conhecida, Teste de hipótese para a proporção, Teste t-Student e Teste Qui-Quadrado. Agora, com os conhecimentos adquiridos sobre o assunto, elabore um texto, de aproximadamente 20 linhas, que responda à seguinte pergunta: Em que situações podemos usar cada um desses testes? 
Na resposta, você deve abordar os seguintes itens: a) o tipo de variável usada em cada tipo de teste; b) quantidade de amostras; c) o tamanho de amostra para poder usar o teste; c) o estimador do teste; d) a regra de decisão do teste.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais