Buscar

PORTFÓLIO - ROTEIRO DE ANÁLISE LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE ANÁLISE
Refêrencia da publicação:
Pedro, Antonio/Lima Lizãnias de Souza. 
História sempre Presente/ Antonio Pedro, Lima – 1ª ed – São Paulo: FTD, 2010 – (Coleção História Sempre Presente, v. 3)
Suplementado pelo manual do professor. História – 1. Ensino Médio – Editora FTD
INTRODUÇÃO
O primeiro passo foi identificar o livro escolhido para análise.
O livro didático tomado como objeto de análise foi de História: Coleção História sempre presente, 1ª Edição 2010, volume 3, do ensino médio, de autoria de Antonio Pedro e Lizânias de Souza Lima. A obra analisada é composta de 5 Unidades com 22 capitulos. 
O segundo passo foi analisar o livro de forma geral,considerando seus autores, o ano do ensino médio ao qual se destina, o ano de publicação, a edição,se faz parte do PNLD e o seu conteúdo. 
O Brasil passava por uma transformação politica em 2010. Dilma Rousseff é eleita presidenta da república numa eleição dramática e tensa. Pela primeira vez o Brasil elegeu uma mulher para a presidência com 56% dos votos.Tiririca, o candidato palhaço, acusado de ser analfabeto e símbolo de protesto, é eleito deputado com mais de 1,5 milhão de votos.
ANÁLISE DO LIVRO ESCOLAR
O livro didático no Brasil surgiu em 1929, mas somente em 1934 no governo Vargas, que a ideia de um dicionário nacional e uma enciclopédia começaram ser elaboradas. Em 1997 inicia-se então, a produção e distribuição contínua e massiva do livro didático. De lá pra cá houve uma melhoria nos conteúdos, principalmente nos livros de História.
Após leitura breve dos capítulos fiz uma análise do conteúdo, percebi que diferente de muitos livro que tive acesso, esse me pareceu mais completo e interessante.A coleção História Sempre Presente abordada seu conteúdo de acordo com a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Cada um dos três volumes explora a interdisciplinaridade relacionadas a fatos históricos, além de contar com glossário e textos complementares, com o objetivo de relacionar a História com outras áreas do conhecimento. A coleção conta ainda, com sugestões de leitura, sites, filmes relacionados aos assuntos trabalhados, além de uma série de Questões complementares no final do livro.
 Verifiquei que a classificação dos conteúdos está adequada para terceiro ano de ensino médio. Em alguns capítulos os autores tiveram a preocupação de retomar conceitos estudados anteriormente, .
O livro didático História Sempre presente pode ser considerado um bom livro didático.Mas vale ressaltar que não há livro didático 100% completo, é necessário complementar com outros materiais como jornais, documentos, revistas,. O livro deve ser considerado um material de apoio ao professor, que pode ser alterado ou substituído a qualquer tempo, não devemos limitar o aluno apenas ao livro didático, ele deve ser incentivado a descobrir e conhecer outras fontes,e assim, aumentar sua aprendizagem e conhecimento.
CONCLUSÃO
A pesar de ainda sofrer preconceito,o livro didático é um material que se for bem utilizado pode ser um grande apoio ao aluno e ao professor.
O professor não poder ser escravo do livro didático,os seus conteúdos devem ser filtrados e passados para os alunos de forma critica e direcionada. 
Alguns estudiosos acham que o livro didático deveria ser utilizado para orientar o professor sobre determinados conteúdos, outros dizem que com a chegada da tecnologia o livro didático se tornou ultrapassado..
O segredo do sucesso do ensino está na formação do professor, pois um professor bem preparado pode possibilitar ao aluno um ensino interativo, onde ele seja capaz de construir e produzir conhecimentos de forma sólida produtiva e crítica. 
Esta análise serviu servir para ensinar a utilização adequada do livro didático em sala de aula, que ele seja uma ferramenta de ensino que irá me auxiliar, e não para a simples reprodução. Analisar um livro antes de utilizá-lo é de suma importância, pois se pode perceber qual a intenção da aplicação de referidos exercícios, ou verificar se o objetivo a alcançar na explicação de determinado conceito vai ser efetivado, não fugindo do objetivo que o professor traçou no início do plano de atividades. Além disso, é necessário verificar se a linguagem utilizada no livro é clara, e está coerente com a faixa etária a que se destina e a partir disso, desenvolver uma atividade com bom aproveitamento, e assim auxiliar na aprendizagem da turma, facilitando o processo de ensino.
Referencia: 
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de Livros Didáticos PNLD 2008: Matemática. Brasília: MEC, 2007.
 Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.

Outros materiais