Buscar

Pauta 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO EM JORNALISMO
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
ALEX FURTADO DE SOUSA - 11411COM049
6ª Turma – 3º Período, 2015
PAUTA JONALÍSTICA: REPORTAGEM
PAUTEIRO:
Alex Furtado
30 de abril de 2015
Fonte: site akatu (akatu.org.br)
APRESENTAÇÃO/HISTÓRICO:
O Instituto Saúde e Sustentabilidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, realiza, de 07 a 12/04, nos principais parques e ruas de São Paulo, Unidades Básicas de Saúde, unidades do Sesi/FIESP e no espaço Itaú Cultural, a 1ª Virada da Saúde. 
O evento, têm por objetivo promover hábitos de vida saudáveis, através de jogos educativos, rodas de conversa, aulas de ioga e meditação, além da exibição de filmes e peças de teatro, perfazendo mais de cem atrações e atividades, todas gratuitas. 
A programação completa com datas e horários, ainda não foi divulgada, mas estará disponível em breve na página criada no Facebook da Virada da Saúde https://www.facebook.com/viradadasaude e no site da Virada da Saúde http://viradadasaude.org.br/programacao/.
A programação pretende contemplar quatros eixos de atividades: bem-estar, médico assistencial, educação e cultura. Alguns dos destaques da programação já divulgados são uma intervenção, em que o público poderá sentir o que é viver com ar limpo e saudável de verdade, uma exposição interativa onde se conhecerá o funcionamento do intestino por dentro, meditação no topo do edifício Copan e o ciclo de palestras “Inspira São Paulo”, com renomados profissionais de saúde
FATO: Acontece pela primeira vez na capital paulista a Virada as Saúde. 
O evento acontece com o intuito de marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. A data foi criada em 1948, pela Assembleia Mundial da Saúde e coincide com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem por objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
Todo ano, em todas as partes do globo, campanhas são realizadas a respeito de um tema diferente relacionado com a saúde. São ações que tentam mostrar à população o quão importante é aprender a cuidar-se e informar-se sobre seus direitos e deveres, quando o assunto é promoção da saúde. 
A parceria com o Instituto Vida e Sustentabilidade, fundado em 2008, para a realização do evento, marca a primeira participação institucional da prefeitura de São Paulo nesta data. 
ROTEIRO:
Natureza da matéria: dissertativa/narrativa
Para exploração do lead: 
F1 – Instituto Saúde e Sustentabilidade
Quais será a principal temática do evento? Tratará da promoção da saúde de forma geral ou existirão outros eixos a serem abordados?
Essa temática (ou essas temáticas) segue(m) uma diretriz global ou são escolhidas de acordo com a realidade local, regional. 
Quais serão as principais atividades realizadas durante o evento?
Quais são as principais atrações do evento?
Além das atividades realizadas durante o evento, que tipo de ações práticas são propostas para depois que ele se encerra, ou seja, qual o legado deixado por ele?
F2 – Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
O que é a 1ª Virada as Saúde, para a Prefeitura de São Paulo?
Outras ações já aconteciam para marcar o Dia Mundial da Saúde, de onde surgiu a idéia de realizar a Virada da Saúde? Ela foi inspirada na Virada Cultural?
Como se constitui a parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade, quais suas atribuições e qual o papel da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde?
Qual a principal finalidade de um evento como este? Qual o objetivo a que se pretende alcançar?
GANCHOS:
1 – Que tipo de doenças poderiam ser amenizadas ou até evitadas a partir de um estilo de vida saudável e de um maior cuidado com a saúde. Levantar números demonstrando o que o serviço público gasta no tratamento dessas doenças e entrevistar pessoas que encontraram a boa saúde através de bons hábitos e maior qualidade de vida, mesmo vivendo no ambiente urbano, em uma grande metrópole. 
2 – Traçar um comparativo entre homens e mulheres no que se refere a seu cuidado com a saúde. Procurar demonstrar por meio de pesquisas e depoimentos, se realmente a mulher utiliza-se mais da prevenção e por isso acaba tendo mais longevidade que o homem.
3 – A prática de atividades físicas dentro de uma metrópole como São Paulo, aumenta o número de adeptos das academias? Ainda é possível fazer exercícios físicos ao ar livre? Quais são os riscos s de se praticar estas atividades ao ar livre com a qualidade do ar tão comprometida? Procurar especialistas, médicos, educadores físicos, atletas de alta performance e praticantes amadores.
FONTES: 
Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade;
Paulo de Tarso Puccini, Secretário Adjunto, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; e
Participantes do evento.
Profissionais envolvidos, servidores municipais, funcionários do instituto e voluntários.
SUGSTÃO DE MATERIAL GRÁFICO
Fotografias das fontes, e m posição de entrevista ou de demonstração.
Fotografias de participantes do evento e de voluntários, funcionários ou servidores, durante a realização do evento.
Cartazes de divulgação do evento ou que marquem o Dia Internacional da Saúde.

Outros materiais