Buscar

EDUCAÇÃO E ARTES UNOPAR

Prévia do material em texto

Aap3 - Educação e Artes - UNOPAR
1)
Segundo Porcher (1982, p. 108), "[...] os desenhos infantis são, portanto, palavras. Ao desenhar, a criança expressa coisa diferente do que sua inteligência ou nível de desenvolvimento mental: uma espécie de projeção da sua própria existência e da dos outros, ou melhor, da maneira pela qual se sente existir, e sente os outros existirem"
Sobre o trabalho com esta linguagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A prática do desenho não se desenvolve de forma espontânea. Seu conteúdo deve ser planejado e sistematizado, o professor deve conhecer essa linguagem como forma de expressão para proporcionar ao aluno desafios e aprendizagens.
PORQUE
 
II. Deve ser evitado oferecer desenhos prontos, estereotipados ou xerocados que geralmente apresenta o objetivo de colorir espaços e não proporciona o desenvolvimento de conhecimentos na área, e também impede a criança de valorizar a própria produção artística
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
2)
A criatividade de uma criança parece não ter limites, por esta ser uma fase onde o lúdico é muito presente o simples ato de desenhar possui um papel muito importante no desenvolvimento da criança, além de poder revelar a forma como ela enxerga o mundo
O desenho é uma das principais atividades na educação infantil, além é claro das brincadeiras. O desenho revela uma forma de se expressar e contribui em vários aspectos, entre eles: coordenação motora, visão, movimentos das mãos, organização do pensamento, construção das noções espaciais e outros aspectos cognitivos muito importantes para a alfabetização. 
Sobre o trabalho com o desenho, analise as seguintes afirmativas.
I. O desenho de observação é um importante instrumento para o desenvolvimento do olhar e da aprendizagem artística.
II. O desenho de cópia deve ser constantemente estimulado, pois através desse exercício o aluno observa, compara, reconhece formas por meio da própria ação e percebe a complexidade dessa experiência.
III. Ao desenvolver o desenho de observação, o aluno desconstrói as formas mentais pré-concebidas que se relacionam à própria prática do desenho sem orientação.
IV. É importante o aluno se libertar de formas esteriotipadas na prática do desenho, educando o próprio olhar, soltando o próprio traço e reconhecendo que o processo de desenvolvimento artístico envolve acertos e erros.
Agora, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
3)
Mesmo sem se dar conta, todos os dias ao entrar na sala de aula você e seus alunos tomam emprestados alguns recursos da linguagem teatral. Ao ler um conto em voz alta, os estudantes naturalmente impostam a voz e mudam a entonação marcando os diferentes personagens. Para manter a atenção da turma em suas explicações é bem provável que você imponha ao corpo uma postura mais rígida, abuse dos gestos e capriche nas expressões faciais. Mas o teatro pode ser usado também como uma ferramenta pedagógica. 
A memória também pode ser ativada, quando o aluno recorre às próprias emoções e sentimentos, relembrando situações vivenciadas para definir as próprias ações no momento da situação do jogo teatral.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os ensaios das cenas se referem a um exercício no qual os alunos se preparam para mostrar palavras e gestos que foram memorizados. Isso pode ocorrer trabalhando com um texto teatral, ou através da situação do jogo teatral, a princípio surgindo de forma improvisada, mas conforme é trabalhada e ensaiada, toma um formato que deve ser memorizado por todo grupo.
PORQUE
II. A forma nas suas partes está na memória dos atores e é somente durante o espetáculo que aquilo que foi ensaiado e elaborado vêm à tona, tornando explícito em cena, surgindo através de um processo de remontagem (forma-sobre-forma) executada pelos atores diante dos espectadores no aqui agora.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
d) A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II, são proposições falsas.
4)
Os educadores e os pais podem utilizar o brincar como instrumento para o desenvolvimento das crianças e jovens, oferecendo-lhes oportunidades para criar, explorar, divertir e experimentar os jogos. Em um espaço adequado para brincar, as crianças farão as escolhas sobre o que elas brincam e com quem manifestam esse desejo. Nele, os pais atuam como o “Educador do Brincar”. Ele promoverá mudanças nas pessoas e no contexto infantil e social em que vivem. 
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. Em nossa cultura, inúmeras são as brincadeiras tradicionais que devem permanentemente ser resgatadas e estar presentes no contexto escolar, pois além do aspecto lúdico, também é um importante instrumento pedagógico de valorização e de preservação da cultura, as quais, muitas crianças desconhecem.
PORQUE
 
II. A brincadeira também se mostra como uma relevante forma de integrar a criança com os seus pares, beneficiando o seu desenvolvimento social. As brincadeiras tradicionais fazem parte do folclore infantil, trazem consigo parte da cultura popular, pois são transmitidas oralmente, guardam a produção espiritual de um povo em certo período histórico, estando sempre em transformação, incorporando criações de novas gerações que venham a sucedê- las
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes