Buscar

Atps de educação infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota-se que nessa época as salas de aulas já eram bem numerosas,as vezes por
falta de mais escolas,classes dentro da escola ou até mesmo de profissionais 
capacitados para dar aula.Pois nessa época existiam poucas escolas e também poucos 
professores.O numero de meninos e meninas é igual,não há muita diferença de numero
entre os sexos na foto.Embora nessa época o numero de meninos matriculados nas
escolas fosse maior do que o de meninas.
 Sempre bem vestidos com seus uniformes escolares,meninos de calça e camiseta
e meninas de baby Lou e saia que marcava na época um símbolo feminino.E bem 
calçados de sapatos fechados.
 Todos bem posicionados com uma ótima organização conforme a rigidez da 
época,pois eram muito bem educados e disciplinados conforme percebe-se em suas 
posturas.Tendo seus professores como autoridade e sempre os respeitando muito.
Diferente dos dias de hoje que não há mais tanto respeito entre os alunos com seus 
professores.
 Bem desinibidos estão sempre em posturas disciplinadas e sorrindo,pois eram 
raras as oportunidades de se tirar fotos naquela época,quando surgia a oportunidade
ficavam todos muito ansiosos e felizes pois para eles isso era uma novidade,diferente
fora de suas rotinas.
 Aqui nota-se que o numero de crianças nas escolas de hoje aumentou muito desde 
a década de 50.Pois as fotos estão bem numeradas de crianças.Sendo sempre mais 
meninas do que meninos,pois o índice de meninas matriculadas nas escolas e maior do que de meninos.
 Mesmo ainda sempre bem vestidos com seus uniformes escolares não há mais a diferença entre eles.Os meninos e as meninas se vestem iguais calça e camiseta,pois mulher usar calça hoje é natural.Ainda se organizam para tirar fotos embora já não seja mais com tanta disciplina como antes,pois não há uma ordem de posição posicionam cada um como quer.
Uns em pé outros ajoelhados ou agachados,em diferentes posições uns do outros.
Como já dito não estão tão bem organizados e em boa postura,mas continuam sempre sorridentes(felizes) embora não seja mais pelo mesmo motivo,porque tirar fotos nos dias de hoje não e mais nenhuma novidade para as crianças.O que mudou,é que hoje em dia as crianças são felizes na escola,gostam de estudar.
 Pois os planos pedagógicos mudaram e hoje são mais bem elaborados e atrativos para chamar a atenção das crianças,fazendo assim com que elas se Interessem e gostem mais da escola e de estudar.
Organização e Metodologia da Educação Infantil
 
 Introdução: 
 A estrutura do sistema educacional brasileiro é resultado de uma série de mudanças ao longo da história da educação no Brasil. Ao desenvolver esta entrevista foi fundamental a concepção dos aspectos sobre as fases e contextualização em épocas diferentes.
PERIODO ESCOLAR
Maria Angélica Bergamini (51 anos) foi ingressada na escola no ano de 1967, no antigo pré-primário aos seis anos de idade.
Embora a educação desse período estivesse as voltas do pensamento de Paulo Freire, Anízio Teixeira, entre outros teóricos que defendiam uma educação mais humanizada que desenvolvesse o indivíduo na sua integralidade, a realidade imposta pela ditadura militar foi bem diferente do que estava sendo pensado.
1ª Entrevistada : Maria Angélica Bergamini
 Maria Angélica Bergamini (51 anos) teve sua trajetória escolar em tempos tradicionalistas, onde os conteúdos escolares eram repassados, usava-se muito a forma de memorização. Todas as crianças eram uniformizadas e totalmente disciplinadas.
 A forma de avaliação era aleatória onde só se levava em conta os acertos dos conteúdos repassados .
 Maria Angélica Bergamini relata em especial em sua memória a oportunidade de estudar em um colégio de freiras, logo tendo um excelente ensino escolar, mas ressalta de forma totalmente autoritária e opressora.
PERIODO ESCOLAR
 
Mircéia Cristina Daniel (35 anos) teve sua trajetória escolar em tempos não tão tradicionalistas, já convivendo em um país que buscava caminhos mais democráticos. 
2ª Entrevistada : Mircéia Cristina Daniel
 Mircéia Cristina Daniel estudou em escola pública, onde ainda predominava memorização dos conteúdos escolares, as crianças eram uniformizadas , mas tinham liberdade de correr , brincar , colorir , fazer trabalhos em grupo , interagir entre elas .
 As músicas cantadas em geral eram cantigas de roda, as histórias contadas pelos docentes em geral contos de fadas (fábulas).
 Usava-se formas de castigo como : ficar no canto da sala, ir para diretoria, etc.
 Quase não se usava-se forma de elogios, mas a forma de avaliação era aleatória quanto aos acertos do conteúdo repassado.
 A organização e participação festivas eram bem elaboradas e participativa pela comunidade escolar e pais de alunos.
 Mircéia relata em sua memória, permanece de forma positiva as aulas de artes, onde sentia-se livre e produtiva.
Jean Piaget
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MOTRICIDADE
LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Jean Piaget – Cientista suíço que revolucionou a forma de encarar a infância. Foi um dos mais importantes pesquisadores e auxiliar da educação e da pedagogia. Nasceu em Neuchatel, em 9/8/1896 e morreu em 17/8/1980. Embora fosse ótimo pesquisador, ele era biólogo e não criou um método de ensino, pois não atuou como pedagogo. Seu estudo se restringiu ao processo pelo qual o ser humano adquire conhecimentos.
 Ele dividiu os períodos de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento e que, por sua vez, interfere no desenvolvimento do indivíduo.
- 1º período: sensório motor (0 a 2 anos); - 2º período: pré-operatório (2 a 7 anos); - 3º período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); - 4º período: operações formais (11 ou 12 anos em diante). Cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o ser humano consegue fazer nessas faixas etárias.
Por volta dos cinco meses, a criança consegue coordenar os movimentos das mãos e olhos e pegar objetos. Neste período, fica evidente que o desenvolvimento físico motriz acelerado é suporte para o aparecimento de novas habilidades. No período de 2 a 7 anos, há a maturação neurofisiológica e, com esta, completa-se e amplia-se a motricidade permitindo o desenvolvimento de novas habilidades como a coordenação motora fina. Pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente etc.
No curto espaço de tempo, por volta de dois anos, a criança evolui de uma atividade passiva em relação ao ambiente para uma atitude ativa e participativa. Começa a imitar regras e a compreender algumas palavras, e é capaz da fala imitativa. A 1ª infância (de 2 a 7 anos) é o período mais importante, quando se dá o aparecimento da linguagem e irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. A interação e a comunicação entre os indivíduos são as conseqüências mais evidentes do desenvolvimento da linguagem e da cognição.
Henri Wallon
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MOTRICIDADE
LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Henri Wallon
Henri Wallon, além de elaborar uma teoria sobre o desenvolvimento humano, em virtude de sua preocupação com a educação, escreveu também suas ideias pedagógicas: sua psicogenética é essencialmente sociocultural e relativista, com forte lastro orgânico. Sua teoria considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio social considerando-se os aspectos afetivo, cognitivo e motor integrados. O desenvolvimento se dá na integração do ser humano (seu aparato orgânico) com o meio social.
A motricidade e seu desenvolvimento, para Wallon, está ancorada no desenvolvimento neurológico, como condição e limite. No estágio sensório-motor, a criança realiza um extenso e diferenciado acordo entre as
percepções e os movimentos. Com a maturação neurológica os reflexos, são inibidos e a criança torna-se capaz de realizar exercícios sensório-motor conduzindo a um duplo resultado: ligar o efeito perceptível e diversificar os movimentos.
As habilidades de linguagem, Wallon acreditava serem aptidões cultivadas, desenvolvidas em contato com a cultura, e não apenas inatas, embora dependam também das condições orgânicas.
Quanto ao desenvolvimento cognitivo, para Wallon, todos deveriam ter oportunidades iguais e respeito à singularidade (subjetividade) de cada pessoa. A todo o desenvolvimento intelectual, estético e moral seria oferecida uma base comum para oportunizar à criança experimentar, descobrir suas tendências de acordo com o seu estágio de desenvolvimento.
Lev Vygotsky
TEÓRICOS
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MOTRICIDADE
LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Lev Vygotsky nasceu em 1896 em Arsha, perto de Minsk, capital da Bielo Rússia. Era médico e morreu aos 38 anos de tuberculose. Fundou um laboratório de Psicologia e se destacou pela cultura enciclopédica.
Ele acreditava que a criança é um (ser) indivíduo social. Criou a teoria do processo social histórico e o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o que o indivíduo já sabe, já domina, e o que ele tem potencial para aprender.  
Constituiu teses e ideias inovadoras sobre temas como a relação entre o pensamento e a linguagem, a natureza do processo de desenvolvimento da criança e o papel da instrução no desenvolvimento. Um dos pressupostos básicos de sua teoria é que as origens das formas superiores de comportamento consciente devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém. Ele entendia o homem como ser ativo sobre o mundo e que transforma suas ações para que construam o funcionamento do plano interno. Ele considerava o desenvolvimento infantil sobre três aspectos: o instrucional, o cultural e o histórico. Segundo Vygotsky, a história da sociedade e do desenvolvimento humano caminham juntas.
Inicialmente, a fala acompanha a motricidade e, posteriormente, a fala dirige, determina e domina o curso da ação, com sua função planejadora.
Os movimentos da criança afetam o adulto, não o objeto diretamente. O gesto é criado na interação. A criança passa a ter controle de uma forma de sinal pelas relações sociais e interativas.
Está alicerçado no plano das interações. Todos os movimentos e expressões verbais da criança, no início de sua vida, são importantes, pois afetam o adulto, que os interpreta e devolve à criança como ação e/ou com a fala. No que concerne à cognição, ele deu ênfase ao processo de internalizarão como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas da aprendizagem. Esta é a reconstrução interna de uma operação externa e tem como base a linguagem.
Maria Montessori
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MOTRICIDADE
LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Maria Montessori
O método montessoriano, ou abordagem biopsicológica, continua atual e questiona rótulos de normalidade e anormalidade entre as crianças. As que são estimuladas a desenvolverem avançam, segundo a descoberta feita por Montessori de algumas leis que regem o desenvolvimento humano e a aprendizagem da criança. Os principais norteadores montessoriano baseiam-se nas etapas do desenvolvimento biopsicológica infantil e, assim, as crianças ver-se-iam envolvidas com diversas atividades simultaneamente em sala de aula: uns com matemática, outros com arte e linguagem etc. Sua abordagem era um modo de ver o desenvolvimento da criança entremeado com as condições ambientais que poderiam favorecer ou atrapalhar.
Quanto à motricidade, para ela toda característica específica de uma pessoa é adquirida com a ajuda de um impulso passageiro. A motricidade não é somente cognitiva, mas fruto do esforço guiado cuidadosamente por instintos ou períodos. A criança que não tiver acesso a experiências que permitam o desenvolvimento, no tempo certo, sofrerá um distúrbio no seu desenvolvimento.
Para Montessori, a linguagem é uma das maneiras de a criança interagir com o meio. A linguagem surge, na infância, num processo natural e inconsciente pela necessidade de se expressar. A cognição e a aprendizagem, para ela, ocorrem por conta própria e, portanto, precisa-se ter vontade para aprender. Quando é motivada, a criança passa a ter interesse e autoconfiança. O método promove o desenvolvimento da concentração. Períodos sensíveis: período sensível por ordem; período sensível por detalhes; período sensível para utilização das mãos; período sensível para andar; período sensível para a linguagem.
Waldorf
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MOTRICIDADE
LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Waldorf
“Educar para o futuro” significa encarar, a partir da própria organização escolar, os principais desafios que a atualidade propõe.
Na pedagogia Waldorf, dá-se importância à educação no primeiro setênio (0 a 7 anos de idade), por tratar-se da fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico. Nessa fase, a criança aprende a adequar-se aos apelos do mundo por meio da imitação das pessoas e das ocorrências ao seu redor. Cabe aos adultos escolherem a qualidade do ambiente e as atitudes dignas de serem imitadas pelas crianças. A solução está na real compreensão fisiológica e psicológica do desenvolvimento.
Nos primeiros meses e até três anos, a criança sente visível necessidade de movimentar-se constantemente, mas com movimentos caóticos e desajeitados. Aos 4 ou 5 anos, a criança nessa fase continua com a necessidade de conquistar a consciência corporal, isto é, estimular e condicionar, mas o ambiente deve proporcionar situações para a alegria e a segurança. Ela já responde aos estímulos dos adultos, como a possibilidade de alfabetização precoce entre 4 e 5 anos.
Além de não interferir de forma a melhorar a capacidade intelectual quando adulto, não é produtivo tirar da criança a oportunidade de desenvolver a fantasia, despertar a alegria da conquista e aquisição da sua segurança diante do mundo.
Dos 5 aos 7 anos, há o surgimento de um novo comportamento.
A imaginação se cristaliza levemente em representações mentais das experiências vividas no mundo. Tem início os primeiros passos de um raciocínio e, só agora, em torno de 6 anos completos, no sétimo ano de vida, é que podemos apelar para uma compreensão de ideias, de pensamentos sobre o mundo.
Celestin Freinet
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MOTRICIDADE
LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Celestin Freinet
O livre arbítrio também deve ser considerado entre as crianças. Segundo Freinet, toda criança já possui uma consciência moral. Para Celestin Freinet, todo indivíduo é sociopolítico, ou seja, tem a sua parte de responsabilidade na sociedade a qual está inserida e, conseqüentemente, é influenciada politicamente, mesmo não querendo. Para ele, o desenvolvimento humano passa por formação de pessoas livres, construtoras de um juízo sólido e de nobre caráter.
Para Freinet, o desenvolvimento da motricidade de cada ser humano deve respeitar a sua individualidade (subjetividade), mas não ter problemas de integração social. Para ele, a vontade humana é a força motriz que faz com que as pessoas se movimentem.
Para Freinet, deve-se oferecer aos educando leituras e atividades diversificadas, com jornais, revistas e outras, oportunizando o desenvolvimento da linguagem e promover a construção do conhecimento e a compreensão de estudos do meio e do universo que nos cerca. Devem-se empregar atividades que possibilitem formular hipóteses num conceito de aprendizado de normas e seqüência didática. Essa pedagogia se fundamenta em quatro eixos: cooperação (construir conhecimento comutativamente);comunicação (formalizar e transmitir); documentação (o chamado livro da vida); afetividade (com um vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).
			 Avaliação Diagnostica
Visam determinar a presença, ou ausência de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos
para novas experiências de aprendizagem.
Permitindo averiguar as causas de repetidas dificuldade de aprendizagem. Normalmente se faz quando o aluno chega á escola, em geral no inicio do ano letivo, durante as primeiras semanas para observar e conhecer característica relevante do aluno, chegada de novo para saber onde enturmá-lo e como recuperar a falta de base ou de pré-requisitos,no inicio de cada unidade para provocar interesse pelo tema e identificar o que já sabem sobre o assunto.
Podendo ser feita em qualquer momento que o professor ou a escola detectarem problemas graves de aprendizagem, motivação e aproveitamento.
Alunos e professores a partir da avaliação diagnóstica de forma integrada reajustarão seus planos de ação fazendo uma reflexão constante, critica e participativa. 
Como avaliar diagnosticamente?
Entrevistas com alunos, ex-professores, orientadores pais e familiares.
Exercícios ou simulações para identificar colegas com quem os alunos se relacionem melhor.
Consulta ao histórico escolar /ficha de anotações da vida escolar do aluno.
Observações dos alunos, particularmente durante os primeiros dias de aula.
Questionários, perguntas e conversar com alunos.
Testes padronizados (tipo prontidão, ritmo de leitura e nível de conhecimento de línguas)
Avaliação Somativa
É uma decisão que leva em conta a soma de um ou mais resultados. Normalmente refere-se a um resultado final.
Uma prova, em concurso, um vestibular. Nas escolas de um modo geral a avaliação somativa é a decisão tomada no final do ano para deliberar sobre a promoção dos alunos.
Como avaliar: Existem três formas mais usadas de avaliação somativa
 
Uma prova ou trabalho final.
Uma avaliação baseada nos resultados cumulativos obtidos ao longo do ano letivo.
Uma mistura das duas formas acima
Pesquisa realizada em:
 Livro Plt projeto multidisciplinar
Educarparacrescer.com. br
Google.com.br
Terra.com.br
Revistaescolaabrl.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais