Buscar

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO7

Prévia do material em texto

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1736_EX_A7_201707162191_V1 
	22/03/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): RAPHAEL DO QUINTO GAMA
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1736 - SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 
	201707162191
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Relacione as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, à esquerda, com o campo de aplicação, à direita: NR Campo de Aplicação
 
(1) NR-4 ( ) Programa de controle médico e saúde ocupacional
(2) NR-5 ( ) Programa de prevenção de riscos ambientais
(3) NR-6 ( ) Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
(4) NR-7 ( ) Equipamento de Proteção Individual
(5) NR-9 ( ) Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
		
	
	1, 3, 5, 4, 2
	 
	4, 5, 1, 3, 2
	
	2, 4, 1, 3, 5
	
	4, 5, 1, 2, 3
	
	3, 2, 4, 5, 1
	
Explicação:
A sequência de resposta 4 - 5 - 1 - 3 - 2 - sinaliza para as normas regulamentadoras que orientam os programas assim distribuídos: PCMSO - PPRA - SESMT - EPI - CIPA.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Todos os empregados e administradores querem um ambiente de trabalho saudável e seguro, e, para tal, a organização deve gerenciar a relação ideal entre a eliminação dos riscos do ambiente de trabalho e os custos envolvidos. Sobre o tema higiene e segurança do trabalho, verifica-se que
		
	
	a perda de audição ou visão, os acidentes físicos e biológicos, as condições estressantes de trabalho, os cortes, as luxações, as fraturas e queimaduras são resultados potenciais dos riscos para a segurança.
	
	riscos para a segurança são aqueles aspectos do ambiente de trabalho que, vagarosa e cumulativamente, levam à deteriorização da saúde de um empregado.
	
	o potencial de acidentes e doenças é distribuído uniformemente entre as diferentes funções.
	 
	as causas dos acidentes e das doenças podem estar associadas à função em si, às condições de trabalho ou ao comportamento do empregado.
	
	quanto mais alto o nível hierárquico do empregado, menores os custos de seus problemas decorrentes dos comportamentos de riscos.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Norma Regulamentadora que trata de Programas de Prevenção de Riscos Ambientais, é:
		
	
	NR-13.
	
	NR-33.
	 
	NR-9.
	
	NR-5.
	
	NR-28.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Para efeito da NR 9, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Sobre este assunto, escolha a alternativa correta.
		
	
	A contaminação por agentes químicos se dá exclusivamente pela inalação (respiração)
	
	Para os agentes físicos podem ser existe uma série de formas de energia
	
	Radiações ionizantes são consideradas riscos químicos
	 
	Os protozoários e vírus são agentes biológicos.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No reconhecimento dos riscos ambientais efetuados através das orientações contidas na NR-9 = PPRA, pode-se dizer que:
É necessário caracterizar as atividades e o tipo de exposição.
É necessário levantar os dados existentes indicativos do possível comprometimento de saúde decorrente da atividade de trabalho.
É necessário descrever as medidas de controle já existentes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I e II, apenas.
	
	II e III apenas.
	
	I e III, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	
Explicação:
Conforme nossa web aula 7, tela 8 são apresentados os passos que devem ser empreendidos no reconhecimento dos riscos ambientais e os três descritos na questão estão incluídos entre aqueles necessários ao se analisar uma instalação ou método de trabalho, mas uma análise crítica das alternativas de respostas, mesmo não considerando o texto da web aula, pode-se extrair que é necessário obter o maior nº de informes de um contexto de trabalho e seus impactos antes de se desenvolver um Programa de Prevenção.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A etapa da avaliação QUANTITATIVA, deverá ser realizada sempre que necessário para:
		
	
	Comprovar que não é necessário o controle da exposição ou a existência de riscos.
	
	Comprovar o controle da existência da exposição dos trabalhadores .
	 
	Comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos, dimensionar a exposição dos trabalhadores, subsidiar o equacionamento das medidas de controle.
	
	Comprovar o controle da inexistência de riscos e dimensionar a exposição dos trabalhadores.
	
	Comprovar o descontrole da exposição e dimensionar a exposição dos trabalhadores, e o equacionamento das medidas de controle.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marque com um ¿X¿ a única afirmativa correta
		
	
	Os E.P.I.´s servem apenas para melhorar o visual ambiente na empresa
	
	As normas reguladoras não se preocupam com o bem-estar do empregado.
	
	É obrigatória a C.I.P.A. em toda e qualquer empresa.
	 
	A NR 9 trata dos Programas de prevenção de riscos ambientais: ¿visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes¿;
	
	O ¿Stress¿ jamais leva um empregador ou empregado à depressão.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deve ser implantado nas empresas, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Sobre o PPRA, marque a alternativa CORRETA.
		
	
	O estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do equipamento de proteção individual, visando garantir as condições de proteção originalmente estabelecidas, é de obrigação do empregador.
	
	A seleção das medidas de proteção coletiva deve estar adequada, tecnicamente, aos riscos que os trabalhadores ficam expostos direta e indiretamente, considerando-se o conforto oferecido segundo avaliação dos trabalhadores usuários nos locais de trabalho.
	
	Quando comprovada, pelo empregador ou instituição, a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção individual ou quando estas não forem suficientes, deverão, então, ser adotadas medidas de caráter administrativo, ou de organização do trabalho ou coletivas.
	
	A implantação de medidas de caráter individual deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência, e de informações sobre eventuais limitações de proteção que ofereçam. Além disso, deve ser encorajada em relação à de caráter coletivo.
	 
	As funções ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificação dos equipamentos de proteção individual utilizados para os riscos ambientais, deverão ser caracterizadas, e os trabalhadores deverão ser treinados quanto ao uso correto e as limitações de proteção que o equipamento de proteção individual oferece.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes