Buscar

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
9a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1736_EX_A9_201707162191_V1 
	22/03/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): RAPHAEL DO QUINTO GAMA
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1736 - SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 
	201707162191
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Eduardo trabalha em uma pequena fábrica de fogos de artifício e, por conta disto, recebe o adicional de periculosidade mencionado pela Norma Regulamentadora 16. O pagamento do adicional é fundamentado pelo fato de Eduardo estar exposto a :
		
	 
	Explosivos.
	
	Líquidos inflamáveis.
	
	Vibrações.
	
	Poeiras.
	
	Radiações ionizantes.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	JOÃO FOI CONTRATADO PARA TRABALHAR NA PLATAFORMA DE PETRÓLEO DE CAMPOS . SUA ATIVIDADE É CLASSIFICADA COMO PERIGOSA. QUANTO AS ATIVIDADES DESSA NATUREZA PODEMOS COMENTAR O SEGUINTE: AS ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS, CONTANTES NA NORMA REGULAMENTADORA NR 16 E SEUS ANEXOS, GARANTE QUAL ADICIONAL AO TRABALHADOR EXPOSTO?
		
	
	CINQUENTA POR CENTO INCIDENTES SOBRE AS GRATIFICAÇÕES.
	
	TRINTA POR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL;
	 
	TRINTA POR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO BASE DO TRABALHADOR;
	
	CINQUENTA POR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO BASE DO TRABALHADOR;
	
	VINTE POR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL;
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O artigo 193 da CLT considera como atividade ou operação perigosa, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquela que, por sua natureza ou método de trabalho, implique no contato permanente com Inflamáveis ou Explosivos em condições de risco acentuado, assegurando ao trabalhador um adicional incidente sobre o seu salário, de:
		
	
	Máximo de 10%.
	
	Máximo de 60%.
	
	Máximo de 50%.
	 
	Máximo de 30%.
	
	Máximo de 20%.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo a Norma Regulamentadora ¿ NR-16, são consideradas atividades ou operações perigosas as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos. Que condições são necessárias para caracterizar como perigosa esse operação?
		
	
	Transporte somente a granel com quantidades superiores a 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	Qualquer condição que envolva líquidos inflamáveis, todos pegam fogo.
	
	Transporte em vasilhame ou a granel em qualquer quantidade e qualquer que seja o tipo de inflamável.
	
	Transporte em quaisquer vasilhames e a granel, inclusive para o transporte em pequenas quantidades de inflamáveis líquidos e inflamáveis gasosos liquefeitos.
	 
	Transporte em quaisquer vasilhames e a granel, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Norma Regulamentadora- 16(NR-16) e a Norma Regulamentadora- 15(NR-15) tratam respectivamente sobre: Atividades e Operações Perigosas e Atividades e Operações Insalubres. Então, Seus respectivos adicionais são: 30% do salário base do empregado (Adicional de Periculosidade) e 10% ou 20% ou 40% do salário mínimo regional( Adicional de Insalubridade).
		
	
	Ambas estão incorretas, porém a segunda oração justifica a primeira.
	
	As duas orações, da questão acima, estão incorretas;
	
	A primeira oração, da questão acima, está correta e a segunda oração, da questão acima, está incorreta;
	 
	As duas orações, da questão acima, estão corretas;
	
	A primeira oração, da questão acima, está incorreta e a segunda oração, da questão acima, está correta;
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As atividades perigosas precisam ser caracterizadas, classificadas e determinadas em cada organização. Assinale, dentre as alternativas apresentadas, a resposta correta.
		
	 
	É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
	
	As empresas e os sindicatos das categorias profissionais interessadas não podem requerer ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa. Essa atividade cabe somente ao órgão fiscalizador do próprio MTE.
	
	Somente os sindicatos das categorias profissionais interessadas podem requerer ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
	
	Somente as empresas podem requerer ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
	
	Somente os funcionário e profissionais interessados podem requerer ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual a porcentagem de adicional de periculosidade?
		
	
	Adicional de 10, 20 e 40%, incidente sobre o salário mínimo, de acordo com o grau de risco classificado na atividade desenvolvida.
	 
	Adicional de 30%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
	
	Adicional de 30%, incidente sobre o salário, como também sobre as gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
	
	Adicional de 10, 20 e 40%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
	
	Adicional de 20, 30 e 40%, incidente sobre o salário mínimo, de acordo com o grau de risco classificado na atividade desenvolvida.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Algumas atividades ou operações com explosivos são consideradas como perigosas. Quais características o explosivo deve possuir segundo a Norma Regulamentadora ¿ NR 16 para ter essa classificação?
		
	
	Somente explosivos com alto poder de destruição e barulho intenso.
	
	Somente explosivos com alto poder de destruição.
	
	Qualquer tipo de explosivo, independente do seu poder destrutivo.
	 
	Explosivos sujeitos a degradação química ou autocatalítica, ou sujeitos a ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.
	
	Explosivos cuja composição química potencialize a ação de transformação em gases que produzem calor e baixa pressão que podem ser expandidos por agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, choques e atritos.

Outros materiais