Buscar

Projeto no CRAS

Prévia do material em texto

Projeto no CRAS
O Despertar dos Sonhos: Deixe-me ser Mãe.
Identificação:
O centro de Referência da Assistência Social (CRAS) faz parte da Proteção Básica da Política Nacional da Assistência Social e visa atender as famílias em vulnerabilidade e risco social. Através do trabalho psicossocial, objetiva assegurar os direitos aos mínimos sociais, ou seja, saúde, assistência social, educação, lazer, cultura, entre outros. O Projeto destina-se ao acompanhamento contínuo das gestantes local, através de ações de promoção da saúde, investindo em informações que possam favorecer o aprendizado da gestante, fortalecer a responsabilidade na assistência e assim impactar positivamente os indicadores de saúde dos municípios. Dessa forma a equipe realiza um trabalho especifico, atendendo ao público gestante.
Justificativa:
Para um trabalho eficaz com as famílias é fundamental conhecer seus membros, entender suas dinâmicas e a partir da realidade de cada um, desenvolver ações direcionadas a sua demanda. O cuidado com a gestante é condição para desenvolvimento da vida em sociedade, e estes cuidados não são apenas responsabilidades do seu núcleo familiar, mas a toda comunidade onde estão inseridas.
Apoiado nesse contexto, o CRAS através do Projeto Despertar Sonhos trabalha com gestantes de diversos laços familiares.
Objetivo Geral e Específico:
 O projeto compreende a discussão de temas pertinentes a gestantes e sua gestação, realizado através de dinâmica de grupo, atendimento individual e em grupo por Assistentes Sociais, Psicólogas Nutricionistas e Oficineira, visando o fortalecimento de vínculos familiares, principalmente entre mãe, pai e filho, envolvendo também outros membros da família. Está incluso ainda, orientações socioeducativas, como exemplo: como cuidar do bebê e ter uma gestação saudável, dentro dos padrões de saúde que uma gestante necessita.
Receber orientação sobre as mais diversas situações da gestação.
Visar o bem estar físico e emocional das futuras mães e seus bebês.
Reconhecer direitos e deveres das gestantes. 
Metodologia:
O projeto contemplará 20 gestantes na faixa etária de 14 a 44 anos de idade, com atividades realizadas semanalmente.
Inicialmente serão desenvolvidas atividades de apresentação do projeto, que venham a facilitar a integração do grupo, visando o fortalecimento dos vínculos e a maior participação nas demais atividades propostas.
O desenvolvimento dos trabalhos será através de dinâmicas, palestras informativas, oficina mensal, materiais audiovisuais, atividades lúdicas, educativas, em que concentre a atenção.
Todos os encontros serão registrados em relatórios, constando desenvolvimento e ações realizadas.
Requisitos Técnicos ou Recursos:
Recursos Humanos: 
No decorrer do desempenho que foi proposto no projeto, será necessário o envolvimento de outros profissionais como: Psicóloga, Nutricionista, Enfermeira e Oficineira com uma palestra informativa e interativa de uma hora e vinte de duração para cada profissional. 
Recursos Materiais:
Os materiais necessários são: lanches; papel, lápis, batom, papel de carta, E.V.A, tinta guache, tesoura, cola quente, vaso de vidro; data show e notebook.
Recursos Físicos: 
Sala ampla, cadeiras e mesa para um bom desenvolvimento das atividades.
Sistema de Controle (ou monitoramento) e avaliação:
Visto que o projeto tem como objetivo conscientizar as gestantes, quanto a prevenção, orientação, a importância do pré-natal para a saúde da mãe e da criança. O monitoramento será realizado após a implantação e a execução das palestras no CRAS e acompanhamento com os profissionais de saúde envolvidos.
Assim estaremos acompanhando de perto o trabalho desenvolvido e tendo certeza que o projeto esta sendo eficaz ou se precisa melhorar e se od direitos das gestantes estão sendo respeitados.

Outros materiais