Buscar

GABARITO DA AP2 2 2012 GESTÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2º sem/2012
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): O debate acerca da economia do meio ambiente envolve opiniões que se dividem entre duas correntes principais de pensamento: a economia ambiental e a economia ecológica. A primeira corrente é representada pela chamada Economia Ambiental enquanto a segunda é conhecida por Economia Ecológica. Explique e caracterize as principais críticas às premissas da Economia Ambiental:
Resposta: A Economia ambiental tem sido objeto de críticas tanto sob o aspecto das hipóteses que assume verdadeiras (o que se considera uma crítica externa), como também em razão de sua inconsistência metodológica (que é considerada uma crítica interna).
	No que diz respeito à crítica externa, a suposição é contestada na medida em que se assinala a impossibilidade de o capital produzido pela ação humana ser capaz de substituir permanentemente as utilidades geradas por algumas categorias de recursos naturais, que, em razão de suas características únicas, não podem ser substituídos pela ação humana. Como conseqüência dessa contestação, fica a idéia de que o consumo de capital natural em alguns casos pode ser irreversível.
	Por sua vez, o mote da crítica interna relativa à inconsistência metodológica diz respeito à forma pela qual o capital é avaliado. Uma vez que a abordagem da sustentabilidade fraca pressupõe uma função de produção que agrega tanto o capital produzido pelo homem quanto o capital natural, é preciso que seja adotado um numerário comum na valoração desse capital. 
	O numerário comum, ou unidade de conta, seria a métrica de mensuração baseada num sistema de preços correntes. O capital produzido pode ser estimado pelos preços de mercado observados, mas os recursos naturais, para serem valorados, devem se referir aos preços existentes, em termos monetários. Para a determinação do valor econômico de um recurso natural, é preciso proceder à estimativa do valor monetário deste em relação aos outros bens e serviços transacionados na economia.	O problema decorre das dificuldades existentes para definir o numerário, uma vez que ele não incorpora vários aspectos ambientais. Por sua vez, um correto e adequado sistema de preços que refletisse os termos de troca (e, conseqüentemente, explicitasse a unidade de conta) deveria considerar como cada bem seria afetado se todas as funções ambientais fossem monetizadas, mas as funções ambientais só podem ser monetizadas se o sistema de preços for conhecido. Aí está a questão da crítica interna de inconsistência metodológica: é uma tautologia ou circularidade, e isto torna o emprego dos preços de mercado um procedimento muito questionável para determinar se uma economia é ou não sustentável.
. 
Questão 2 (2,0 pontos): Caracterize e explique o que vem a ser a análise social de custo-benefício e diga qual a dificuldade inerente a essa análise:
Resposta: A análise social de custo-benefício tem por objetivo atribuir um valor social para todos os efeitos de um determinado projeto, investimento ou política. Os efeitos positivos são considerados como sendo benefícios, e os efeitos negativos são tratados como custos. 
	Uma vez que o objetivo do analista é comparar os custos e os benefícios, é preciso estabelecer uma métrica apropriada, ou seja, uma medida comum, ou numerário, ou unidade de conta. Na medida em que muitos dos custos são facilmente mensuráveis em termos monetários, há uma tentativa de se expressar os benefícios na mesma métrica. Não obstante, existem muitas dificuldades nessa tentativa de estabelecer um numerário comum para custos e benefícios.
	A principal dificuldade reside no fato de que muitos bens e serviços não são transacionados no mercado, e, por essa razão, não possuem preços definidos. Em geral, os recursos ambientais se enquadram nessa categoria. Para introduzir na análise um fator adicional de complicação, convém lembrar que o consumo das gerações futuras também deve ser levado em consideração, de tal forma a incorporar um componente de distribuição de riqueza inter-geracional. 
.
Questão 3 (2,0 pontos): É crescente a importância da Política Ambiental em várias áreas de atuação dos gestores públicos e privados. Nos países desenvolvidos, as preocupações com o meio ambiente têm se refletido principalmente no comércio internacional, com o advento de barreiras não-tarifárias nas relações comerciais. Explique o que vem a ser essas barreiras não tarifárias:
Resposta: As Barreiras não-tarifárias consistem em um instrumento de proteção comercial empregado por alguns países para evitar a concorrência estrangeira sobre a indústria doméstica. As mais comuns são as cotas de importação (limitações sobre a quantidade importada) e as restrições de exportação (limitações sobre a quantidade exportada, geralmente impostas pelo próprio país exportador a pedido do país importador). 
Questão 4 (2,0 pontos): Explique o que é um Estudo de Impacto Ambiental, diga como ele deve ser sintetizado e diga se ele possui alguma força normativa: 
Resposta: O EIA é um procedimento de caráter analítico técnico-científico, elaborado por equipe multidisciplinar, que diz respeito à caracterização e descrição dos impactos ambientais previsíveis em virtude de obras ou de atividades a serem implantadas em determinadas áreas, com sugestões específicas relacionadas a alternativas que sejam consideradas mais apropriadas para reduzir os efeitos deletérios sobre o meio ambiente. O EIA deve ser sintetizado sob a forma de um relatório, denominado Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que deverá servir como instrumento de divulgação.
	Assim, o EIA é apenas um instrumento de cognição (que gera conhecimento) para formar o convencimento de um tomador de decisão, por meio da caracterização da situação de impacto ambiental possível, não tendo qualquer força normativa intrínseca (força de lei ou regulamento). No máximo, o EIA poderá conter sugestões acerca de medidas e alternativas destinadas a minimizar impactos negativos sobre o ambiente. 
Questão 5 (2,0 pontos): De acordo com a Agenda 21, a comunidade internacional deve promover um sistema de comércio internacional que considere as necessidades dos países em desenvolvimento, com vistas ao fortalecimento de atividades de cooperação e coordenação internacional e regional. Cite duas ações orientadas nesse sentido, conforme a Agenda 21:
 
Resposta: (i) interromper e fazer retroceder o protecionismo, a fim de permitir uma maior liberalização e expansão do comércio mundial, em benefício de todos os países;
(ii) providenciar um sistema de comércio internacional eqüitativo, seguro, não-discriminatório e previsível;
(iii) facilitar a integração de todos os países à economia mundial e ao sistema de comércio internacional;
(iv) cuidar para que as políticas comerciais e ambientais sejam de apoio mútuo, para concretizar o desenvolvimento sustentável;
(v) fortalecer o sistema de políticas comerciais internacionais, procurando atingir resultados equilibrados, abrangentes e positivos nas rodadas comerciais multilaterais.

Outros materiais