Buscar

Intoxicação por Chumbo em aves jornal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTOXICAÇÃO POR CHUMBO EM AVES
Os metais desempenham um papel essencial nos processos biológicos, agem como cofatores nos sistemas enzimáticos, são importantes para o funcionamento adequado do sistema nervoso e desempenham um papel na oxidação e redução.
Em dosagens inapropriadas, tanto os metais essenciais como o não essenciais podem ser tóxicos. A toxicidade de metais pode ser alterada por deficiência ou excesso de nutrientes, dieta baixa em cálcio, zinco e ferro aumentam a absorção e toxicidade do chumbo.
A via de exposição e o potencial de acúmulo nos tecidos podem influenciar os efeitos toxicológicos do metal, a via de exposição pode ser oral ou respiratória, sendo que na primeira a absorção da maior parte dos metais normalmente é lenta e é afetada por alguns fatores, como a idade, composição dos alimentos e a presença de agentes quelantes naturais. Na via respiratória, a exposição a gases de metais ou outras formas voláteis resulta em rápida absorção.
Os metais acumulam-se em sítios específicos do tecido, como por exemplo, o chumbo nos ossos, cádmio nos rins e metilmercúrio na massa cinzenta cerebral e nos rins. O chumbo é depositado por um breve período nos tecidos moles, aparecem como inclusões nas células tubulares renais.
 A deposição inicial do chumbo nos ossos tem lugar preferencialmente nas áreas de crescimento ativo dos ossos, como na fise dos animais em crescimento e aparecem como uma linha radiodensa nos exames radiográficos.
 	Em longo prazo, a deposição se dá nos ossos esponjosos. A presença do chumbo na medula óssea bloqueia a hematopoiese.( fabricação de sangue).
 	 As fontes de chumbo incluem baterias, pesos de cortinas, solda de encanamentos, tintas a base de chumbo, papel laminado de algumas garrafas de champanhe e vinho, chumbo de pesca, gaiolas e arames galvanizados , gesso impregnado com chumbo, massa de vidraceiro com chumbo, partes traseiras de espelhos, bijuterias, brinquedos de aves com chumbo, alimentos e farinha de ossos contaminados, sinos com badalos de chumbo, cerâmicas inapropriadamente esmaltadas, invólucros de ferragens, luminárias de vidro i.
 As aves aquáticas que se alimentam no fundo podem ingerir pérolas de chumbo, originadas de tiros de armas de caça, que são retidas no pró-ventrículo (inglúvio) ou ventrículo(moela).
 Elas também podem ingerir lama contaminada com chumbo nos lagos e pântanos. A intoxicação por chumbo é mais comum em psitacídeos (Araras, papagaios, calopsitas) devido a sua tendência de mastigar e destruir materiais. A maior parte dos casos de envenenamento por chumbo é subaguda, a ingestão por vários dias consecutivos pode alcançar concentrações tóxicas. 
Objetos com chumbo persistem no trato gastrointestinal, provendo uma fonte contínua de exposição.
	Alguns sintomas que ao visualizar deve procurar o veterinário o mais rápido possível:
Fraqueza, cólica, podem ocorrer vômito e constipação, anemia, vômitos, diarreia, convulsões, tremores na cabeça, (asas caídas), cegueira, torcicolo, andar em movimentos circulares, e finalmente morte.

Outros materiais