Buscar

Aap2 Letramentos e Alfabetização UNOPAR (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aap2 - Letramentos e Alfabetização- UNOPAR
1)
Os conceitos de eventos de letramento e de práticas de letramento estão estreitamente relacionados e, por isso, serão abordados conjuntamente. A  expressão eventos de letramento refere-se aos elementos mais observáveis das atividades que envolvem a leitura e a escrita, enquanto o conceito de práticas de letramento distancia-se do contexto imediato em que os eventos ocorrem, para situá-los e interpretá-los em contextos institucionais e culturais a partir dos quais os participantes atribuem significados à escrita e à leitura, e aos eventos de que participam. O uso do plural em ambos os conceitos (eventos e práticas) indica que a atribuição de valor social aos usos da escrita varia de um grupo social para outro, é objeto de disputa e depende do jogo de forças econômicas, religiosas e políticas num determinado contexto, ou entre um contexto local e contextos mais distantes.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) Eventos do letramento e práticas de letramento possuem o mesmo significado, ou seja, indicam espaços físicos em que o letramento está presente.
(   ) Eventos do letramento são as atividade que envolvem leitura e escrita.
(   ) Práticas do letramento são as significações sobre a leitura e a escrita dos participantes  que frequentam os eventos de letramento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
Alternativas:
a) F - V - V.
b) F - V - F.
c) V - V - F.
d) V - F - F.
e) F - F - V.
2)
Os estudos do letramento têm como objeto de conhecimento os aspectos e os impactos sociais do uso da língua escrita [...]. De origem acadêmica, o conceito foi aos poucos infiltrando-se no discurso escolar, contrariamente ao que a criação do novo termo pretendia: desvincular os estudos da língua escrita dos usos escolares, a fim de marcar o caráter ideológico de todo uso da língua escrita e distinguir as múltiplas práticas de letramento da prática de alfabetização, tida como única e geral, mas apenas uma das práticas de letramento da nossa sociedade, embora possivelmente a mais importante, até mesmo pelo fato de ser realizada pela também mais importante agência de letramento, a instituição escolar.
A partir da leitura do texto, podemos afirmar que o conceito de letramento
Alternativas:
a) surgiu no ambiente escolar, a fim de mostrar que essa prática é restrita ao ambiente escolar, sendo mais importante identificar as funções sociais da leitura e da escrita.
b) surgiu no ambiente acadêmico, a fim de mostrar que essa prática é restrita ao ambiente escolas, sendo que as funções sociais da leitura e da escrita não são importantes.
c) surgiu no ambiente acadêmico, a fim de mostrar que essa prática é restrita ao ambiente escolar, sendo mais importante identificar as funções sociais da leitura e da escrita.
d)surgiu no mundo acadêmico, a fim de desvincular as práticas de leitura e de escrita do ambiente escolar, a fim de mostrar que na verdade possuem vários letramentos, sendo o mais importante entender os contextos sociais das atividades de leitura e escrita.
e) surgiu no ambiente escolar, a fim de mostrar que essas práticas não são restritas ao ambiente escolar, sendo que as funções das atividades de leitura e escrita não são importantes.
3)
Leia o trecho a seguir.
 
"Estudos vêm revelando aspectos dos caminhos que crianças, jovens e adultos percorrem para tornar-se alfabetizados, bem como conhecimentos que estão envolvidos nesses processos [...]. Vêm, do mesmo modo, contribuindo para a reflexão sobre novas possibilidades de ação pedagógica com a linguagem verbal, na perspectiva de repensarem-se metodologias de trabalho que favoreçam a formação de sujeitos criticamente letrados. Tal formação estaria intimamente relacionada à construção da autoria e da cidadania, na medida em que associamos essas condições à condição letrada, isto é, à inclusão e participação dos sujeitos no tecido social por meio da apropriação de diferentes discursividades da linguagem escrita. [...] Olson e Astington [...] discutem que o letramento vem sendo visto como um fator central, tanto na transformação conceitual do sujeito quanto na cultural, e defendem que o letramento afeta a cognição indiretamente: o letramento afeta a língua e a língua afeta o pensamento. Mais especificamente, o letramento afeta o pensamento por intermédio do desenvolvimento de meios para se falar sobre o texto" (GOULART, 2006).
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) O letramento é um processo que vai além da alfabetização, ou seja, não basta apenas conhecer as letras para saber ler e escrever, mas sim conhecer as funções sociais da leitura e da escrita.
(   ) O letramento é um processo, também, de cidadania, já que tem como objetivo a formação de sujeitos críticos, os quais são capazes de pensar nas funções sociais de criação de um texto.
(   ) Acredita-se que o letramento tem função central na formação tanto do sujeito quanto da cultura, pois é nas questões de letramento que a língua e a linguagem são observadas em suas situações reais de uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
Alternativas:
a) V - F - V.
b) V - V - F.
c) F - V - V.
d) F - F - F.
e) V - V - V.
4)
Funcionar efetivamente no grupo ou na comunidade significa compreender o mundo da escrita no qual o indivíduo está inserido. Na busca de compreender as implicações da escrita no mundo social, surgiu o termo letramento. Trata-se da versão em português da palavra “literacy”, que vem do latim “littera” (letra), com o sufixo “cy” (condição, qualidade). Sob a ótica do letramento, a leitura e a escrita são vistas não apenas como a tecnologia de registrar a fala em escrita, de decodificar a escrita em fala, mas enquanto práticas sociais que possibilitam uma melhor inserção cultural do indivíduo.
 
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Para o letramento, a leitura e a escrita não deve ser vista como apenas uma habilidade de registrar a fala ou de decodificação, mas sim entender qual a função social daquela escrita na sociedade.
II. Para ser letrado há a necessidade de ser alfabetizado, pois não há como entender a escrita se não se sabe decodifica-la e dominar o código.
III. Para os jovens, o letramento de dá de várias formas, como na leitura de jornais e revistas, os quais, segundo os próprios jovens são mais acessíveis que os próprios livros.
Agora, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Somente a afirmativa I é correta.
b) Somente a afirmativa II é correta.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais