Buscar

Questionário sobre Administração Pública

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTIONARIO II
1 - É evidente que as organizações públicas podem e devem se apropriar dos instrumentos de gerenciamento desenvolvidos no âmbito privado das diferentes organizações (KRULL, 2010).
Das alternativas abaixo, qual corresponde a um desses instrumentos?
b.	Planejamento estratégico.
2 - “Frente a esse cenário, quem ganha é o cliente, que tem o poder final de escolha. As empresas disputam entre si para apresentar os melhores preços e atender aos clientes com eficiência. A meta central é sempre vender mais e obter lucros (SILVA, 2004)”.
A frase acima esta relacionado com:
a. Competitividade.
3 - A atual política de economia globalizada gerou um crescimento econômico com muitos desequilíbrios econômicos, sociais e políticos. Em contrapartida, é notório o crescente aumento da degradação ambiental, da miséria humana e também da poluição. Diante desse contexto, qual a ideia se mostra como necessária?
b.	Do desenvolvimento sustentável.
4 - Assinale a alternativa que corresponde ao setor das organizações sociais sem fins lucrativos.
d.	Terceiro Setor.
5 - Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo.
A _______________ gera mobilidade entre as classes sociais e oportunidade de crescimento econômico
a.	Administração privada.
6 - Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
Com relação à _______________________ na administração pública, vale considerar que ela torna as ações mais objetivas, afinal, ela é inflexível e oferece eficiência no trabalho realizado no setor público.
e.	Burocracia.
7 - Das alternativas abaixo, qual corresponde a transferência das mãos do Estado para as empresas particulares o direito de exercer alguma atividade econômica, excetuando-se aquelas enumeradas no artigo 173 da Constituição Federal?
c.	Livre-iniciativa.
8 - Das alternativas abaixo, qual corresponde a uma das características da burocracia na administração privada.
Para Max Weber, administração pública e administração privada devem ser analisadas sob a ótica da gestão e da iniciativa. Nesse sentido, assinale a alternativa que está relacionado com a administração pública.
d.	Não se preocupa com a competitividade.
9 - Relacionado com o Estado, assinale a alternativa que indica a existência da preocupação com a eficácia – em atingir objetivos – e com a eficiência – no bom uso dos recursos.
a.	Administração gerencial.
10 - Com relação aos princípios da administração pública, qual das alternativas significa que os atos da administração pública devem ser desempenhados visando a melhor relação custo/benefício na gestão dos recursos públicos?
e.	O princípio da eficiência.
11 - Qual da alternativas a seguir corresponde a um grupo de pessoas que se organizam para fins não econômicos, não havendo, portanto, distribuição de lucros entre seus participantes e são constituídas através de um Estatuto Social?
d.	Associações.
12 - Qual das alternativas está relacionada com a possibilidade do Estado transferir para as empresas particulares o direito de exercer alguma atividade econômica?
b.	A livre-iniciativa.
13 - Qual das alternativas preenche corretamente a lacuna abaixo?
“A _________________é importante no cenário empresarial porque favorece a economia e faz com que as crises sejam administradas da melhor maneira”.
a.	administração pública
14 - Ao governo cabe a responsabilidade primária de planejar o desenvolvimento na perspectiva da inclusão social.
Nesse sentido, qual alternativa corresponde ao setor da administração pública onde as decisões estratégicas são tomadas.
Núcleo estratégico.
15 - Assinale a alternativa que corresponde a seguinte afirmação: "Na língua portuguesa, a palavra apresenta um significado de dominação. Esse pode ser o motivo de muitas vezes a palavra remeter a um procedimento inconveniente e inoportuno".
b.	Controle.
16 - Assinale a alternativa que corresponde ao exercício de racionalidade e ordenação das ações, próprias do ser humano.
a.	Planejamento.
17 - Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
“No entanto, quando a prática da __________________ atinge níveis que a sociedade não tolera, é importante que as formas de controle da administração pública passem por uma reavaliação a fim de coibir a ocorrência dessa prática” (RAICHELIS, 2008).
e.	Corrupção.
18 - Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
A ________________ é a prática econômica de trabalhadores como donos das ferramentas e equipamentos de produção.
Autogestão.
19 - Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
A dominação política racional-legal foi fruto da união entre o _________________ dos regimes absolutistas e a burguesia emergente na Europa.
d.	Patrimonialismo.
20 - Das alternativas abaixo, qual corresponde ao elemento essencial para garantir que o governo cumpra os objetivos estabelecidos para os órgãos públicos e para os programas de longa duração, com eficiência e dentro dos preceitos legais da ordem democrática.
d.	Controle social.
21 - Diante a afirmação de que "serviços não exclusivos é setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não estatais e privadas". Preencha a lacuna com uma das alternativas abaixo.
"Com isso, os indicadores de desempenho definidos nos contratos de gestão serão o instrumento fundamental para o controle dos recursos dessas transferências, isso tanto para entidades descentralizadas como agências autônomas e ____________________________”.
b.	Organizações sociais.
22 - O que se nota pela análise do modelo gerencial é que o controle dos recursos públicos é uma questão fundamental tanto para o sucesso da reforma gerencial como, inclusive, para a necessária transformação da administração pública brasileira. Nesse sentido, assinale a alternativa que atende a uma das três orientações básicas da reforma gerencial, segundo Bresser-Pereira (1998a).
c.	Orientação técnica.
23 - Qual o nome dado ao processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, por grave delito ou má conduta, no exercício de suas funções, do presidente da República?
e.	Impeachment.
Com relação ao planejamento participativo, qual das alternativas corresponde à avaliação contínua sobre a prática para verificar a distância em que ela está da proposta ideal estabelecida em seu referencial?
c.	Diagnóstico.
Como é denominada a prática econômica de trabalhadores como donos das ferramentas e equipamentos de produção?
e.	Autogestão.
Como é denominado o controle exercido por meio do poder de fiscalização e correção que a administração pública exerce sobre seus próprios atos?
c.	Controle administrativo.
Qual é o planejamento que busca utilizar de forma harmônica o planejamento estratégico, ampliando a participação dos vários níveis profissionais existentes na sociedade?
a.	Planejamento social.
As empresas são obrigadas a publicar relatórios anuais com o desempenho aferido em diferentes modalidades. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde a essa prática que se antes era voluntária, atualmente está se tornando compulsória.
e.	Ser transparente.
Assinale a alternativa que corresponde a uma revolução mental, pois fez com que a produtividade passasse a ser gerada pela eficiência e inteligência de como se trabalha.
a.	Administração científica.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de ética que, para a sua adoção, deve se realizar análises de risco e medir as consequências das decisões que serão tomadas.
d.	Ética da responsabilidade.
Assinale a alternativa que esta relacionada com o pressuposto que a empresa cresça, seja rentável, gere resultados econômicos e contribua para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do planeta.
d.	Sustentabilidade empresarial.
Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
Empresas que investem em ___________________________ recebem, cada vez mais, reconhecimento no mercado, além de conquistarem mais credibilidade e maior poder competitivo, agregando valor aos seus
produtos e serviços e tornando-se referência perante a sociedade.
e.	Responsabilidade Social.
Das alternativas abaixo, qual corresponde a teoria que se apresenta como um desdobramento de outras teorias e que suas origens têm base na necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, na qual interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização.
d.	Teoria Estruturalista.
Dos autores nomeados abaixo, qual desenvolveu uma teoria administrativa, cuja ênfase era na divisão de tarefas?
c.	Taylor.
Em 1929, ocorreu a quebra da bolsa de valores de Nova York e, na busca pelas causas dessa profunda crise, todas as verdades até então aceitas foram contestadas. 
Nesse sentido, qual das alternativas abaixo corresponde ao modelo adotado pelas teorias administrativas e que ganharam força com a Grande Depressão?
c.	Teoria das Relações Humanas.
Qual modelo de administração é considerado como um sistema administrativo pelo qual o poder é legitimado e canalizado para a execução de tarefas orientadas para um objetivo, e que foi adotada na administração pública para substituir a administração patrimonialista.
c.	Burocrática.
Qual o nome do sociólogo alemão que viveu de 1854 a 1920, estudioso da organização dentro de seu próprio quadro de referência e definidor da administração como um sistema social e burocrático, enfocando seus aspectos institucionais, tomando como base princípios da sociologia, da ciência política e do direito.
d.	Max Weber.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais