Buscar

Características e Rituais do Hinduísmo e Budismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hinduísmo
 CARACTERÍSTICAS E RITUAIS: 
Entre os hinduístas é bastante comum o canto de mantras, principalmente, bem assim a recitação de textos religiosos e meditações, apresentando em seus rituais, normalmente, oferendas aos deuses que são cultuados em forma de imagens e meditações.
Dentre os rituais, citamos o Annaprashan, que é quando ocorre a primeira ingestão de alimentos, o Upanayanam, que é a iniciação formal para a educação de crianças de castas elevadas e o Shraadh, em que são reverenciados em banquetes os falecidos.
A cremação é considerada quase sempre obrigatória para os hinduístas, e normalmente eles praticam as peregrinações. Além disso, as orações em forma de sons entoados que auxiliam na concentração durante as meditações são os mantras, bastante conhecidos do hinduísmo.
A reencarnação, baseada no Karma, é outra das crenças da religião, tendo nela um ciclo contínuo de renascimento, chamado Samsara. Esse ciclo tem fim quando se atinge o Moksha, ou nirvana, que seria um estado de desprendimento e autoconhecimento que é alcançado pelos espíritos mais evoluídos, que não precisam mais reencarnar
BUDISMO
CARACTERÍSTICAS E RITUAIS:
O budismo representa uma atitude perante o mundo, uma técnica de comportamento. Seus seguidores aprendem a desapegar-se de tudo o que é transitório, o que resulta numa espécie de autossuficiência espiritual.
No universo budista, o qual não possui início ou fim, o Nirvana seria o estágio ideal, mas esse não pode ser ensinado, apenas percebido.
O Carma é assunto de destaque no Budismo. Segundo esta ideia, as boas e más ações (surgidas da intenção mental) trarão consequências nas próximas reencarnações, para as quais não há salvação divina.
Portanto, o Renascimento, processo em que passamos por vidas sucessivas, é justamente o ciclo que se busca romper ao ascender às moradas mais puras.
Este ciclo vicioso de sofrimento é chamado "Samsara" e é regido pelas leis do Carma.
Dessa forma, o caminho pretendido no Budismo é o “Caminho do Meio”, ou seja, a prática do não-extremismo, tanto físico quanto moral.
O Buda não é para os seguidores da doutrina um ente particular, mas um título dado a um mestre budista ou a todos os que alcançaram a realização espiritual do budismo. Assim, Buda, em hindu, quer dizer "o Iluminado".

Continue navegando