Buscar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL
1º - “O sistema capitalista não garante meios de subsistência a todos os membros da sociedade. Pelo contrário, é condição do sistema a existência de uma massa de trabalhadores desempregados, que ele chamou de exército industrial, cuja função é controlar, pela própria disponibilidade, as reivindicações dos operários.” O pensamento descrito reflete as ideias de qual pensador?
	R: E - Marx.
2º - A Revolução Industrial constitui-se em um processo de grandes transformações socioeconômicas, as quais influenciaram profundamente a vida de milhões de pessoas em quase todas as partes do planeta. Com relação à Revolução Industrial, podemos afirmar que:
	R: C - Foi com a Revolução Industrial que o capitalismo se consolidou.
3º - As ações assistencialistas permearam e ainda permeiam a sociedade brasileira, confundem-se muitas vezes com as políticas sociais e as políticas públicas. Diante desse cenário, podemos dizer que a assistência:
	R: d. - Dificulta a implantação e a implementação de políticas públicas
4º - Em relação à teoria marxista, teoria que o serviço social adota para pensar sua prática, podemos afirmar que:
R: A - É por meio do trabalho, atividade intencional e racional, com finalidade que o homem transforma a natureza a fim de obter a realização de suas satisfações.
5º - Em relação às primeiras formas de assistencialismo no Brasil, podemos afirmar que:
R: B - O assistencialismo no Brasil se confunde com a própria organização de estado, ao nos reportarmos a primeira organização geográfica, as capitanias hereditárias.
6º - Na época do governo Vargas, foram criadas as legislações trabalhistas, que eram expressas através da doação de bens e benefícios. Em relação às leis, podemos afirmar que:
	R: C - A legislação trabalhista foi mais uma forma de manobra assistencialista por parte do governo.
7º - No século XVIII, tivemos uma revolução que ocasionou profundas transformações na sociedade. Essa revolução foi:
	R: C - Revolução Industrial.
8º - O Estado passou a incorporar o trabalho do assistente social na implantação de políticas sociais que objetivavam atenuar os conflitos entre capital e trabalho. Diante desse contexto, a matéria-prima do serviço social seria a:
	R: A - Expressão da questão social.
9º - O assistencialismo é visto como uma técnica voluntária e espontânea de doação, ajuda ou favor às populações menos favorecidas, na qual se procura proporcionar uma vinculação dos assistidos aos que realizaram tal benfeitoria sob o sentimento de gratidão, vínculo e tutela. Baseado nessa prática, assinale a alternativa correta.
	R: A - É uma concepção do senso comum, sem profissionalização.
10º - Toda relação existente no capitalismo supõe uma condição de assalariamento e está intimamente ligada à venda da força de trabalho do proletariado, nessa relação existe:
	R: B - Os trabalhadores nem sempre recebem pelo que trabalham, criando antagonismo e desigualdade.
QUESTIONARIO II
11º - A gênese do serviço social ________________ localiza-se a partir desse contexto histórico e político, no qual a sociedade encontrava-se nos anos _______ em uma conjuntura marcada pelo desenvolvimento __________________. Assinale a alternativa correta que completa a frase:
	R: B - Brasileiro, 1930, capitalista.
12º - A implantação do serviço social no Brasil deu-se no decorrer de um processo histórico iniciado a partir dos anos de 1920-30. Diante disso, qual era o contexto histórico que ocorria no Brasil?
	R: A - Vivíamos a Era Vargas, modelo industrial.
13º - Assinale a afirmativa correta em relação à afirmação: "Ela (ele) teve a primeira iniciativa em institucionalizar a prática do serviço social, pois verificou que as ações caritativas não eram mais suficientes para atender as reivindicações da classe operária e de outros setores da população".
	R: A - Mary Ellen Richmond.
14º - Assinale a alternativa correta em relação ao nascimento do Serviço Social:
	R: D - Nasce no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social.
15º - Através do surgimento das primeiras manifestações da institucionalização do serviço social pela igreja, ocorre a criação do (da) _______________:
	R: B - EAS - Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo.
16º - Comente a alternativa correta em relação a metodologia proposta por Mary E. Richmond:
	R: - A - Metodologia do Caso Social Individual.
17º - No que diz respeito à história profissional do Serviço Social, assinale a afirmação falsa.
	R: - B - A primeira escola latino-americana foi criada no Brasil (1936).
18º - O Serviço Social, na sua gênese, apresenta-se:
	R: C - Como uma atividade com bases mais doutrinárias que científicas.
19º - A - O serviço social no ________________, até a primeira metade da década de __________, por receber apoio e orientação da Escola de serviço social da ______________, e por ter como referência a ___________ _______________, tem uma forte influência europeia vinculada ao pensamento conservador.
	R: A - Brasil, 1940, Europa, igreja católica.
20º - Sobre a criação das primeiras escolas de serviço social no Brasil, aponte a afirmativa correta:
	R: D - Em 1936, foi criada a primeira escola de serviço social em São Paulo.
QUESTIONARIO III
1º - “Esse estímulo dado ao serviço social deve ser entendido como estratégia dos países capitalistas, tendo como ‘cabeça’ os EUA, de viabilizar e consolidar o modo de produção capitalista. O assistente social era visto como um profissional-chave para realizar trabalhos comunitários de integração das populações aos ideais nacionais”. A passagem se refere a que período histórico do serviço social?
	R: A - Ao período a partir dos anos 1950.
2º A partir da década de 1960, o serviço social começa a sofrer importantes transformações no movimento de ___________________ da profissão na América Latina, que trazia uma denúncia do _____________________ profissional.
R: A - reconceituação, conservadorismo.
3ºA partir da influência teórica e metodológica estabelecida segundo o contexto dos congressos de serviço social, a década de 1950 foi marcada por qual fase da profissão?
	R: E - Pela fase de renovação crítica.
4ºAssinale a alternativa que corresponde aos três temas do I Congresso Pan-Americano de Serviço Social, que ocorreu no Chile em 1945.
	R: A - O ensino de serviço social, temas oficiais e temas livres.
5º Assinale a alternativa que marca corretamente as três vertentes que marcaram a renovação do serviço social:
	R: D - Perspectiva modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura.
6º Entre os anos de 1935 a 1939, a ação profissional abrangia um trabalho com migrantes, imigrantes, famílias de operários, menores, desvalidos, trabalhadores e egressos de reformatórios, penitenciárias e hospitais, por meio de uma prática _________________ e eminentemente ___________________. Complete as lacunas com a alternativa que está correta.
	R: C - doutrinária, assistencial.
7º No período de 1930 a 1945 ocorrem dois grandes eventos político-sociais: a Segunda Guerra Mundial (Europa) e o período do Estado Novo (Brasil). As mudanças econômicas, políticas e sociais que então ocorrem requerem também mudanças no serviço social que vinha sendo realizado, o que leva ao surgimento da profissão no Brasil. Nessa época, sofríamos qual influência em nossa prática profissional?
	R: B - Influência europeia.
8º Nos primeiros anos da década de 1960, já com uma visão mais politizada e participativa (democratizada), o serviço social integra as experiências de DC com o comprometimento com as transformações estruturais que permeavam o governo vigente. Nessa época, quem governava o nosso país?
	R: C - João Goulart.
9º O II Congresso Pan-Americano de Serviço Social ocorreu em 1949, no Rio de Janeiro, e teve como tema central ____________________________. Assinale a alternativa que marca o tema do congresso.
	R: D - O serviço social e a família.
10º Observa-se uma substituição da influencia _____________________
pela ______________, marcada pelo Congresso Interamericano de Serviço Social, realizado em 1941, em Atlantic City (EUA), que alterava o processo de formação dos assistentes sociais e, consequentemente, a prática profissional.
	R: A - europeia, norte-americana.
QUESTIONÁRIO COMPLEMENTAR IV
1º - A década de 1980 inaugura um novo processo para a revisão profissional. É nessa década que a categoria profissional respira novos ares rumo a uma atuação mais democrática e autônoma. Instala-se um processo dentro e fora da categoria, processo de renovação do serviço social, conhecido como _____________________ do serviço social com o tradicionalismo profissional.
Assinale a alternativa que completa a afirmação:
	R: A - processo de ruptura.
2º - As décadas de 1980 e 1990 sinalizaram a maturidade do serviço social. Com sua aproximação de outras matrizes teóricas e com a crítica fundamentada e elaborada, tornou-se evidente que o caráter dado à profissão anteriormente – acrítico e a-histórico – deveria ser rompido e repensado. Qual a teoria que o serviço social adota para responder às suas demandas?
	R: A - teoria marxista.
3º - Complete com uma das vertentes que emergiram no bojo do movimento de reconceituação:
Vertente inspirada _____________________, que priorizava a metodologia dialógica, abarcando nesta as concepções de pessoa, o diálogo e a transformação social como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão.
	
R: B - na fenomenologia.
4º - Este congresso realizou a crítica ao conservadorismo, ao capitalismo e à autocracia burguesa, firmando um compromisso com a classe trabalhadora e com transformações radicais da sociedade. Estamos nos referindo ao ___________________.
	R: B – congresso da virada.
5º - Este congresso representou um momento de grandes mudanças para a profissão, abrindo novos horizontes de disputa pela democracia, vinculado à ___________________ na luta pelos direitos humanos, atrelado a movimentos sociais e outras associações.
Assinale a alternativa que completa a frase:
	R: E- classe trabalhadora.
6º - Exige-se um novo perfil profissional que melhor contemple as expressões (múltiplas expressões) da questão social; é necessário transitar pelos vários loci profissionais; saber propor, negociar e defender a profissão de assistente social, rompendo com o fatalismo e o messianismo.
A afirmativa acima se refere às exigências para o profissional assistente social:
	R: A - na contemporaneidade.
7º - No contexto de ____________________, a profissão busca o _____________________ com a classe ___________________ através do aprimoramento intelectual, baseada na qualificação acadêmica e alicerçada em concepções teórico-metodológicas críticas e sólidas.
	R: A – renovação; compromisso; trabalhadora.
8º - O serviço social na _________________ rompe com o conservadorismo, achegando-se a uma visão de homem enquanto ser social que constrói sua história, tendo a liberdade como eixo central de orientação deste projeto, entendido não apenas como valor, mas como capacidade ontológica do ser social.
Estamos nos referindo a que período da construção histórica do serviço social?
	R: D - década de 1990.
9º - Os anos de 1960 influenciaram grandemente o serviço social brasileiro. Com a instalação da ditadura militar, novas demandas foram impostas ao assistente social; porém, com o grande cerceamento ideopolítico, muito pouco se avançava. A categoria profissional apresentava-se engessada e de braços atados com os limites impostos pelo período. A impossibilidade de questionar as condições políticas, sociais e econômicas da realidade brasileira sinalizava um movimento interno e externo, que indagava e questionava o objeto, os objetivos, os métodos e os procedimentos de intervenção do serviço social, dando início ao chamado ____________________.
Assinale a alternativa que completa a afirmação:
	R: C - movimento de reconceituação.
10º - Sobre o serviço social nos anos 1980, o Estado liberal traz, como estratégia de governo, um projeto privatista, o que cada vez mais vem trazendo demandas para o serviço social. Muitas das demandas apresentadas à categoria têm um caráter de fiscalização dos usuários, de convencimento da impossibilidade de acessar determinado recurso por não apresentar o perfil estabelecido; na seleção socioeconômica que exclui mais usuários de que os inclui; na atuação psicossocial via aconselhamento; na atuação através da inclusão de benefícios previdenciários e sociais, tal como é o Benefício de Prestação Continuada - BPC2. Ainda perfilam a atuação profissional a ação junto aos planos de saúde, perícias sociais, planos de previdência privada. Tais práticas podem significar uma volta ao _________________ por meio da ideologia do favor e do predomínio de práticas individuais.
	R: D - assistencialismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais