Buscar

Alfabetização e Letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alfabetização e Letramento
Questão A
 
Ao produzir um texto escrito o aluno deve expressar diversos procedimentos, pois nessa tarefa ele assume diversos papéis como: (de quem planeja,  de quem lê para revisar e  de quem corrige propriamente). Desta forma temos que levar em conta o funcionamento e funções da escrita assim as condições em que é produzida. O que está proposto na escrita deve estar bem claro para o interlocutor a finalidade do texto. É de grande importância que o professor e/ou colegas façam intervenções nessa produção, questionando, sugerindo formas mais adequadas para contemplar aquilo que o autor pretende dizer. Diante a estas afirmações, elabore um texto destacando a função de alunos e professores durante o processo de revisão do texto produzido.
 O processo de produção de texto no ensino aprendizagem é sem duvida, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor.
O aluno ao produzir um texto dependendo do seu grau de conhecimentos deve estar consciente das diversas regras gramaticais presentes na língua portuguesa e as formas de coerência e coesão de sua produção. Diante disso ele tem que se atentar aos detalhes da escrita, primeiramente é preciso fazer uma revisão do texto antes de entrega-lo, em seguida entra em ação o professor fazendo sua avaliação e as correções necessárias a serem feitas. É importante que o educador cobre a reescrita, pois após a pesquisa o estudante tem a oportunidade de mostrar o que aprendeu e de saber se está de fato correto! 
Deste modo faz com que o aluno exercite sua escrita, de modo que as correções possibilitam novos conhecimentos e posteriormente melhores produções textuais.
QUESTÃO B
 
A aluna Sandra, matriculada no 2° Ano da Escola do Ensino Fundamental Padre José Almeida, é inteligente, percebe-se que se esforça, foi aprovada no ano anterior pelo Conselho de Classe da escola, por se tratar de uma aluna muito querida e educada, porém, está no 3º Bimestre do 2° Ano e ainda não aprendeu a ler e escrever. Se você fosse assumir a turma da aluna Sandra, qual metodologia utilizaria para ajudar a aluna Sandra em seu processo de alfabetização para que ela não reprovasse 2º Ano?  Comente no.
Um tema que vem sendo bastante discutido nos dias atuais  na educação infantil é a dificuldade enfrentada por alguns alunos no processo de leitura e escrita nos anos inicias. Estas dificuldades podem esta associada a diversos fatores sendo o emocional, psicológico, o ambiente familiar dentre outros. 
Como professora da turma da escola Padre José Almeida me atentaria em trabalhar a essa aluna Sandra de maneira que os demais alunos não ficassem de lado. Utilizaria método de ensino, como os sintéticos que podem ser divididos em três tipos, o alfabético, o fônico e o silábico. No alfabético, o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto. 
 Com esse trabalho pedagógico mais intenso a aluna Sandra progride para as demais séries com o grau menor de dificuldade de ensino/aprendizagem, reflexo de um trabalho desenvolvido em sala de aula, de maneira que ela não fica sem o aprendizado.

Outros materiais