Buscar

AD1 ALFA 2 2019 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
Curso de Licenciatura em Pedagogia 
Avaliação à Distância 1 – AD1/ 2019-1 
Disciplina: Alfabetização 2 
Articulador Acadêmico: Stella Maris Moura de Macedo 
 
 
Nome: Daniela Ferreira Campos Matrícula: 18212080252
Polo: Magé 
 
 Questão da AD1 que deverá ser respondida: 
Após a leitura do texto, transcreva as ideias centrais apresentadas em cada categoria; Conceito de alfabetização, Natureza do Processo de Alfabetização e Condicionantes do processo de Alfabetização. Essa parte da resposta exige o uso de aspas. Em seguida, elabore um texto argumentativo, articulando as ideias da autora com os seus conhecimentos, no campo da alfabetização. 
O texto deve ser de sua autoria e deve ter no máximo 1,5 lauda. 
Magda expõe em seu texto como as facetas da alfabetização podem ser estudadas e discutidas a cerca de três ideias que ela define. Destacarei trechos importantes e pertinentes de cada categoria.
 
• Conceito de Alfabetização: 
“...é preciso diferenciar um processo de aquisição da língua (oral e escrita de um processo de desenvolvimento da língua (oral de escrita);”
“...a alfabetização é um processo de representação de fonemas em grafemas e vice-versa, mas é também um processo de compreensão/expressão de significados através do código da escrita.”
“O conceito de alfabetização depende, assim, de características culturais, econômicas e tecnológicas;”
“...uma teoria da alfabetização deverá basear-se num conceito desse processo suficientemente abrangente para incluir a abordagem ‘mecânica’ do ler/escrever, o enfoque da língua escrita como um meio de expressão/compreensão, com especificidade e autonomia em relação à língua oral, e, ainda, os determinantes sociais das funções e fins da aprendizagem de língua escrita.”
• A natureza do processo de Alfabetização: 
“Uma teoria coerente da alfabetização exigiria uma articulação e integração dos estudos e pesquisas a respeito de suas diferentes facetas. Essas facetas referem-se, fundamentalmente, às perspectivas psicológica, psicolinguística, sociolinguística e propriamente linguística do processo.”
“qualquer sistema de comunicação escrita é profundamente marcado por atitudes e valores culturais, e pelo contexto social e econômico em que é usado. Portanto, a alfabetização é um processo de natureza não só psicológica e psicolinguística, mas também de natureza sociolinguística.”
“...a alfabetização é, como se disse inicialmente, um processo de natureza complexa. Trata-se de fenômeno de múltiplas facetas, que fazem dele objeto de estudo de várias ciências. Entretanto, só a articulação e integração dos estudos desenvolvidos no âmbito de cada uma dessas ciências pode conduzir a uma teoria coerente da alfabetização. No entanto, o problema da alfabetização não está, apenas, nessa sua característica interdisciplinar. Além desta, é preciso considerar, ainda, os aspectos sociais e políticos que condicionam a aprendizagem, na escola, da leitura e da escrita.”
• Condicionantes do processo de Alfabetização: 
“...o processo de alfabetização, na escola, sofre, talvez mais que qualquer outra aprendizagem escolar, a marca da discriminação em favor das classes socioeconomicamente privilegiadas.”
“...essa língua oral culta, que a escola valoriza, e a língua escrita constituem dialetos muito diferentes das práticas linguísticas das crianças das classes populares; por isso, essas práticas são rejeitadas pela escola e, mais que isso, atribuídas a um "déficit linguístico", que se acrescentaria a um "déficit cultural", conceitos insustentáveis, quer do ponto de vista científico (segundo as ciências linguísticas e as ciências antropológicas, línguas e culturas são diferentes umas das outras, não melhores ou piores), quer do ponto de vista ideológico.”
 “Conclui-se que, à natureza complexa do processo de alfabetização, com suas facetas psicológica, psicolinguística, sociolinguística e linguística, é preciso acrescentar os fatores sociais, econômicos, culturais e políticos que o condicionam. Uma teoria coerente da alfabetização só será possível se a articulação e integração das várias facetas do processo for contextualizada social e culturalmente e iluminada por uma postura política que resgate seu verdadeiro significado.”
Magda mostra que o processo de alfabetização é um fenômeno complexo, delicado e que englobam perspectivas sociais, psicológicas, linguísticas, sociolinguísticas e até mesmo ideológicas. Magda segue a linha que Freire expõe, a educação como um processo político, como uma libertação do paradigma social que classes mais vulneráveis sofrem. Quando Freire afirma que “Além de um ato de conhecimento a educação é também um ato político. É por isso que não existe pedagogia neutra.”, Magda expõe a sua posição favorável a essa afirmação e nos leva a refletir o papel da alfabetização diante da atual sociedade.[1: Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor / Ira Shor, Paulo Freire; tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986]
Pontos importantes sobre alfabetização devem ser destacados quando se trata de educar alguém, uma delas é sobre como podemos passar conteúdos tão relevantes carregando a importância social e política que elas contêm. A política está em tudo, crianças são expostas a ela, mesmo sem que percebam, os fatores sociais e seus exercícios como cidadãos são postos em práticas desde muito jovens, o afloramento de seus exercícios é com seu crescimento e desenvolvimento. Pensando nessa perspectiva devemos ter atenção ao processo de alfabetizar, pois estamos lidando com uma apresentação de novas linguagens, de novos códigos. Devemos criar e apresentar formas interessantes e palpáveis as suas realidades, levantar discussões e questões que possam ser resolvidas em aula, que seja divertido, leve e rico em conteúdo. Mostrar ao aluno a importância da escrita, da fala, da expressão, criar um espaço em que seja aberto a ideias, a perguntas, a interação lúdica, permitindo ao aluno de se manifestar, de se expressar, de interagir, de ser o protagonista da sua aprendizagem. 
Um ambiente educador deve sempre permanecer sob o cuidado de como os conteúdos estão sendo passados, devemos sempre ter olhos críticos e cuidadosos diante da realidade dos alunos de forma que ele possa mesclar a sua realidade escolar com sua realidade social, tornando-os um só, de maneira fluida, se reconhecendo em suas aulas, nas suas atividades, nas suas avaliações podendo assim se desenvolver com sua realidade, com sua vida, tendo melhor qualidade de aprendizagem.

Outros materiais