educaçao ambiental
1 pág.

educaçao ambiental

Disciplina:Meio Ambiente1.647 materiais4.886 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIO AMBIENTAIS
DISCIPLINA: MUDANÇAS CLIMÁTICAS
PROFESSORA: GISLAINE
ALUNOS: AYLA LORRANNY, JÉSSICA CASTRO, JOYCE VICENTE E MARCELO ANTONY

Educação Ambiental

O que é educação ambiental
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.
Tipos de educação ambiental
Educação ambiental conservacionista, Educação ambiental biológica, Educação ambiental comemorativa, Educação ambiental política e Educação ambiental para as sociedades sustentáveis.
Objetivo
A educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, ela busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs. Ela trabalha com a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta. O processo de conscientização e a educação ambiental não são colocados em prática instantaneamente. Necessita-se de mudanças de hábitos e transformação cultural e social. É necessário, ainda, assumir a gravidade do problema, buscar formas para minimizar os danos e educar o cidadão. É somente dessa forma que cada pessoa saberá a real urgência e seriedade em mudar alguns hábitos e atitudes como reduzir o desmatamento e queimadas das florestas, diminuir a emissão de poluentes em solo, ar e rios, combater o uso irracional da água e preservar a natureza.
No dia 03 de junho é comemorado o Dia Nacional da Educação Ambiental.
Principais metodologias
Conhecimento científico: aquecimento global, agroenergia, água, resíduo e produção alimentar.
Conhecimento tecnológico: tecnologia de informação, energia solar, biocombustivéis e tratamento da água.
Conhecimento artístico: pinturas, músicas, danças, teatros, filmes, poemas.
Conhecimento cultural: sobre a cultura de cada região, as crenças, a história, arqueologia, o turismo.
A ética: a ética ambiental se traduz em normas e leis, que constituem pactos e compromissos a serem cumpridos por todos, para evitar que os conflitos e disputas sejam resolvidos de forma violenta.
Importância dos três Rs
Reduzir: corresponde a análise de tudo que consumimos atualmente, avaliar o que é importante e o que é supérfluo,tais como, as embalagens de produtos
Reutilizar: é reutlilizar algo que não mais usamos para outros fins, como exemplo fazer bancos com garrafas PET.
Reciclar: Transformar materias usados em novos produtos, como exemplo, metal em latas de alumínio.
Consequências