GUIA ABNT 2018
19 pág.

GUIA ABNT 2018


DisciplinaAborda7 materiais24 seguidores
Pré-visualização3 páginas
GUIA ABNT 2018
FastFormat, site que ajuda a escrever vários tipos de trabalhos acadêmicos sem precisar seguir as regras na hora de digitar o conteúdo do texto ou as referências.
O site mais prático para gerar referências automáticas é o Menthor (menthor.co), que exige cadastro, mas é gratuito. Ele tem uma interface mais intuitiva e fácil de usar, além de permitir adicionar mais de uma referência por vez e construir o documento logo em seguida.
A alternativa mais conhecida é o More, sigla para Mecanismo Online para Referências. O site foi criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, assim como o Menthor, é baseado na NBR 6023/2002, norma atualmente em vigor da ABNT que cria as regras para referências.
Regras de formatação
FONTE: Defina a Fonte como Times New Roman ou Arial, em tamanho 12. Caso seja alguma citação, referência, legenda ou tabela, a fonte deve ser de tamanho 10;
Nas notas de rodapé, citações diretas, legendas e fontes de tabelas e figuras, deve-se utilizar a fonte de tamanho menor e uniforme. A NBR 14724 não diz, propositalmente, qual o tamanho exato, mas normalmente se utiliza o tamanho 10.
ESPAÇAMENTO: Deve ser de 1,5 no corpo do texto e de 1,0 para citações com mais de 3 linhas, referências, legendas e em alguns resumos de projetos de pesquisa.
O texto deve ser digitado com espaçamento entre linhas de 1.5, com exceção das citações diretas com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitados em espaçamento entre linhas simples.
O espaço entre o título das seções primárias e o primeiro parágrafo deve ser de uma linha em branco de 1,5. No caso dos títulos das subseções, os mesmos também devem ser separados com uma linha em branco de 1,5 após o parágrafo anterior e antes do próximo parágrafo.
MARGENS: De acordo com as normas e regras da ABNT, a frente da folha deve apresentar margem esquerda e superior de 3cm e direita e inferior de 2cm. No caso de impressão frente e verso, as margens devem ser espelhadas, isto é, essas medidas são invertidas na folha de verso. Veja na figura abaixo como deve ser configurada as margens do seu documento:
Citações diretas com mais de três linhas devem ser colocas em parágrafo próprio, com recuo de 4cm da margem esquerda.
Títulos e Textos
Todos os títulos do trabalho devem ser escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman). Lembre-se de manter uma uniformidade com relação a tipografia. A mesma regra vale para o texto do TCC. Não se esqueça que o espaçamento entre as linhas é de 1,5.
Notas de Rodapé
As Notas de rodapé são responsáveis por esclarecer e complementar determinados trechos do trabalho. Ao formatar uma nota, lembre-se de que as letras devem ter tamanho menor do que 12 e espaçamento simples entre as linhas.
Notas de Rodapé
As notas de rodapé devem obedecer as margens indicadas previamente e separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por um filete de 3cm, a partir da margem esquerda. Veja a figura abaixo:
Citações
Mencionar a informação extraída/retirada de uma outra fonte.
Citação Direta
A citação direta traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação.  Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.
Citação indireta
A citação indireta é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.
Para obter informações mais detalhadas, de acordo com a necessidade da sua citação, leia a NBR 6023: 2002 e NBR 10522: 1988.
Regras Gerais
As chamadas pelo sobrenome do autor ou instituição responsável pelo documento devem ser escritas em letras maiúsculas e minúsculas. Contudo, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. Veja o exemplo:
Citação da citação
Quando você faz a citação direta ou indireta de um texto que você não teve acesso direto ao conteúdo original. Veja como fazer automaticamente no FastFormat: Citações e Referências ABNT: cf, apud, et al., et seq., idem ou id., ibid, op. cit., passim, loc. cit.
Citação direta com mais de 3 linhas
Quando você transcreve parte do texto de uma obra de um determinado autor consultado por você. Coloque o conteúdo em um novo parágrafo com um recuo de 4cm da margem esquerda do texto. O tamanho da fonte da citação deve ser menor que a fonte do texto principal e sem as aspas. Veja o vídeo e o exemplo abaixo:
Citação direta de até 3 linhas
Devemos utilizar aspas duplas nesse caso e fazer uma citação para identificar de onde o trecho foi retirado. Veja no exemplo:
 
PAGINAÇÃO
Ainda segundo a norma ABNT NBR 14724, a numeração deve contar a partir da folha de rosto (ou a próxima folha depois da capa), mas só deve ser exibida nos elementos textuais, ou seja, na introdução (normalmente depois do sumário). Os números não são exibidos em páginas como folha de rosto, resumo ou sumário (mas as páginas são contadas). Esse esquema ajuda a entender:
A numeração é feita em algarismos arábicos e fica no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e a 2 cm da borda direita.
A contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda. 
Numeração da página.
As folhas a partir da folha de rosto devem ser contadas sequencialmente, mas não devem ser numeradas. A numeração deve aparecer a partir da parte textual. Sendo apresentada em algarismos arábicos no canto superior direito da folha. O espaçamento deve ser 2cm da borda superior e o último algarismo deve ficar a 2cm da borda direita da folha.
Se o seu documento tiver apêndices e anexo, as suas folhas devem ser numeradas e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.
Indicativos de seção
O indicativo numérico da seção precede o seu título, deve ser alinhado à esquerda e separado por um espaço de caractere. As seções primárias, como capítulos, devem iniciar em página ímpar, na parte superior.
Títulos sem indicativo numérico
Títulos de seções sem indicativo numérico devem ser centralizados, dentre eles: errata, lista de ilustrações, agradecimentos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndices, anexo e lista de símbolos/abreviatura.
Siglas
Quando aparece pela primeira vez no texto a forma completa do nome deve preceder a sigla que é colocada entre parênteses. Exemplo: Universidade Federal De Pernambuco (UFPE). Se seu documento possui muitas siglas, considere incluir uma Lista de Siglas
Equações e Fórmulas
Devem ser destacadas no texto, e quando necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. OBS.: é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte os elementos da fórmula quando ela é utilizada na sequência normal do texto.
Ilustrações
As ilustrações podem ser de vários tipos, como por exemplo: desenhos, fluxogramas, gráficos, mapas, quadros, retratos, plantas, etc. Sua identificação deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida da numeração, travessão e legenda.
A numeração deve ser em ordem de ocorrência no texto e apresentada em algarismo arábicos. A fonte consultada deve ser informada na parte inferior. Veja um exemplo de ilustração abaixo conforme recomendado pelas normas e regras da ABNT.
DICA: (1) A legenda deve ser concisa, de forma que o leitor não precise consultar no texto ou fonte para entendê-la. (2) Você deve inserir o mais próximo possível do lugar onde fez referência a ela no texto; contudo não existe uma exigência de que a ilustração deve estar exatamente na mesma página de sua primeira citação.
Tabelas
De acordo com as normas e regras da ABNT, as tabelas são elementos distintos das ilustrações. Devem