Buscar

AD1 libras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD1 - Libras 
Nome: Marcella dos Santos Monteiro da Silva
Polo: Natividade
Matricula: 15216080127
Questão 1:
R: A abordagem oralista tem por prioridade o exercício da fala, como um único meio de participação social e interação, crendo que somente através dos métodos de aprendizado da fala e orofaciais seria possível uma vivencia mais digna aos surdos, a proposta enfim pretendia que os surdos fossem “normalizados” uma vez que tal deficiência era considerada uma anormalidade e agissem como se ouvissem. Os resultados insatisfatórios faziam que muitos indivíduos vivessem as margens da sociedade e exclusos, além do grande nível de evasão escolar por não ser possível a compreensão e aprendizado. O oralismo não aceitava a ideia de comunicação gestual, por tanto era muito difícil estabelecer uma comunicação com surdos. As famílias eram incentivadas não atender a gesto, como podemos ver no momento do filme em que os pais levam o filho ao especialista e lá recebem o diagnostico e são ensinados do modo como devem agir, seguindo as características citadas acima, como não corresponder a gesto, estimular a oralização e etc...
Questao 2:
R: A modalidade oralista baseada na crença de que a língua oral é a única forma possível de comunicação e desenvolvimento cognitivo para o sujeito surdo e a Língua de Sinais deve ser evitada a todo custo porque atrapalha o desenvolvimento da oralização. Porém ao longo dos anos o oralismo recebeu duras criticas, com resultados insatisfatórios no desenvolvimento dos surdos foram sendo apontados diversas outras problemáticas acerca desse método, como; a exclusão social, a evasão escolar, a dificuldade de comunicação social, a dificuldade do desenvolvimento cognitivo e o atraso na aprendizagem, além da baixa eficácia de tornar de fato um cidadão oralizado. Todas essas criticas foram abrindo caminhos para o conhecimento de novos métodos que poderiam ser anexados ou não ao oralista. No filme podemos ver na cena na cozinha o momento em que a mão se desespera ao não conseguir comunicar-se com seu filho, e critica oque o profissional disse uma vez eu não ver eficácia no dialogo com seu filho, dizendo não se importar com oque o mesmo disse.
Questão 3:
R: “A Comunicação Total é a prática de usar sinais, leitura orofacial, amplificação e alfabeto digital para fornecer inputs linguísticos para estudantes surdos, ao passo que eles podem expressar-se nas modalidades preferidas.” Ou seja, o individuo pode utilizar o método que sentir-se mais confortável e que julga melhor, ou englobar todos. O objetivo é fornecer à criança a possibilidade de desenvolver uma comunicação real com seus familiares, professores e coetâneos, para que possa construir seu mundo interno. O que acreditasse é que, em relação ao oralismo, alguns aspectos do trabalho educativo sofreram melhoras e que os surdos, no final do processo escolar, conseguem compreender e se comunicar um pouco melhor. A comunicação total favoreceu de maneira efetiva foi o contato com sinais, que era proibido pelo oralismo, e esse contato propiciou que os surdos se dispusessem à aprendizagem das línguas de sinais, externamente ao trabalho escolar. Em diversas partes do filme “Sou surda e não sabia” podemos ver a importância que é a dada à língua de sinais e o quanto os surdos se identificam com a mesma, nos minutos finais do filme existe uma fala que diz que é necessário dizer aos pais como a língua de sinais é vital e irá desenvolver seus filhos e fazer parte de uma educação que aceita isso irá fazer acreditar nas suas capacidades.
Questão 4:
R: Após tal experiência pode notar as dificuldades sofridas pelos surdos e como o oralismo era um método complicado, é possível compreender algumas palavras, mas muitas se perdem então você tem que ficar adivinhando oque foi dito e tentar introduzir no contexto e sendo assim muitas vezes você perde a cena de fato por estar se direcionando mais para região labial e aos gestos manuais. Foi uma dura experiência e me fez refletir mais do quanto é importantes ações inclusivas que facilitem a decodificação para esses cidadãos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais