A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Tarefa I AD1   Sistemas da Infrmação   Fernando Rambolt

Pré-visualização | Página 1 de 1

Tarefas 1 e 2 – Sistemas da Informação no Setor Pública – Fernando Rambolt
A partir do texto anexo (A gestão tecnológica), responda às seguintes questões:
1. A gestão de tecnologia envolve apenas o controle e manutenção de dispositivos de hardware e software de uma empresa? Explique.
R: Não. A gestão de tecnologia veio para que o profissional da área de TI pudesse juntar o conhecimento técnico em hardware, software e redes com conceitos de processos, gestão de pessoas, características de negócios e visão de mercado. Enfim, um profissional da área de TI que saiba aplicar as inovações tecnológicas em seus processos e em novas oportunidades de negócios.
2. O conhecimento de um gestor em tecnologia deve se basear apenas em conhecimento técnico da área tecnológica? Explique.
R: Não. O advento das redes sociais colocou as empresas num novo patamar de aplicação tecnológica, uma vez que cada vez mais departamentos das mesmas possuem cada vez mais ferramentas ligadas a tecnologia. Com isso,
3. Quais são considerados elementos essenciais para o fortalecimento da área de gestão e tecnologia?
R:
Tarefa 2.
Apresente um exemplo real do uso de Sistema de Processamento de Transação, de Sistema de Informação Gerencial ou de Sistema de Apoio à Decisão (apenas um) aplicado ao setor público, contendo:
a) Identificação da categoria do sistema;
R:
b) Breve descrição;
R: O sistema SIG da Comlurb dá suporte a áreas funcionais e aos administradores da empresa. É uma ferramenta de TI concebida para integrar os processos empresariais, tendo como objetivo planejar, controlar e fornecer suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa. Todos os dados, transações realizadas pela Comlurb são registrados e armazenados centralizado, para que os dados extraídos do sistema possam transformar-se em informações rápidas, precisas
e adequadas.
Os avanços tecnológicos, particularmente em SIG, permitem antecipar as vantagens 
competitivas oferecidas pelas novas estruturas que emergem no ambiente econômico 
atual. Conseqüentemente, o foco da estratégia e do marketing passa a ser a rede integrada 
de relacionamentos. Nesse contexto de negócios, a informação correlata torna-se um
requisito fundamental para o sucesso das empresas.
c) Referência (fonte).
R: A Coordenadoria de Informações da COMLURB foi a responsável pela criação e manutenção do Sistema de Informação Gerencial (SIG), relativo à Gestão de Pessoas.
DECRETO Nº 39.099 DE 19 DE AGOSTO DE 2014.
Acesso em:
http://www.rio.rj.gov.br/documents/91370/8278131/Compet%C3%AAncias+DGC.pdf?version=1.0