Buscar

AV INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL
		1 -O que se entende por capacidade teleológica do homem?
		
	
	
	
	
	 
	Sua capacidade de prefiguração, ou seja, de planejar em sua consciência o que irá executar;
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201805969032)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿Os grupos econômica e politicamente distintos em que se divide cada sociedade. Sua diferenciação depende, pois, das relações que mantêm dentro do sistema produtivo vigente e de sua respectiva divisão de trabalho. ¿ O conceito refere-se a:
 
 
		
	 
	Classes Sociais
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201803130401)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O modo de produção característico das sociedades mais simples foi nomeado por Engels de comunismo primitivo. Sobre esse modo de produção podemos afirmar:
		
	 
	A terra é considerada propriedade comum a todos do grupo, a comunidade produz coletivamente para consumo e todos, numa economia voltada para subsistência.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201803210252)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): I- Antes da década de 30, a questão social era vista como caso de polícia. No Governo Vargas, o Estado passou a ser o responsável pela resolução dos problemas sociais. II- Desde a eclosão da crise mundial do capitalismo de base fordista, a questão social assumiu novas configurações pela estreita relação operada no "mundo do trabalho". III- Segundo Iamamoto, o predomínio do capital fetiche conduz à descartabilidade e indiferença perante o outro, o que se encontra nas novas configurações da questão social na era das finanças. IV- O Serviço Social está diretamente vinculado ao processo de produção capitalista, pois atua com políticas refilantropizadoras. V- O conceito de subemprego é baseado em modelos teóricos relativos à capacidades potenciais e aos desejos de trabalho da população em idade de trabalhar.
		
	
	
	 
	Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201803128531)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre os modos de produção e formações sociais, considere as seguintes afirmativas:
1. No feudalismo a economia era dominada por uma aristocracia latifundiária que se sustentava com o trabalho escravo e não remunerado.
2. No capitalismo competitivo a economia é dominada pela burguesia, dona do capital e orientada para o lucro, numa economia de mercado.
3. No modo de produção autárquico o trabalho é realizado somente por artesãos que vendem sua força de trabalho por um salário.
4. O oligopolismo caracteriza-se pela forte concentração empresarial, eliminação da livre concorrência e domínio da economia.
5. A economia socialdemocrata é essencialmente capitalista, tendo o Estado como interventor para atenuar as desigualdades sociais.
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201804104999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na atual conjuntura de precarização e subalternização do trabalho à ordem do mercado e de mudanças nas bases da ação social do Estado, as manifestações, que são a matéria‐prima da intervenção profissional dos assistentes sociais, assumem novas configurações e expressões, entre as quais destacamos a insegurança e vulnerabilidade do trabalho e a penalização dos trabalhadores, o desemprego, o achatamento salarial, o aumento da exploração do trabalho feminino, a desregulamentação geral dos mercados e outras tantas questões com as quais os assistentes sociais convivem cotidianamente.¿ Conforme contexto, a denominação das manifestações, que são a matéria‐prima da intervenção profissional do assistente social, é a
		
	 
	questão social.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201803637746)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cenário contemporâneo sob a égide neoliberal, apresenta novos desafios ao Serviço Social. O perfil profissional requerido para o enfrentamento destes novos desafios são os de um profissional:
		
	 
	Interventivo, propositivo e investigativo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201805945850)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O estatuto do Idoso em seu  artigo 9º  assegura ser obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais ___________ que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
 
		
	
	
	
	
	
	
	 
	públicas
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201803583992)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre questão social é correto:
	
	
	
	 
	Questão social expressa desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por disparidades nas relações de gênero, característica étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201805945822)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Acerca da reestruturação produtiva, observa-se o trabalho precarizado no cenário contemporâneo. Tem-se o predomínio de um padrão de acumulação capitalista, bem como uma mundialização do capital. Esse momento trará em seu bojo alterações profundas na estruturação do mercado de trabalho, reduzindo-se oportunidades de emprego, exigindo-se trabalhadores ___________________ e __________________ e que se disponham a colaborar com a empresa.
		
	
	
	 
	polivalentes e multifuncionais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais