Buscar

aula 2 história da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso de 
Pedagogia
 EAD
	NOTAS
ATV 2:
	Atividade: ATV 2
	Data: novembrode 2018
	
	Disciplina:História da Educação
	Semestre: 2º
	
	
PROFESSORA/Dra: Claunice Maria Dorneles
COORDENADORA: Profa./Me Natacya
	Acadêmico (a): Patrícia Aparecida Proença Sandeski
	RGM: 053.17827
	
ATENÇÃO:
1) Preencha todos os campos em branco do cabeçalho (exceto o campo “nota”). 
2) Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção.
3) Caso tenha interesse em receber a devolutiva de suas atividades antes das provas, deve encaminhá-las até no máximo dia 16/11/2018. As atividades postadas posteriormente a data de 16/11, pode não ter os resultados antes das provas.
BOA SORTE!
Olá acadêmica e acadêmicos
 Esse é o segundo bloco de atividades, denominada de atividade 2 – (Enviar no portfólio 2 a partir dos dia 04/11 até o dia 23/11/2018. Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. 
Leia com atenção as aulas 03, 04 e 05, para responder os seguintes questionamentos:
1-No Período medieval, os mosteiros foram as primeiras instituições de ensino nos quais os monges eram professores. Os legados deixados por eles à educação, muitos ainda presentes em nossos dias foram:
( X ) Um dos trabalhos mais significativos no campo educacional a cópia dos manuscritos, a condensação do saber da época nas Sete Artes Liberais, que incluíam o trivium (Gramática, Dialética, Retórica) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Música e Astronomia). O trivium e o quadrívium unidos constituíam o septivium. Surgimento das escolas para preparação dos jovens aceitos para a vida monástica; • Cópia e conservação dos livros; • O estudo da literatura; • Formação de um ambiente favorável ao estudo e à reflexão.
( ) Não deixaram nenhum legado, pois destruíram todo a herança cultural dos gregos, ficando apena a religião, aplicada em todo contexto da vida. 
2- Os gregos eram politicamente organizados em Cidade – Estado. O conceito grego de homem e alguns dos legadospara a contemporaneidade foram: 
( ) eram muito atrasados, mesmo assim formularam o conceito da liberdade política no Estado e através dele, a ideia de que a educação é a preparação para a vida monástica. Oslegados foram os esforços para assegurar o desenvolvimento físico e religioso do homem e do sobrenatural, através da mitologia. 
( X ) formularam o conceito da liberdade política no Estado e através dele, a ideia de que a educação é a preparação para a cidadania. Legados: esforços para assegurar o desenvolvimento intelectual, o amor do saber pelo saber, o estudo da natureza, do homem e do sobrenatural.

Outros materiais