Buscar

aula 3 história da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso de 
Pedagogia
 EAD
	NOTAS
ATV 3:
	Atividade: ATV 3
	Data:novembrode 2018
	
	Disciplina:História da Educação
	Semestre: 2º
	
	
PROFESSORA/Dra: Claunice Maria Dorneles
COORDENADORA: Profa./Me Natacya
	Acadêmico(a): Patrícia Aparecida Proença Sandeski
	RGM: 053.17827
	
ATENÇÃO:
1) Preencha todos os campos em branco do cabeçalho (exceto o campo “nota”). 
2) Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção.
3) Caso tenha interesse em receber a devolutiva de suas atividades antes das provas, deve encaminhá-las até no máximo dia 16/11/2018. As atividades postadas posteriormente a data de 16/11, pode não ter os resultados antes das provas.
BOA SORTE!
Olá acadêmica e acadêmicos,
 Esse é o terceiro bloco de atividades, denominada de atividade 3 – (Enviar no portfólio 3 a partir dos dia 04/11 até o dia 23/11/2018. Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. 
Faça uma leitura da aula 6 e descreva como era a organização escolar, a quem estava vinculada e qual a camada social tinha acesso a instrução escolareram:
( X ) estreitamente vinculada à política colonizadora dos portugueses. A instrução propriamente ditaera somente para filhos de senhores de engenho. Para os povos indígenas,não era dada a escolarização.
( ) estreitamente vinculada à política colonizadora do Brasil Imperial. A instrução propriamente ditaera para filhos de senhores de engenho, os povos indígenas. As crianças negras a escolarização, nem aquelas filhos de senhores com as negras que trabalhavam na Casa Grande.
A organização escolar colonial teve 3 fases: Jesuítica, pombalina e joanina. Aessência de cada uma era: 
( X ) Jesuítico - para formar elementos da corte dentro dos moldes do RatioStudiorum. O sistema de ensino era dual: uma educação para filhos de senhores, que era a classe burguesa da época, com o ensino do (latin, retórica, e outros conhecimentos preparatóriosdar continuidade na Europa) e outra para índios apenas a catequização, com adestramento para aceitar a fé cristã católica e o trabalho escravo. Pombalino – ensino público caótico , financiado pelo estado, porém não em todas as cidades das províncias; não havia professores qualificados; o pouco que era oferecido era simplificado e aligeirado (para a formação do trabalho para obtenção de lucro por parte dos detentores do poder) a educação não era prioridade pelas classes dirigentes. Joanina - criação do ensino superior no Brasil. Ensino dividido em 3 faixas: primário ( leitura e escrita) e ensino secundário ( aulas régias e ensino superior).
( ) Jesuítico - para formar elementos da corte dentro dos moldes do RatioStudiorum. O sistema de ensino era dual: uma educação para filhos de senhores, que era a classe burguesa da época, com o ensino do (latin, retórica, e outros conhecimentos preparatóriosdar continuidade na Europa) e outra para índios apenas a catequização, com adestramento para aceitar a fé cristã católica e o trabalho escravo. Pombalino – ensino público de qualidade , financiado pelo estado, oferecidos em todas capitais das províncias ; não havia professores qualificados, mas ótimos preceptores; Joanina - criação do ensino superior no Brasil. Ensino dividido em 3 faixas: primário ( leitura e escrita) e ensino secundário ( aulas régias e ensino superior nos quais toda população indistintamente obteve o direito a educação.
Leia a aula 7 com atenção e responda. A maioria dos imigrantes que vieram para o Brasil, fugindo da promoção do liberalismo resultante da Revolução Francesa, de um contexto histórico-cultural de profundas lutas e tensões e da chamada Restauração Política e Religiosa. Ao chegarem aqui no Brasil, qual o apoio do governo brasileiro no que concerne a educação? E qual era a intenção de governo ao defender uma política imigratória de uma colonização mista? Assina a opção correta, com a justificativa adequada.
a - Todo, por que não houve descaso do governo brasileiro quanto ao investimento em educação a todos (brasileiros natos, africanos e imigrantes), foram assentados em plena selva, com apoio do poder público, os colonos construíram igrejas, escolas, associações culturais, mantiveram sua língua e seus costumes e sua identidade nacional. A politica imigratória era: uma colonização mista - estrangeiros e nacionaispara a seleção das raças e aperfeiçoamento étnico, visando a perfeição na a raça de povos brancos, negros, pardos e índios.
X b - Sim, o descaso do governo brasileiro quanto ao investimento em educação a todos (brasileiros natos, africanos e imigrantes),foram assentados em plena selva, sem apoio do poder público, os colonos construíram igrejas, escolas, associações culturais, mantiveram sua língua e seus costumes e sua identidade nacional. A politica imigratória era: uma colonização mista - estrangeiros e nacionaispara a seleção das raças e aperfeiçoamento étnico., numa falsa ideologia de que a perfeição abstrata estava na a raça branca era era superior e as outras "raças" inferiores.
( ) Nenhuma das anteriores estão corretas
( ) Todas estão corretas
( ) somente a letra a esta correta
( X ) somente a letra b esta correta.
Justifique a opção que fez na questão 3.
 A descrição da opção B acima confere com a descrita na apostila da Unigran. Houve sim descaso no governo. 
Bons estudos!

Outros materiais