Buscar

ED (2015.1) - Parvoviridae

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS II – CCA – AREIA, PB
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA
PROFESSOR: DANILO TANCLER STIPP
ESTUDO DIRIGIDO (Parvoviridae)
O vírus da família Parvoviridae caracteriza-se por ser pequeno, contendo poucos genes e que dependem do maquinário celular para fazer com que ocorra seu ciclo replicativo. Com relação à essa família, responda: 
Qual gênero dessa família viral tem maior importância veterinária?
O gênero Parvovirus, da subfamília Parvovirinae.
Esse gênero é responsável por qual(is) enfermidade(s)? Qual(is) espécie(s) é(são) afetada(s)?
Causa o Parvovírus canino (Caninos, causando problemas no TGI) e suíno (Em suínos, ocasionando aborto por problemas com o feto, podendo ser no terço inicial ou final da gestação) e a Panleucopenia Felina (Em felinos, causando problemas intestinais e neurológicos).
Quais células são predispostas a infecção?
Células em intensa multiplicação, sendo a medula óssea, céls embrionárias e as céls da cripta intestinal as de eleição.
A estrutura do vírus da família Parvoviridae lhe confere resistência ao meio ambiente, podendo permanecer por 6 meses ou mais. Descreva as características gerais do vírus, citando particularidades:
São vírus esféricos, não-envelopados (o que lhe confere resistência no ambiente) de genoma ssDNA, que contém informações para a produção de proteínas estruturais (VP1, VP2 e VP3) e não-estruturais (NS1 e NS2); Em seu capsídeo, que é icosaédrico, possuem 3 proteínas responsáveis pela estrutura do mesmo, que são a VP1, VP2 e VP3, sendo que a VP2 é a mais importante pois está presente em 80% do capsídeo. Além disso possuem protuberâncias (spikes) que estimulam a resposta imune por parte do animal infectado, e as depressões (dimples) que ajudam no processo de adsorção, pois é a partir daí que se dá a interação com os receptores das células susceptíveis do corpo. São modelo de resistência dentre as famílias virais, pois além da resistência ao ambiente, são resistentes também ao pH do TGI, facilitando a condução para chegar até as céls da cripta e ocasionar a infecção.
Desde a entrada na célula até a saída, o vírus da família Parvoviridae apresenta características específicas para cada etapa no processo de replicação. Cite as particularidades encontradas em cada um desses processos e o local onde são realizados:
Adesão ou Adsorção: Realizada por meio da ligação dos receptores de céls com os dimples (depressões) presentes no capsídeo do vírus, principalmente os receptores TfR, presentes nas céls da cripta intestinal (em se tratando dos parvovirus).
Penetração: Realizada por meio de endocitose, onde o vírus depois de ter o contato da VP2, presente nos dimples, com receptor da membrana celular, penetra na célula.
Desnudamento: Realizado pela diminuição progressiva do pH citoplasmático, de acordo com a entrada no citoplasma, onde será desfeito o endossoma, indo em direção ao núcleo, as proteínas do capsídeo sofrerão o efeito do pH baixo e apenas o genoma será incorporado ao núcleo.
Replicação do Genoma: Só se inicia quando a fita de ssDNA está dentro do núcleo. Para que comece a replicar a fita de ssDNA, tem que ser formada uma outra fita de DNA que se ligue a ela, que é o DNA antigenômico. Isso ocorrerá graças a ação de uma enzima, a DNA polimerase. A partir daí, essa informação contida no genoma pode ir para duas vias: ser lida pela RNA polimerase, formando já o RNA mensageiro, levando a informação obtida através do genoma para os ribossomos para sofrer o processo de tradução, que é a formação das proteínas estruturais (VP1, VP2 e a VP3 será formada através da clivagem por outra enzima) e não estruturais (NS1 e NS2), ou já ser incorporada pelas proteínas estruturais formadas, dando origem ao vírion. Podem ser observados microscopicamente a presença de grandes CORPÚSCULOS DE INCLUSÃO, que são justamente as proteínas formadas pelos ribossomos que ainda não foram utilizadas para a formação do vírion, e estão armazenadas no citoplasma.
Montagem ou Morfogênese: A informação do genoma vai ser levada para a periferia do núcleo, onde nas proximidades do núcleo também estarão as proteínas estruturais, vão encapsidar o genoma já para a liberação.
Liberação: Ocorre por meio de lise celular. A célula com superpopulação de vírions, fica fragilizada; a maquinaria da célula desgastada facilita também nesse processo, além de alterações na função da membrana celular; vai ocorrer a lise dessa membrana e liberação do vírion, para que infecte outras células.
De acordo com as enfermidades que tem como agente infeccioso o vírus da família Parvoviridae, marque V para verdadeiro e F para falso:
(F) O gênero Parvovirus é o responsável por causar problemas em bovinos, tendo como espécie o Parvovirus bovino (BPV), que vai ocasionar problemas a nível de sistema nervoso. (Gênero Bocavirus)
(V) O gênero Parvovírus é o causador de enfermidades importantes na clínica de pequenos animais, que é o CPV (Parvovírus canino) e FPLV (Vírus da Panleucopenia felina), onde nessas 2 enfermidades o sistema mais afetado é o digestório, mais especificamente o intestino, causando perda de vilosidades e necrose das alças intestinais.
(V) O PPV (Parvovírus suíno) é uma enfermidade de notificação obrigatória, que acomete matrizes, tendo perdas reprodutivas com forte impacto econômico na suinocultura.

Outros materiais