Buscar

ED (2015.1) - Picornaviridae

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS II – CCA – AREIA, PB
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA
PROFESSOR: DANILO TANCLER STIPP
ESTUDO DIRIGIDO (Picornaviridae)
A família viral Picornaviridae é uma família composta por 26 gêneros e mais de 200 espécies. Possui sua importância tanto na saúde humana (Paralisia Infantil), quanto na veterinária. A partir dessas informações, responda:
Qual gênero dessa família viral tem maior importância veterinária?
O gênero Aphtovírus.
Esse gênero é responsável por qual(is) enfermidade(s)? Qual(is) espécie(s) é(são) afetada(s)?
Febre Aftosa (FMDV) e Rinite equina, sendo o FMDV o mais importante dentre elas, pois causa maior prejuízo econômico. O FMDV acomete animais biungulados (bovino, suíno, caprino e ovino)
.
Os Picornaviridae são caracterizados morfologicamente pelo tamanho de sua partícula viral que assim como o próprio nome da família já explicita, a origem do nome Picornavirídae se origina do termo Pico (Pequeno). São vírus ssRNA+ linear, icosaédricos e não possuem envelope. Em relação à estrutura do vírus, responda:
De que é formado as proteínas iniciais ou não-estruturais dessa família?
É formado por um gene, o VPg, que é composto de várias outras proteínas responsáveis pela replicação do genoma (2A, 2B, 2C, 3A, 3B, 3C, 3D) frutos da clivagem enzimática de duas proteínas precursoras, a P2 e P3.
Do que é composto as proteínas tardias ou estruturais dessa família? A partir dessas proteínas, quais características a partícula viral apresentará?
Composto por proteínas (VP1, VP2, VP3 E VP4) que são resultado da clivagem de uma proteína precursora, a P1. Essas proteínas conferem ao vírus a característica de resistência (por ser um vírus não-envelopado), tropismo por células específicas, patogenia viral, e, por ter alta variabilidade das regiões do capsídeo, determina também a diferenciação dos diferentes sorotipos existentes.
O genoma da família Picornaviridae possui proteínas responsáveis pela replicação do genoma e também pela produção de proteínas estruturais. Visando isso, descreva a replicação do genoma viral citando a participação dessas proteínas ao decorrer de todo o processo.
O genoma viral da família Picornaviridae, é composto por diversas regiões responsáveis pela formação do genoma e da estrutura do vírus. Essas regiões são frutos da clivagem enzimática de proteínas precursoras responsáveis pela formação de proteínas não estruturais P2 (2A, 2B e 2C) e P3 (3A, 3B, 3C e 3D) e de proteínas estruturais P1 (VP1, VP2, VP3, VP4). No processo de replicação, ocorre que a fita de ssRNA+ linear, que por si já é um RNA mensageiro, sofrerá o processo de tradução, ou seja, a informação contida naquele genoma será levado diretamente aos ribossomos para formar as proteínas. Quando esse genoma passa pelo ribossomo, ocorre a formação de uma proteína gigante, ou seja, a poliproteína, contida nela as proteínas precursoras P1, P2 e P3 que irão sofrer clivagem enzimática e formar assim a estrutura do genoma igual à original, que contém a informação necessária para a formação de proteínas do genoma e do capsídeo, criando assim uma nova partícula infectante que será liberada de dentro da célula infectada para poder infectar novas células.
Desde a entrada na célula até a saída, o vírus da família Picornaviridae apresenta características específicas para cada etapa no processo de replicação. De acordo com a replicação do gêneros Aphtovirus Cite as particularidades encontradas em cada um desses processos e o local onde são realizados:
Adesão ou Adsorção: Realizado na membrana da célula. Ocorre que as proteínas do capsídeo do vírus, mais especificamente a VP1 que é a principal responsável, se ligam as proteínas de membrana da célula, mais especificamente as integrinas, que estão presentes na mucosa e epitélio do animal.
Penetração: Ocorre por endocitose, ou seja, há a formação de endossoma (vacúolo) que envolverá toda a partícula viral e fará com que o vírus penetre no citoplasma da célula, onde pela baixa do pH esse endossoma seja desfeito.
Desnudamento: Ocorre no citoplasma. Realizado por meio da baixa do pH do endossoma, fazendo com que haja a liberação do genoma após desestruturação do capsídeo viral.
Replicação do genoma: Ocorre no citoplasma. Pode dar-se de duas formas: 1- Através do processo de tradução, onde há a formação da poliproteína que sofrerá clivagem enzimática e formará as proteínas estruturais e não-estruturais. 2- Com ajuda da RNApolimerase (que nesse caso é dependente de RNA) que irá fazer a leitura da fita de ssRNA+ linear do vírus e criar uma fita negativa (RNA antigenômico) que novamente será lida pela RNApolimerase e assim formando o genoma igual à o que o originou. Esses dois processos ocorrem de forma simultânea, ou seja, no mesmo momento em que um ocorre, o outro também ocorrerá, pois a replicação independe de que um desses processos seja realizado primeiro para o outro poder ocorrer.
Montagem ou morfogênese: Ocorre no citoplasma. Primeiro há a formação das proteínas iniciais ou não-estruturais do genoma, e depois as tardias ou estruturais do capsídeo. Após todas essas proteínas serem formadas, elas irão unir-se para formar o vírus.
Liberação: Ocorre por meio de lise celular. No final do processo da replicação, será formada como uma proteína não-estrutural ou tardia, uma proteína chamada VIROPORINA que vai se aderir na parte interna da membrana plasmática da célula, fazendo com que ocorra a formação de poros nessa membrana. A formação desses poros impedem a permeabilidade seletiva de membrana, criando um gradiente osmótico que determinará a destruição da célula.
 
“A febre aftosa é uma doença infecto-contagiosa que acomete mamíferos de casco fendido, sendo altamente contagiosa em animais susceptíveis.” Possui alta morbidade e mortalidade causando prejuízos econômicos aos produtores, pois há baixa na produção principalmente de suínos e bovinos leiteiros, causando restrição no comércio internacional de animais vivos e subprodutos. Assim, descreva sinais clínicos e forma de transmissão da doença.
A febre aftosa caracteriza-se por lesões vesiculares, que poderão ser encontradas na cavidade oral, lingua e interdigital em biungulados (como a própria sigla FMDV que significa “Foot and Mouth Disease Virus”, ou seja, o vírus da doença dos pés e boca, traduzido para o português literal), pode afetar também narinas e tetos. São transmitidos de forma direta (pelo contato com secreções), indireta (por meio de fômites) e também por aerossóis (ou seja, por via respiratória).
Em relação à família Picornaviridae, marque nas alternativas V para as verdadeiras e F para as falsas, justificando as alternativas falsas.
(V) Dentre os gêneros virais de interesse veterinário, podemos citar Enterovírus (Vírus de suínos e símios), Cardiovírus (Encefalomiocardite – ECMV), Teschvirus (Vírus da Poliencefalomielite dos suínos) e Aphtovírus (Febre aftosa – FMDV e Rinite equina), sendo este último o de maior importância veterinária, pois trata-se de uma doença infecto-contagiosa que causa prejuízos econômicos aos produtores de animais biungulados e susceptíveis.
(F) Os Picornaviridae possuem formação do capsídeo graças a presença de proteínas VP1, VP2, VP3 e VP4, oriundas da clivagem enzimática de proteínas precursoras P2 e P3. (As proteínas do capsídeo que são VP1, VP2, VP3 e VP4 são fruto da clivagem enzimática da proteína precursora P1)
(V) O que confere diferenciação em relação à sorotipagem é a variabilidade das regiões do capsídeo e a reatividade sorológica.
(F) No processo de replicação celular, a presença da RNA polimerase não é importante, pois a replicação do genoma dá-se apenas pela presença de proteínas do genoma, que formarão todas as proteínas necessárias para a formação da partícula viral. (A RNA polimerase é fundamental para a replicação, pois ela irá formar uma fita de RNA antigenômico que será negativo, onde precisará passar por esse RNA antigenômico para poder formar uma fita RNAigual a original)
(F) Os picornavírus são sensíveis a solventes lipídicos, como éter, formol, clorofórmio e álcool. (São resistentes a esses solventes lipídicos, podendo ser inativadas apenas por radiação iônica, fenol e formaldeídos)
Não se atenham apenas a esse estudo dirigido.
É importante buscar sempre mais o conhecimento, explorar mais
os meios que conseguirem para obtenção desse conhecimento.
Acredito no potencial de cada um de vocês.
Acreditem também em si, pois como diria R.R. “Quem acredita, sempre alcança”
Boa prova!
(Ilda Mayara)

Outros materiais