Buscar

Mercantilismo 2019 Bado Econômia Política - 1° semestre direito mack

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Mercantilismo – Bado 2019 – Econômia Política
1 Slide – Contexto Histórico
Aluno: Carlos
Fala: Com o fim do feudalismo, em que o poder feudal estava decaindo. A guerra dos cem anos influenciou no declínio do sistema feudal, inicia um processo de centralização no poder de Reis, monarcas, e o sistema capitalista de produção estava ganhando espaço e surgindo uma nova classe a burguesia. No fim da baixa idade média século XV começou as grandes navegações, o pensamento da época era economia mercantilista, os estados estavam em busca de territórios tanto para comércio por causa dos monopólios muito caros da época, quanto para dominar outros locais, Portugal e Espanha foram os pioneiros, chegaram na América do Sul e dividiram as colônias. Enquanto a França e a Inglaterra vão iniciar as navegações mais tarde devido a conflitos entre eles. Tempos depois do início das navegações, a monarquia estava mais forte na Idade Moderna em torno do século XVI ao XVIII, com o absolutismo de sistema político, em que o poder era concentrado no Rei. 
2 Slide - Origem do mercantilismo
Aluno:
Fala: O mercantilismo começou a surgir na Baixa Idade Média, época em que teve início o processo de formação das monarquias nacionais.
Porém, foi somente na Idade Moderna que ele se firmou como política econômica nacional e atingiu o seu desenvolvimento.
Ao passo que as monarquias europeias foram se firmando como Estados modernos, os reis recebiam o apoio da burguesia comercial, que buscava a expansão do comércio para fora das fronteiras do país.
Além disso, o Estado lhe concedia o monopólio das atividades mercantis e defendia o comércio nacional e colonial da interferência de grupos estrangeiros.
3 Slide - Principais Características do Mercantilismo
Aluno:
Fala: 1. Controle estatal da economia: Os reis com o apoio da burguesia mercantil foram assumindo o controle da economia nacional, visando fortalecer ainda mais o poder central e obter os recursos necessários para expandir o comércio. Dessa forma o controle estatal da economia tornou-se a base do mercantilismo;
2.Balança comercial favorável: Consistia na ideia de que a riqueza de uma nação estava associada à sua capacidade de exportar mais do que importar. Para que as exportações superassem sempre as importações, era necessário que o Estado se ocupasse com o aumento da produção e com a busca de mercados externos para a venda dos seus produtos;
3.Monopólio: Os governos interessados numa rápida acumulação de capital, estabeleceram monopólio sobre as atividades mercantis e manufatureiras, tanto na metrópole como nas colônias. Donos do monopólio, o Estado o transferia para a burguesia metropolitana por pagamento em dinheiro. A burguesia favorecida pela concessão exclusiva comprava pelo preço mais baixo o que os colonos produziam e vendiam pelo preço mais alto tudo o que os colonos necessitavam. Dessa forma, a economia colonial funcionava como um complemento da economia da metrópole.
4.Protecionismo: Era realizado através de barreiras alfandegárias, com o aumento das tarifas, que elevava os preços dos produtos importados, e também através da proibição de se exportar matérias-primas que favorecessem o crescimento industrial do país concorrente;
5.Ideal metalista: Os mercantilistas defendiam a ideia de que a riqueza de um país era medida pela quantidade de ouro e prata que possuíssem. Na prática essa ideia provou não ser verdadeira.
4 Slide - Pensadores Mercantilistas
Aluno:
Fala:
1.Jean-Baptiste Colbert foi um político francês que instalou o Colbertismo na França, onde teve uma grande importância no desenvolvimento do mercantilismo, bem como das práticas de intervenção estatal na economia.
Colbert propiciou a acumulação de bens preciosos, proibindo a exportação de capital e estimulando a exportação de bens manufaturados, impondo, ao mesmo tempo, altas tarifas a seus similares estrangeiros. Proporcionou, assim, incentivos substanciais ao setor manufatureiro, contemplando as corporações com elevados subsídios e privilégios fiscais. A fim de incrementar a venda de manufaturados, estimulou o desenvolvimento da marinha mercante e ampliou o mercado internacional por meio da política colonialista: comprou as ilhas de Guadalupe e Martinica, nas Antilhas, apoiou o estabelecimento de colônias em São Domingos, Luisiana e Canadá, e fundou entrepostos na África e na Índia. Introdutor do mercantilismo na França, Colbert favoreceu não apenas sua classe social, a burguesia, mas principalmente o Estado, concentrando riqueza e poder nas mãos governamentais. Colbert foi também secretário de Estado da Casa do Rei e secretário de Estado da Marinha. 
2.Jean Bodin é um ator que enalteceu o absolutismo, adotando o direito como solução para defender o fortalecimento do poder. Ele se posicionou a favor da monarquia. Além de utilizar princípios religiosos para destacar o poder divino do rei, para ele a soberania é um poder perpetuo e ilimitado, ou seja, um poder que tem como únicas limitações as leis divina e natural. Para Bodin, a desordem e o desgoverno são males. Ele acreditava na soberania absoluta, a ideia de poder absoluto está ligada a sua crença na necessidade de concentrar o poder todo nas mãos do governante.
3.Josiah Child Era um economista defensor moderado mercantilismo viveu de 1630 a 1699, e foi governador da Companhia Britânica das Índias Orientais, uma das primeiras empresas que conseguiram o monopólio para vender chá nas colônias, para realizar o comércio entre a Grã-Bretanha e as Índias Orientais. .
Ele contribuiu com a economia, sendo um dos precursores do movimento mercantilista na Inglaterra, por ser um mercantilista moderado, mesmo sendo adepto da balança comercial favorável, observou que um povo não pode só exportar, é necessário que ele também importe, e negou que as exportações de metais preciosos fossem necessariamente prejudiciais.
Child defendia a taxa de juros controlada pelo governo e comércio restrito entre as colônias, o que acabaria beneficiando a Inglaterra. Fez várias propostas para melhorar o comércio inglês, seguindo o exemplo holandês, e defendeu uma baixa taxa de juros como a maior causa da riqueza do povo holandês.
*A venda de ações é importante para levantar dinheiro. Diz-se que o poder de as vender provoca euforia e afobação, mas a empresa de capital aberto continua no coração do capitalismo. *
4 Slide - Críticas ao mercantilismo
Aluno:
Fala:
Houve críticos como Dudley North, John Locke, David Hume e Adam Smith que atacaram os fundamentos do mercantilismo.
1.David Hume apontou a impossibilidade do objetivo mercantilista de conseguir uma balança comercial positiva constante. Hume não acreditava que quando os metais preciosos entravam em um país o valor desses bens nesse Estado diminuía, mas acreditava que a medida em que o Estado exportasse metais preciosos, o valor cresceria. Sendo assim, chegaria um momento em que não compensaria exportar bens com preços altos ao outro país, que agora teria menores preços.
2.Adam Smith era liberalista, ou seja, era o polo oposto ao mercantilismo; portanto, Adam apontou que os metais preciosos eram iguais a qualquer outro bem de consumo, a única diferença era que o ouro era amarelo e valioso pelo fato de não existir em abundância. Sendo assim, não havia razoes para trata-lo de forma especial. No Reino Unido o mercantilismo foi desaparecendo a partir de que o Parlamento açambarcou o poder que o monarca tinha para estabelecer monopólios. Se bem que os ricos capitalistas que controlavam a Casa dos Comuns se beneficiavam desses monopólios, o Parlamento via difícil levá-los a cabo por causa do grande custo que supunha tomar essas decisões coletivas.
5 Slide - Legado do mercantilismo
Aluno:
Fala:
A política mercantilista teve resultados diversos nas colônias e metrópoles. 
Nas metrópoles: Acumulação de capitais, desenvolvimento do comércio, crescimento da produção manufatureira, crescimento das cidades e atividades urbanas, fortalecimento do Estado (com a cobrança de impostos), da Monarquia Absolutae crescimento da burguesia (operadores do comércio e da produção). 
Nas Colônias: Significou a transferência de suas riquezas minerais e produção para a Metrópole e, a longo prazo, a pobreza e o subdesenvolvimento.
Nos dias atuais podemos observar a acumulação primitiva de capitais (dinheiro, maquinas, bens de consumo e construção) o que geralmente é o que indica a riqueza de alguma pessoa, isso tem um pouco a ver com o metalismo pois ambos utilizam o poder aquisitivo das pessoas para medir sua riqueza, atualmente podemos relacionar ao mercantilismo de antigamente, normalmente utilizam nos métodos do mercantilismo em exportar mais, e importar menos.
6 Slide – Prolongamento
Aluno: Carlos
Fala: O fim do mercantilismo começou a ocorrer com o surgimento das ideias iluministas, que eram contra o regime absolutista monárquico, contra o poder da igreja e a fé. E eram a favor da liberdade econômica, antropocentrismo (a favor da ciência e da razão), predomínio da burguesia e seus ideais dando origem ao modelo econômico liberal.
Que foi importante para anos depois, gerar o atual modelo brasileiro na teoria, que é o neoliberalismo.

Outros materiais

Outros materiais