Buscar

Jogos e Brinquedos na Infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Jogos e Brinquedos na Infância 
Questão 1: Após muitos estudos, podemos concluir que o jogo é produto das diversas interações sociais concretas, que acontecem no cotidiano de uma determinada sociedade. Assim, entre as alternativas a seguir, qual delas não completa corretamente o enunciado? 
B) A cultura lúdica é rica, complexa e diversificada e deve ser considerada como produto exclusivo das relações infantis. 
Questão 2: A forma como a leitura é apresentada pode ser um agente facilitador ou desmotivador na formação do futuro leitor, por isso: I- A utilização de livros vivos é um importante e motivador recurso pedagógico. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: C) Apenas a afirmativa I está correta. 
Questão 3: A brinquedoteca se apresenta como um espaço onde a criança, utilizando o lúdico, constrói suas próprias aprendizagens, desenvolvendo-se em um ambiente acolhedor e natural, portanto: I- Funciona como fonte de estímulos para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas, criativas e favorece a sua curiosidade. II- Permite a aquisição e resignificação de conhecimentos em vários aspectos, possibilitando aprendizagem de maneira integral. Estão corretas as afirmações: C) Estão corretas as afirmativas I e II. 
Questão 4: A brinquedoteca não choca ou se contrapõe totalmente aos valores da sociedade, não causa dúvidas ou impactos negativos no que se refere às concepções de como educar uma criança, por isso vem provocando sutis mudanças, aos poucos, nas intervenções educativas, em função de: II- Apresentar possibilidades de brincar além das tecnológicas tão presentes na atualidade. III- Possibilitar a criação, importante para a formação de pessoas transformadoras e inventivas. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: C) Estão corretas as afirmativas II e III. 
Questão 5: “No contexto da vida urbana, brincar e criar com materiais considerados ‘lixo’ torna-se até contraditório diante de uma sociedade capitalista e consumista. A valorização, por parte da sociedade, dos brinquedos prontos, sofisticados e caros ou os ‘da moda’ pode levar a criança a crer que o mundo do ter é mais importante do que o ser, de que o comprar e melhor que criar” (Arnais, 2012). Sobre os brinquedos artesanais confeccionados com sucata, pode-se dizer que: I- A criança é incentivada a dar valor ao prazer obtido em momentos lúdicos simples e não apenas aos materiais caros e sofisticados. II- O ambiente com sucata proporciona à criança possibilidades de inventar e reinventar brincadeiras e brinquedos. II- A criança percebe várias possibilidades de ação com os materiais e estabelece novas relações com o brinquedo. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: A) Estão corretas as afirmativas I, II e III. 
Questão 6: A brinquedoteca surgiu no Brasil, nos anos 1980, com finalidades diferentes de outros lugares do mundo e tornou-se agente de mudança educacional, porque é um local: I- Especialmente criado para empréstimo de brinquedos. II- Para brincar livremente. III- De interação, portanto educacional, com profissionais adequados. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: A) Estão corretas as afirmativas I, II e III. 
Questão 7: Para a criança, a brincadeira é uma atividade que possui significado social. Isso quer dizer que brincar é: II- A representação da realidade recriada. IV- Uma aprendizagem social. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: A) Estão corretas as afirmativas II e IV. 
Questão 8: A criança coproduz sua cultura lúdica, que é diversificada conforme os indivíduos, o sexo, a idade, o meio social. Do ponto de vista das teorias antroposociológicas explicativas do brincar, tal pensamento nos remete à seguinte compreensão: E) Meninas e meninos não farão as mesmas experiências e as interações não serão as mesmas quando de posse dos mesmos brinquedos. 
Questão 10: A brinquedoteca é um espaço no qual o professor pode fazer algo interessante ou não, dependendo de suas concepções e da maneira como ele arranja esse ambiente. Por isso, na brinquedoteca, a variedade de materiais e sua organização estão sempre: I- Disponíveis à exploração e ao manuseio. II- Relacionadas às condições de segurança. III- Possibilitando sua utilização autônoma. 
IV- Proporcionando bem-estar e sensação de acolhimento. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: D) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV. 
Questão 11: Segundo Piaget, a criança é ser capaz de construir conhecimentos pela interação com o meio, ou seja, a criança é ativa no processo de aprendizagem. Isso significa que: I- O ambiente propício à brincadeira influencia o desenvolvimento de habilidades cognitivas pela criança. II- Por meio da brincadeira, a criança compreende outros sistemas simbólicos, como a escrita.IV- O que caracteriza o jogo é a ação da criança e, assim, ela pode desenvolver sua iniciativa, organizando e escolhendo a brincadeira. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: E) Estão corretas as afirmativas I, II e IV. 
Questão 12: “A cultura lúdica se apodera de elementos da cultura do meio ambiente da criança para aclimatála ao jogo” (Brougère). Com essa afirmação, o autor sugere que a cultura lúdica: I- Difere conforme o meio social, os valores familiares e o sexo da criança. III- Sofre influência do espaço físico e das proibições das famílias. IV- Independe da idade da criança. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: A) Estão corretas as afirmativas I e III. 
Questão 13: “Perrot (apud Kishimoto, 2002), em breve histórico, mostra que os livros vivos se originaram da estética barroca. Eles não foram feitos para a criança e sim para o adulto. Com a revolução de Copérnico e o desenvolvimento da medicina, o primeiro livro vivo foi publicado em 1540, em Florença, e tinha a intenção de, por causa de seu formato, apresentar o ‘interior do ser humano’” (Arnais, 2012). 
Os livros vivos franceses analisados por Perrot são aqueles que permitem a interação da criança, ou seja: 
C) São ricos em estímulos sensoriais e estimulam a interação. 
Questão 14: Em consequência de vários debates, o conceito de jogo educativo surge ao relacionar o jogo com a aprendizagem. O significado de jogo na educação refere-se às ideias de que: I- A ação pedagógica precisa atender às necessidades lúdicas da criança para que a aprendizagem seja significativa.III- A diferença entre brinquedo educativo e pedagógico está na ação da criança sobre o material lúdico. 
IV- A ação pedagógica deve refletir-se no ambiente escolar sem se chocar com a ação voluntária criança. 
Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: C) Estão corretas as afirmativas I, III e IV. 
Questão 15: O jogo é uma aquisição social, por isso: I- O professor é responsável pela mediação, oferecendo o brinquedo para que a criança o explore. III- O professor tem função de coadjuvante nas brincadeiras, pois a mediação é feita, de fato, entre as crianças. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: E) Estão corretas as afirmativas I e III. 
Questão 16: Froebel concebe a brincadeira como uma atividade muito importante para o desenvolvimento infantil. A esse respeito, é correto afirmar que: I- Nas brincadeiras representativas, as crianças expressam suas necessidades e tendências internas.. III- Quando as mães brincam com as crianças estão contribuindo para o desenvolvimento da linguagem. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: B) Estão corretas as afirmativas I e III. 
Questão 17: Os jogos cooperativos são o resultado de uma preocupação relacionada à competitividade excessiva, especialmente nas modernas sociedades capitalistas, e surgiram como uma alternativa na recreação, principalmente para crianças com pouca idade. Entre as características dos jogos cooperativos, pode-se citar: I- Os participantes jogam juntos, uns com os outros e não contra, não há adversários. 
II-Os jogos cooperativos são jogos de compartilhar, propor união entre as pessoas. III- Não há preocupação com fracasso ou sucesso, mas com a participação no grupo. IV- Envolvem sentimentos de aceitação e vontade de continuar jogando. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV. 
Questão 18: “O desenvolvimento da criança determina as experiências possíveis, mas não produz por si mesmo a cultura lúdica” (Brougère). Analisando a frase de Brougère, pode-se afirmar que, na construção da cultura lúdica: I- Há um duplo movimento, interno e externo, do indivíduo para o meio e vice-versa. 
III- A produção se dá pelos indivíduos que dela participam. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: D) Estão corretas as afirmativas I e III. 
Questão 19: Segundo Kishimoto, a liberdade de ação do jogador, a presença de regras implícitas ou explicitas, a relevância no processo de brincar, a não literalidade e a contextualização no tempo e no espaço são características que: I- Interligam a grande família dos jogos. IV- Diferenciam o jogo de outros tipos de atividades. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: D) Estão corretas as afirmativas I e IV. 
Questão 20: O espaço destinado à brinquedoteca deve ser organizado de forma a facilitar o acesso das crianças aos objetos e, assim, torná-lo um local: I- Que oportunize a experimentação e exploração para ampliar aprendizagens. II- No qual nada pode mudar, para que se aprenda a valorizar a organização. 
III- Destinado ao ensino de conteúdos importantes ao ingresso no ensino fundamental. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: D) Apenas a afirmativa I está correta. 
Questão 21: O conceito de brincar, para Gilles Brougère e outros teóricos, está relacionado com a cultura lúdica da criança. Para esse autor, o brincar: B) É um espaço lúdico que vai permitir criar e entreter uma relação aberta e positiva com a cultura na qual está inserida. 
Questão 22: A organização do espaço é um aspecto que precisa ser bem planejado, pois ele pode tornar-se lúdico e convidativo ou tolher a ação infantil. Pela livre exploração do ambiente, o professor pode perceber as preferências das crianças e essa observação fornece subsídios para que o professor possa: II- Oferecer outros elementos lúdicos interessantes. III- Propor o estudo de projetos de interesse do grupo Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: A) Estão corretas as afirmativas II e III. 
Questão 23: São objetivos de uma brinquedoteca: II- Estimular a capacidade de concentração. III- Estimular a ação lúdica. IV- Desenvolver o potencial cognitivo, físico e socioemocional. V- Possibilitar o acesso a uma grande quantidade de brinquedos. VI- Aumentar as oportunidades de exploração para as crianças. VII- Abolir a aprendizagem de regras. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: B) Estão corretas as afirmativas II, III, IV, V e VI. 
Questão 24: As brinquedotecas são espaços que oferecem à criança possibilidade de ação lúdica e com isso, elas ampliam suas aprendizagens e se desenvolvem em todos os aspectos. As brinquedotecas podem servir a várias finalidades, bem como serem organizadas em diversos locais. Relacione a seguir os tipos de brinquedotecas às suas funções: 1- Brinquedotecas escolares. 2- Brinquedotecas hospitalares. 3- Brinquedotecas circulantes ou itinerantes. 4- Brinquedotecas temporárias. ( ) A - oferecem apoio ao tratamento médico de crianças, usando a atividade lúdica para amenizar os traumas ou como uma forma de terapia. ( ) B - encontram-se em instituições, por isso há uma limitação quanto à clientela atendida e pode limitar-se a um acervo de materiais pedagógicos. ( ) C - são montadas em diferentes locais, oferecendo às crianças um espaço para brincar, enquanto os pais realizam outra atividade. ( ) D - possuem a finalidade de levar um espaço lúdico para crianças em diferentes lugares, variando o tempo em cada local. Assinale apenas uma alternativa. Está correta a correspondência: E) (2) - A (1) - B (4) - C (3) - D. 
Questão 25: A brinquedoteca é um espaço que possui um acervo de jogos, brinquedos, mas essencialmente é espaço de aprendizagem pela exploração. Isso significa que: I- Se não houver liberdade de ação da criança, não estaremos atingindo o objetivo da brinquedoteca nem exercendo o papel de brinquedista. II- É um espaço que viabiliza essa ludicidade e transdisciplinaridade, porque a sua organização pode facilitar a descoberta e a exploração das crianças no ambiente. III- É um espaço para desenhar, experimentar, vivenciar, jogar, satisfazer, enfim, as necessidades de seus usuários. 
Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: B) Estão corretas as afirmativas I, II e III. 
Questão 26: A mídia é responsável pela propagação de determinados brinquedos que acabam se tornando um modismo dentro de determinadas sociedades e em momentos históricos específicos. Relacionados a esse assunto estão os jogos ou brinquedos sazonais, que são aqueles que: III- Desaparecem e ressurgem do comércio conforme os acontecimentos que ocorrem em certo local. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: B) Apenas a afirmativa III. 
Questão 27: De acordo com as informações de Kishimoto, Bruner aponta a potencialidade da brincadeira para a descoberta das regras e aquisição da linguagem, pois, para esse autor III- Por meio da brincadeira, a criança descobre regras da linguagem, aprende a usá-la e pode alterá-la. Estão corretas as afirmações: C) Apenas a afirmativa III. 
Questão 28: Ao brincar com a mãe ou na interação com outros adultos, o bebê aprende a reconhecer certas características que são específicas do jogo. Essas características ou estruturas preexistentes que definem a atividade lúdica são: II- A determinação de papéis que nunca são trocados. III- A repetição que mostra que a realidade não se modifica. IV- A necessidade de um acordo entre parceiros. Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações: C) Estão corretas as afirmativas II, III e IV. 
Questão 29: A manipulação de objetos facilita a aprendizagem e esse conceito remete a uma prática cada vez maior do uso de objetos para explicar conteúdos escolares. A partir daí, emergem dúvidas sobre o uso de objetos e brinquedos. I - Brinquedos são suportes nas brincadeiras sem busca de resultados. III - Brinquedos poderiam servir como materiais pedagógicos, porém perdem a função de jogo. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s): E) I e III. 
Questão 30: Segundo Brougère, um brinquedo, para ser produzido, deve basear-se nos interesses de um tripé formado pela criança, pelo adulto e pelo fabricante, porém, o que acontece normalmente é que: II - A principal preocupação é a econômica, relativa às vantagens que o fabricante pode levar na venda do produto. III - Dá-se importância ao valor que os pais podem dispor na compra dos brinquedos para torná-lo economicamente viável. Assinale a alternativa correta: 
B) II e III. 
Questão 31: O brinquedo educativo tornou-se mais conhecido com a expansão da Educação Infantil, especialmente a partir do século XX. Também conhecido como brinquedo evolutivo, criativo ou inteligente, esse tipo de material se auto define como agente de transmissão de conhecimentos e habilidades. Assim, pode-se dizer que o brinquedo educativo está associado a: I - Conteúdos pedagógicos, passando a ser visto como um objeto sério e não apenas um entretenimento infantil. II - Um recurso que ensina, desenvolve e educa, como os que exigem a compreensão de operações matemáticas ou os brinquedos de encaixe. 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s): A) I e II. 
Questão 32: Para Dewey, o conhecimento tem por objetivo o uso prático na vida social, a criança aprende fazendo. Nesse sentido, a importância do brincar é vista como: A) O valor das brincadeiras está em ensinar ascrianças sobre o mundo onde vivem. 
Questão 33: Leia o texto a seguir: A história dos brinquedos está atrelada à cultura de cada sociedade, ou seja, as regras usadas num determinado jogo podem sofrer alterações conforme os costumes de uma sociedade. O mesmo ocorre com os brinquedos, que na antiguidade eram construídos artesanalmente e hoje são produzidos em larga escala para atender as necessidades atuais. Assim, pode-se afirmar que: D) Atualmente, os materiais usados na confecção de brinquedos estão se afastando cada vez mais das matérias-primas naturais, passando para materiais como o plástico.

Outros materiais