A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
QUESTIONÁRIO UNI III

Pré-visualização | Página 1 de 1

A interdisciplinaridade entre a Psicologia Social e o Serviço Social acontece com frequência e muito sucesso na área:
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Da saúde mental.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: B Comentário: uma das áreas em que se percebe muito a interdisciplinaridade entre psicólogo e assistente social é na área da saúde mental. A postura interdisciplinar possibilita práticas interventivas, enriquecendo as ações por meio de olhares coletivos, transformando de forma efetiva o trabalho.
Pergunta 2 
0,4 em 0,4 pontos
	 
	
	
	Complete corretamente a frase abaixo.
Temos, no Justintime, a eliminação da demarcação de tarefas, forma empregada no modelo _________________, que se caracterizava pelo alto grau de especialização, tornando o trabalhador apenas um cumpridor de tarefas e, com isso, à medida que a sua atividade se encerrava, o seu envolvimento com a linha de produção também diminuía; com a eliminação de tarefas, seu envolvimento nas etapas da produção se ampliava.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
Fordista.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: C Comentário: o modelo fordista se caracterizava pelo alto grau de especialização do trabalhador, que executava apenas uma tarefa dentro da linha de produção.
	
	
	
Pergunta 3 
0,4 em 0,4 pontos
	 
	
	
	Complete corretamente a frase abaixo. Se fossemos realizar uma leitura do processo produtivo da sociedade no final do século XX, iríamos perceber como o trabalhador teve redimensionada a sua importância dentro da cadeia produtiva. Além de todo avanço tecnológico que redesenhou a cadeia produtiva, _____________________ também colocou na berlinda várias conquistas trabalhistas que, na verdade, foram consolidadas por gerações e gerações de trabalhadores que lutaram pelas garantias sociais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
A terceirização da mão de obra.
	
	
	Feedback da resposta: 
	Resposta: B Comentário: a terceirização da mão de obra tem influenciado negativamente as conquistas trabalhistas construídas mediante mobilização dos trabalhadores no sentido de garantias sociais.
	
	
	
Pergunta 4 
0,4 em 0,4 pontos
	 
	
	
	No cenário mundial contemporâneo, as inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural trazem novas formas de relação entre mercados e instituições, organizações e sociedades. As organizações se esforçam para atender:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
As demandas sociais.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: D Comentário: no cenário mundial contemporâneo, as inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural trazem novas formas de relação entre mercados e instituições, organizações e sociedades. Os interesses das organizações crescem em esforços para atender as demandas sociais e, ao mesmo tempo, geram novas necessidades de consumo, com o lançamento de novos produtos.
	
	
	
Pergunta 5 
0,4 em 0,4 pontos
	 
	
	
	O Estado promove a distribuição de verbas públicas para entidades privadas exercerem ações de caráter público e de sua própria responsabilidade, quando:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
Terceiriza a prestação de serviço.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: D Comentário: o Estado, ao terceirizar a gestão da questão social, promove a distribuição de verbas públicas para que entidades privadas exerçam ações de caráter público, de responsabilidade do Estado.
	
	
	
Pergunta 6 
0,4 em 0,4 pontos
	 
	
	
	O planejamento de um trabalho de ação de enfrentamento das questões sociais deve considerar as questões culturais, econômicas, políticas e sociais. O que significa que o profissional deve levar em conta as:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
Especificidades regionais.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: A Comentário: é polêmico dizer que a fome, a pobreza, a violência e outras expressões são diferentes no Norte e no Sul do país. Assim, é complicado dizer que as demandas são totalmente diferentes. Existem sim especificidades regionais, culturais, econômicas, políticas e sociais que devem ser levadas em conta na hora de formular ações de enfrentamento da questão social.
	
	
	
Pergunta 7 
0,4 em 0,4 pontos
	 
	
	
	O profissional que conseguir em seu trabalho identificar as oportunidades e a diversidade da realidade social terá meios para:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Atender as demandas.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: B Comentário: para atender as demandas que são impostas à profissão, é importante que o profissional identifique as oportunidades e a diversidade da realidade social. O social não é especificidade de nenhuma profissão: o que existe são formas diferentes de cada profissão no trato do social.
	
	
	
Pergunta 8 
0,4 em 0,4 pontos
	 
	
	
	Os princípios capitalistas passaram a reger com prioridade a produção em alta escala com recursos e tecnologia de ponta, a partir do processo de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Globalização.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: B Comentário: o processo de globalização é cada vez mais forte à medida que os princípios vão sendo regidos pelo capitalismo, que prioriza a produção em alta escala com recursos e tecnologia de ponta.
	
	
	
Pergunta 9 
0,4 em 0,4 pontos
	 
	
	
	Quando o profissional atende um sujeito que apresenta uma situação que o levou a outras necessidades, a demanda é explicita. Dessa forma, o atendimento está direcionado apenas à consequência, quando, na verdade, o olhar deveria ser para o todo, em que se pode identificar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
Uma situação implícita.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: C Comentário: a situação implícita pode ser muito maior que a manifestada, por isso, o profissional tem de estar dotado de meios (conhecimentos) para decifrar o problema. O implícito é o que não é dito pelo usuário e não é percebido pelo profissional. É o que está nas entrelinhas da fala do usuário.
	
	
	
Pergunta 10 
0,4 em 0,4 pontos
	 
	
	
	Ser crítico também é saber respeitar a opinião dos outros, mesmo que ela seja diferente da nossa. Não significa ficar calado, e sim se posicionar respeitando a pluralidade de ideias e o direito do outro, ser um profissional pensante (reflexivo), propositivo e não apenas tarefeiro. Além de ser crítico, é importante ser propositivo. Quando se fala em ser crítico, não se pode confundir com a crítica pela crítica, sem fundamentação lógica. Ser um profissional crítico significa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
Todas as afirmativas anteriores.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: E Comentário: ser crítico é argumentar e propor com fundamentação, sem aceitar o senso comum, com análise da realidade social vivenciada e não aceitar concepções políticas e ideológicas como fim único.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.