Buscar

CCJ0105_SM_201301184829 2º simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	Simulado: CCJ0105_SM_201301184829 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): MARCO AURELIO OLIVEIRA DA ROCHA
	Matrícula: 201301184829
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 19/04/2015 20:44:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301216667)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação a algumas das principais características do texto produzido pela Assembleia Constituinte de 1823 e que se converteria na primeira constituição brasileira, caso a Assembleia não houvesse sido dissolvida pelo Imperador D. Pedro I, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Adotava, para a escolha dos representantes na Câmara dos Deputados e no Senado, o voto direto e obrigatório para todos os brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos.
	 
	Propunha que o Estado Brasileiro assumisse a forma federativa, sob o regime monárquico de perfil parlamentarista.
	 
	Procurava, através do fortalecimento da representação nacional, limitar o poder do Imperador.
	
	Possuía nos seus artigos um espírito liberal e democrático, baseado nos princípios da Revolução Francesa, permitindo a ampla participação popular nos processos decisórios através de práticas plebiscitárias.
	
	Possuía dispositivos que permitiam a ampla participação de escravos e de ex-escravos na administração pública e na condução dos assuntos políticos do país.
		
	 2a Questão (Ref.: 201301318602)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	ONGs acusam Brasil na ONU de tortura e violência contra pobres (ANA FLOR, da Folha de S.Paulo, 06/05/2009 - 09h35)
O governo do Brasil passou pelo constrangimento de ouvir, nos últimos dois dias, na 42ª sessão do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU, em Genebra, denúncias que o responsabilizam pela violência praticada contra a população, em especial a mais pobre.
O país foi denunciado em relatórios apresentados pelas ONGs Justiça Global, Movimento Nacional de Meninos, Meninas de Rua,  Organização Mundial Contra a Tortura e o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher. São citados casos de mortes e torturas em presídios, de violência policial em favelas e de ação de milícias.(...)
A Constituição de 1824, em seu art. 179, tratou do tema tortura pelo poder público. analise as seguintes assertivas:
I. A tortura sempre foi permitida no Brasil;
II. A Constituição de 1824, de influência Iluminista, vedava, em tese, a prática da tortura;
III. A Constituição de 1824, tal como a Constituição de 1988, veda a prática da tortura, porém, neste aspecto, as Cartas brasileiras não possuem, ainda, a eficácia objetivada pelo texto;
IV. O Brasil já superou o problema da violência e hoje é uma dos mais igualitários países do  mundo.
Estão corretas, as seguintes assertivas:
	 
	II e III;
	 
	somente a II.
	 
	III e IV;
	 
	I e II;
	 
	I e IV;
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201301221606)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o preâmbulo do Decreto nº 1, de 15 de novembro de 1889, ficava proclamada provisoriamente e decretada como forma de governo da Nação Brasileira a República Federativa, estabelecendo, ao mesmo tempo, as normas pelas quais se deviam reger os Estados Federais.
Assim, com relação ao novo regime implantado em 15 de novembro de 1889, é CORRETO afirmar que:
		
	
	resultou de um grande levante popular que se anunciava, pelo menos, desde a abolição da escravidão, ocorrida no ano anterior.
	
	foi consequência de um plebiscito convocado pelo governo monárquico e que se encontrava previsto no texto da constituição de 1824.
	
	rompeu com a estrutura socioeconômica existente no Império, implantando um modelo de organização socioprodutiva baseado na socialização dos meios de produção.
	 
	resultou da participação direta do Exército brasileiro cujas relações com o governo monárquico, ao longo da década de 1880, se mostraram especialmente conflituosas.
	
	promoveu imediatamente uma ampla reforma agrária que visava, sobretudo, a formação de uma estrutura agrária baseada em pequenas e médias propriedades.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301213933)
	Pontos:  / 0,1
	Com da decretação do Bloqueio Continental europeu por Napoleão Bonaparte, a pressão francesa sobre Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, para que aderisse ao Bloqueio, acabou por levar o Regente D. João a se transferir para o Brasil com a Família Real, o que representou, na verdade, a transferência do comando do Império Português de Lisboa para o Rio de Janeiro. A partir da decretação da abertura das alfândegas brasileiras ao comércio das nações amigas, na prática, o chamado Pacto Colonial (conceito desenvolvido pelo historiador Fernando Novais), que marcava as relações entre Portugal e o Brasil, deixou de existir. Assinale a opção que melhor caracterizaria as relações entre Portugal e Brasil na lógica do Pacto Colonial:
		
	
	A Colônia poderia comercializar com todos os países da Europa, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	
	A Colônia deveria comercializar, preferencialmente com Portugal, o qual não detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar apenas com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção, mas não detinha controle sobre a política da Colônia.
	
	A Colônia deveria comercializar exclusivamente com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar com qualquer país, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301213955)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Atualmente a Constituição Federal Brasileira prevê a divisão dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, os quais são autônomos e independentes. No que se refere à organização dos poderes do Estado Brasileiro prevista pela Constituição de 1824, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Legislativo, Executivo e Judiciário, do mesmo modo que atualmente, porém o Executivo era representado pelo Imperador.
	 
	Legislativo, Executivo, Judicial e Moderador, sendo que este, considerado como quarto poder, representava a influência do Imperador sobre os demais poderes.
	
	Legislativo, Executivo, Judicial e Moderador, sendo que todos os poderes eram autônomos e independentes, sem nenhum tipo de interferência ou influência de um sobre o outro;
	
	Legislativo e Executivo, posto que o judiciário ainda não fazia parte do cenário nacional.
	
	Executivo e Judicial, posto que o Executivo também desenvolvia as funções do Legislativo.

Outros materiais