Buscar

Cont. Met. e Prat. de ensino de Ciências e Educ. Ambiental - simulado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	
	
	 1a Questão (Ref.:)
	
	No início dos anos 80, com a promulgação da Lei 6.938/81, institucionalizou-se, de fato, no Brasil, a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA). Destaque a importância deste marco legal para a Educação Ambiental.
		
	
Sua Resposta: Proteção e melhoria da qualidade ambiental com atribuições, regras e práticas especificas que se completam.
	
Compare com a sua resposta: Essa foi a primeira Lei a assegurar um tratamento abrangente, sistemático e instrumentalizado para a proteção do Meio Ambiente em todo o território nacional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.:)
	
	A partir da Revolução Industrial, grandes impactos da ação dos seres humanos se ampliaram violentamente com o desenvolvimento tecnológico e com o aumento da população mundial. Porque a  "Conferência Intergovernamental de Tbilisi", na Geórgia, em 1977, é considerada um dos principais eventos sobre Educação Ambiental do Planeta?
		
	
Sua Resposta: Ela é considerada o mais importante evento para a evolução da Educação Ambiental no mundo. Contribuiu descrever de forma direta a natureza da Educação Ambiental, definindo seus princípios, objetivos, características e estratégias. Trouxe proposta de nova orientação e articulação de disciplinas e experiências educativas.
	
Compare com a sua resposta: Considerada o mais importante evento para a evolução da Educação Ambiental no mundo. Contribuiu delinear a natureza da Educação Ambiental, definindo seus princípios, objetivos, características, recomendações e estratégias. Propôs a reorientação e articulação de diversas disciplinas e experiências educativas, que facilitassem a visão integrada do ambiente
		
	
	
	 3a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ensino de Ciências Naturais, relativamente recente na escola fundamental, tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais, que se sucedem ao longo das décadas como elaborações teóricas e que, de diversas maneiras, se expressam nas salas de aula. Podemos considerar como obstáculos ao ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental EXCETO:
		
	
	A insegurança do professor em desenvolver os conteúdos, principalmente na realização de experimentos.
	
	Professor polivalente - trabalha todos os conteúdos, inclusive os de Ciências
	
	A s práticas docentes baseadas apenas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição
	
	As práticas docentes baseadas apenas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição
	 
	A adoção da prática cotidiana como objeto de pesquisa  - documentar progressos e dificuldades da sala de aula
		
	
	
	 4a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Era início do ano letivo e a escola Bento Gonçalves recebeu uma programação da Secretaria Municipal de Educação para se inscrever num concurso que elegeria o melhor projeto sobre a utilização dos recursos naturais e incentivo à reciclagem de materiais. Depois de pensar sobre qual recurso natural trabalhar, a comunidade escolar decidiu que trabalharia com um projeto de conscientização sobre a água e as reservas hidrográficas. Pensaram em várias atividades que deveriam ter como fio condutor um objetivo que promovesse a compreensão sobre o tema e levasse a elaboração de propostas concretas que mudassem a relação daquela comunidade com o meio ambiente. Dos objetivos abaixo, qual é o único que não se adequaria a esta atividade acadêmica?
		
	
	Compreender a relação entre o impacto das transformações ambientais na produção de água potável para o planeta
	
	Compreender o processo de formação da água nas nascentes e os fatores que interferem na sua produção
	 
	Conhecer o valor financeiro da água mineral e as possibilidades de lucro com a sua comercialização
	
	Todas as alternativas anteriores apresentam objetivos que não se enquadram nos objetivos acadêmicos em questão.
	
	Conhecer o valor da comercialização da água mineral e compreender que ela é um bem de consumo inacessível a todas as pessoas da comunidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quatro anos após a promulgação da Constituição de 1988, aconteceu no Rio de Janeiro o mais importante evento sobre desenvolvimento sustentável:
		
	
	Conferência sobre Meio Ambiente Humano
	
	A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
	 
	A Rio-ECO 92
	
	A Conferência de Tbilisi
	
	A Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade
		
	
	
	 6a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
		
	
	a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	
	a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
	 
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, além das características de Educação Ambiental definidas pela Conferência de Tbilisi, existe mais uma, recentemente incorporada entre as características que a educação ambiental formal deve ter no contexto brasileiro.Esta característica é:
		
	 
	A Educação Ambiental deve ser transversal
	
	A Educação Ambiental deve ser sinérgica
	
	A Educação Ambiental deve ser democrática
	
	A Educação Ambiental deve ser universal
	
	A Educação Ambiental deve ser integrativa
		
	
	
	 8a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei Federal Nº 9.795, sancionada em 27 de abril de 1999, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Nela são definidos os princípios relativos à Educação Ambiental que deverão ser seguidos em todo o País. De acordo com a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, fazem parte dos princípios básicos da educação ambiental,EXCETO:
		
	
	A abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais
	 
	A inclusão de disciplina específica de Educação Ambiental em todos os níveis de ensino
	
	A vinculação entre a ética, educação, trabalho e as práticas sociais
	
	A permanente avaliação crítica do processo educativo
	
	O reconhecimento e o respeitoà pluralidade e à diversidade individual e cultural
		
	
	
	 9a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando-se a Educação Ambiental como um dos elementos fundamentais da gestão ambiental, o ProNEA desempenha um importante papel na orientação de agentes públicos e privados para a reflexão e construção de alternativas que almejem a Sustentabilidade (PRONEA, 2003). Podemos destacar como os principais antecedentes que levaram à implantação do Programa Nacional de Educação Ambiental:
		
	
	a publicação do livro Primavera Silenciosa e as recomendações da Agenda 21
	
	a consolidação da Carta da Terra e as ações Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
	
	as ações Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e os preceitos da Constituição Brasileira
	 
	as recomendações da Agenda 21 e os preceitos da Constituição
	
	a consolidação da Carta da Terra e o Protocolo de Kioto
		
	
	
	 10a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Simultaneamente à reunião de chefes de Estado ocorrida na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio de Janeiro, 1992 - foi realizado o Fórum Global das Organizações Não Governamentais, contando com a participação de 15000 profissionais atuantes na temática ambiental. Nesse evento foram ratificados 32 tratados, dentre os quais podemos destacar:
		
	
	Programa Internacional de Educação Ambiental
	
	Tratado de Tessalonika
	
	Declaração sobre o Meio Ambiente Humano
	 
	Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
	
	Protocolo de Kioto
		
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais