Buscar

Importância do Projeto Político Pedagógico e Currículo na Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
Tendo como parâmetros os estudos realizados na disciplina de Didática I, observou-se que o excelente professor é aquele que, a partir da realidade, é capaz de apreender os conhecimentos adquiridos e transpô-los em ensinamentos. De acordo, com os saberes pedagógicos necessários à formação profissional, bem como a ação docente mediante a construção da identidade do professor através do saber pedagógico e didático complementando com os pilares da educação. 
Assim, é necessário também, participar e vivenciar da elaboração do Projeto Político Pedagógico organizado coletivamente na escola, contando com a participação de gestores, professores, alunos, funcionários administrativos e comunidade escolar. 
1. Desta forma, desenvolva um texto argumentativo sobre a relevância do projeto Político Pedagógico relacionado aos quatro pilares da Educação proposto por Jacques Delors. (1.5) 
2. No contexto contemporâneo, as políticas de educação vêm pontuando “educação para todos”, e para tanto os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores e artes a que todo ser humano tem direito.  Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivencia, com os conhecimentos que a escola deve lhes tornar acessíveis.
Partindo dessa definição de currículo, é correto o que se afirma em:	(Valor 0.5)
a) A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que coloca em desvantagem determinados grupos sociais;
b) O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve multiplicidades de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à foram como foi idealizado;
c) As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para inclusão escolar;
d) A escola não compete incluir no currículo experiências culturais diversificadas, que não reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades.
3. AUTO – AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA:
Nessa disciplina de Didática I, estudamos sobre os saberes acerca da organização, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo o planejamento educacional como instrumento de promoção de prática pedagógica consciente e reflexiva. A disciplina esteve pautada na perspectiva histórica do pensamento didático; nas tendências pedagógicas; nas possibilidades e necessidades do planejamento; saberes docentes e pilares da educação; avaliação e construção do Projeto Político Pedagógico.  
Nesse sentido, essa atividade refere-se a uma auto avaliação da nossa disciplina referente a Didática I, respondendo as questões abaixo:	(Valor 0.5)
a) As aulas foram _______________________________________________________
b) Faltou _______________________________________________________________
c) Aprendi que __________________________________________________________
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Essa atividade da aula 07 e 08, deverá ser enviada no portfólio nº. 04

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes