Buscar

sociologia em saude - - instituição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA - URCAMP
FISIOTERAPIA
MAICON RODRIGUES MOREIRA
A “Instituição Social” é uma forma de organização da sociedade. Como exemplo, podemos citar a família, o Estado, a Escola, as ONGs e a denominação religiosa. É uma estrutura social relativamente permanente e marcada por padrões de comportamentos delimitado por normas e valores específicos, sendo marcada por finalidades próprias, além de uma estrutura unificada.
Todas as Instituições Sociais têm função (meta, objetivo ou propósito) e estrutura. A função é o elemento agregador, enquanto que a estrutura é o elemento organizador, possibilitador da convivência social.
No sentido usual, instituição é uma organização coletiva (como uma prisão ou universidade) ou uma entidade social (como o Estado ou a economia) reconhecida e regulada por lei. Porém, no sentido sociológico, o que identifica uma instituição são suas características: objetividade; coercitividade; autoridade moral e historicidade.
Entende-se portanto que instituição social é o conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, sancionados e aceitos pela sociedade, e que possui um enorme valor social. Nada mais são do que os modos de pensar, de agir e de sentir que o indivíduo encontra estabilidade.

Outros materiais