Buscar

condensado-090507074206-phpapp01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PROGESTÃO 2009
Função Social da Escola
Após discussão dos grupos
TUTUORAS: ANDREZA ARAUJO COELHO
 MARIA ISALTINA SANTANA
*
Por que é importante conhecer a escola no mundo Contemporâneo?
Compete a escola envidar ações não apenas no sentido de atingir o saber ou saber fazer, mas também a criar condições de saber ser, para a formação de uma cidadania 4 pilares da educação: 
aprender a conhecer; 
aprender a fazer;
aprender a conviver; 
aprender a ser.
1 - POR QUE É IMPORTANTE CONHECER O ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO?
*
Como fica a escola na Sociedade do Conhecimento?
A escola está sendo pressionada por todos os lados a deixar de ser a possuidora do conhecimento para se posicionar como mediadora do processo educativo utilizando as novas tecnologias e buscando conhecer a realidade dos alunos, facilitando a comunicação e se tornando a principal fonte de interação.
*
O que a escola tem a ver com a democracia?
a escola tem por função aperfeiçoar, por meio da prática, a vivência democrática. a escola é administrada por meio da ação colegiada, ou seja da participação dos representantes dos segmentos de sua comunidade, propiciando a vivência democrática. a partir do momento que a escola se permite agir e a interagir com sua comunidade, estimula-se a prática democrática.
*
Como a escola e sociedade 
se articulam?
Esta articulação acontece de maneira democrática e participativa, através de conselhos, colegiados escolares, eventos promovidos pela escola, todos unidos com o proposito de fazer da escola, todos sito de fazer da escola, um lugar de educar; todos compartilhando projetos, participando da vida escolar, debatendo e entrando em acordo sobre os valores que deve nortear a educação de nomes e jovens.
*
Escola e cultura: que tipode relação é esta?
 a cultura (é todos) , engloba os conhecimentos, costumes e tradição de um povo ou sociedade.
 a cultura popular está inserida no trabalho educaional, mas a cultura mais apurada ainda é pouco explorada. acreditamos que a escola precisa fazer aponte entre conhecimento e cultura, todavia 
*
ainda longe da realidade escolar.
a escola ainda segmenta o estudo dos vários aspectos da cultura, muitas vezes reforçando a cultura dominante :” catolicismo”. Contudo, hoje já se percebe uma tendência á mudança, diante da transformação dos valores sociais.
 
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais