Buscar

ATPS 7º cont Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATPS: contabilidade internacional 
ETAPA 4
Passo 1  ATIVOS INTANGIVEIS
O Intuito principal desta norma é prescrever o tratamento contábil para ativos intangíveis que não são tratados especificamente em outra Norma. 
Esta Norma exige que uma entidade reconheça um ativo intangível se, e somente se, critérios específicos forem atendidos, também especifica como mensurar o valor contábil de ativos intangíveis e exige divulgações específicas sobre ativos intangíveis.
O reconhecimento de um item como um ativo intangível exige que uma entidade demonstre que o item atende, à definição de um ativo intangível (Um ativo intangível é um ativo não-monetário identificável, sem substância física) e aos critérios de reconhecimento.
Após o reconhecimento de um item como ativo intangível a entidade escolherá o modelo de custo no parágrafo 74 ou o modelo de reavaliação no parágrafo 75 como
sua política contábil. 
Se um ativo intangível for contabilizado utilizando o modelo de reavaliação, todos os
outros ativos em sua classe também serão contabilizados utilizando o mesmo modelo, exceto se não houver nenhum mercado ativo para esses ativos.
Modelo de custo: Após o reconhecimento inicial, um ativo intangível será reconhecido pelo custo menos qualquer amortização acumulada e quaisquer perdas acumuladas por redução no seu valor recuperável.
Modelo de reavaliação: Após o reconhecimento inicial, um ativo intangível será reconhecido pelo valor reavaliado, sendo o seu valor justo na data da reavaliação menos qualquer amortização acumulada subsequente e quaisquer perdas acumuladas subsequentes por redução no seu valor recuperável. 
Quanto a vida útil de um bem intangível é o período ao longo do qual espera-se que um ativo esteja disponível para uso por uma entidade; ou o número de unidades de produção ou de unidades similares que a entidade espera seja obtido do ativo.
Uma entidade avaliará se a vida útil de um ativo intangível é definida ou indefinida e, se definida, a duração, ou o número de unidades de produção ou Unidades similares que constituem essa vida útil. 
Um ativo intangível será considerado pela entidade como tendo uma vida útil indefinida quando, com base em uma análise de todos os fatores relevantes, não houver nenhum limite previsível em relação ao período durante o qual se espera que
o ativo gere fluxos de entrada de caixa líquidos para a entidade
Passo 2
Critérios para o reconhecimento:
Um item do ativo intangível adquirido deve ser reconhecido quando satisfizer a definição de ativo intangível, quando os benefícios econômicos futuros forem prováveis e se o custo puder ser mensurado. Para tanto, uma empresa deve ser capaz de demonstrar todos os seguintes critérios:
Viabilidade técnica;
Capacidade de usar ou vender o ativo intangível;
Disponibilidade de recursos técnicos, financeiros e outros para completar o desenvolvimento;
Capacidade de medir confiavelmente o gasto com o desenvolvimento.
Caso não haja condições de reconhecer um ativo intangível este deve ser registrado como despesa.
Os ativos intangíveis adquiridos separadamente em geral deverão ser reconhecidos como ativos. A IAS 38 determina que o preço pago para adquirir um ativo intangível separadamente em geral reflete a probabilidade de os benefícios econômicos futuros estão refletidos no custo de aquisição do ativo intangível. Por conseguinte, quando a entidade adere um ativo intangível separadamente, a norma.
Sempre considera que os benefícios econômicos futuros são prováveis, e pressupõe que o custo de um ativo intangível adquirido separadamente e geralmente mensurado com segurança, sobretudo quando o valor pago e feito em espécie ou com outros ativos monetários.
Passo 3
O reconhecimento de ativos intangíveis nas demonstrações financeiras sempre foi um tópico polemico, pois existem dificuldades relacionadas á sua identificação, passando pela análise de seu potencial de geração de benefícios econômicos futuros e mensuração de seu custo de maneira confiável. Porém, o alto volume investido em ativos intangíveis resultou, inevitavelmente, na busca de maior orientação para o seu tratamento contábil.
O desenvolvimento de propriedades intelectuais, como marcas e patentes, passou a ser um fator crítico de sucesso para várias organizações. Outro fato relevante é o de que, virtualmente, em todas as fusões e aquisições a diferença entre o patrimônio liquida contábil e o custo de aquisição é bastante significativo, justamente em virtude dos intangíveis que possuem valor. Estudo recente da Ernest & Young sobre a alocação do preço de compra (Puchase Price Allocation) em operações de fusões e aquisições envolvendo empresas do setor de biotecnologia e farmacêutico relevou que aproximadamente 50% do valor da transação foram alocados como ativos intangíveis identificáveis.
Nos termos da IAS 38, o reconhecimento se baseia no principio geral aplicável aos custos incorridos com a aquisição ou geração interna de um ativo intangível e os custos subsequentemente incorridos com sua complementação, manutenção ou substituição de parte. O item que entender á definição de ativo intangível somente deverá ser reconhecido se.
a. For provável que os benefícios econômicos futuros atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade, e
b. O custo do ativo puder ser mensurado com segurança.·.

Outros materiais