Buscar

AVALIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA PORTUGUESA 6 ANO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COLÉGIO BATISTA ADONAI
Diretor:____________________________________________ Professora: SABRINA DA SILVA M. RESENDE 
Aluno(a):_________________________________________
 Data: Data: ___/ ____/ 2019 6º Ano - Matutino
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – I BIMESTRE1000
20
30
50
Avaliação Escrita Bimestral Simulado atividades qualitativas Média Bimestral
Leia o texto para responder as questões:
Dofú, o sábio
            Em Douala, no litoral de Camarões, existia um homem dos mais sábios que já existiu na África: Dofú Seringue TaibáM’Baye.
            Toda manhã, ao sair para sua caminhada à beira-mar, encontrava as crianças no seu vilarejo que corriam e pulavam ao seu redor, gritando:
            - Dofú, conta aquelas histórias antigas pra gente! Dofú, canta aquelas canções dos nossos antepassados!
            O sábio parava, observava o céu, o mar e cada rostinho daquelas crianças. Após alguns bons minutos, sentava-se, contava e cantava histórias para o deleite da molecada. Depois de boas e lindas histórias e canções, o sábio voltava à sua caminhada.
            Visitantes de toda a África vinham ouvir as palavras de Dofú. Todo fim de tarde, ele abria sua simples choupana para aqueles que quisessem compartilhar seu pão e sua sabedoria.
            Numa dessas tardes, um homem arrogante, prepotente, adentrou na choupana e gritou:
            - Quem é Dofú!? Aquele que se crê o mais sábio dos sábios.
            Nunca ninguém tinha tratado o querido Dofú dessa forma. Sabia-se que alguns homens queriam enxotá-lo de lá. Porém, Dofú, com um ar sereno, disse:
            - Meu bom homem, o que você quer?
            O homem foi empurrando todos à sua frente, aproximou-se do mestre e respondeu:
            - Quero lhe fazer uma pergunta. Caso não saiba a resposta, quero dar-lhe vinte chicotadas.
            Ouviu-se um murmúrio de indignação na choupana. Dofú apenas disse:
            - Faça sua pergunta.
            O homem aproximou-se do fogo que esquentava o pão, pegou um carvão em brasa e o atirou numa vasilha com água. Todos ouviram o barulho do fogo em contato com a água: CHUF.
            - Dofú, o que se diz sábio, me diga, quem foi que fez o barulho que acabamos de ouvir? Foi o fogo em contato com a água? Ou a água em contato com o fogo?
            Fez-se um silêncio abismal na choupana, todos olhavam para Dofú. Ele fechou os olhos e disse:
            - É uma pergunta muito interessante e difícil, preciso meditar um pouco. Por favor, vão-se embora e só voltem depois do jantar.
            Após o jantar, a choupana de Dofú nunca estivera tão cheia de gente. Pessoas se aglomeravam do lado de fora da casa, muitos vilarejos vizinhos souberam do desafio ao mestre e lá estavam curiosos para saber o desfecho daquele caso.
            O homem que havia feito a pergunta segurava um chicote na mão, preparado para pô-lo em ação a qualquer momento. Dofú pediu a todos que se sentassem e foi obedecido imediatamente. Aproximou-se do desafiante e disse:
            - Antes de responder à sua pergunta, eu também tenho uma a lhe fazer.
            O homem riu e disse:
            - Tentando escapar, não é, meu sábio? Mas vamos ver o que você quer, pergunte!
            Dofú olhou fundo nos olhos daquele petulante e deu-lhe um tapa no rosto tão forte que o barulho se ouviu ao redor de toda a choupana. O homem estapeado não teve tempo de reagir e Dofú perguntou:
            - O barulho que acabamos de ouvir foi da minha mão em sua bochecha? Ou da sua bochecha em contato com a minha mão?
            O homem, desnorteado, levantou-se e disse:
            - Preciso meditar a respeito disso- saiu cambaleando pela porta da choupana e nunca mais apareceu por lá.
 ILAN BRENMA Contador de histórias de bolso: África, São Paulo: Moderna, 2008
	
Nos contos populares ou tradicionais revelam características, valores e visão de mundo de determinada cultura. Eles não têm autoria conhecida, pois surgiram no imaginário comum e são contados e recontados oralmente, de geração em geração preservando a memória de um povo. Além disso, costumam conter uma lição de visa
	QUESTÃO 1
Dofú é apresentado ao leitor como um dos homens mais sábios que já existiu na África. Como ele era tratado pelas pessoas? Justifique sua resposta com elementos do texto.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
	QUESTÃO 2
No conto “Dofú, o sábio” é possível identificar, a partir dos espaços e dos costumes das personagens, aspectos que nos permitem associá-lo à cultura africana. Que aspectos seriam esses?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 3
Existe uma ligação cronológica entre o tempo da história e o tempo do discurso. Ela pode ser linear, ou seja, os dois tempos obedecem à mesma sequência cronológica; em forma de retrocesso, quando a história se dá por flashback; ou antecipação, quando o narrador antecipa um fato que ainda não ocorreu ao nível da história.
Copie do texto “Dofú, o sábio” palavras ou expressões empregadas para indicar o tempo e verifique se elas permitem perceber se os fatos são narrados em ordem cronologia. Qual o tempo verbal predominante na história?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 4
O narrador é elemento fundamental para o sucesso do texto, pois é o dono da voz, o que conta os fatos e seu desenvolvimento. Atua como intermediário entre a ação narrada e o leitor.
O texto está na terceira pessoa do singular. O que isso diz a respeito do narrador? O narrador é uma personagem ou não?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 5
Nas narrativas ficcionais, personagem é aquele ser que pratica as ações narradas. Ao lado do narrador, compõe o quadro das pessoas que participam da história contada....
Em relação as personagens do conto “Dofú, o sábio, responda:
Quais são elas?
___________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6
Leia a tira abaixo:
Neste caso acima temos um exemplo de: 
a) Variante regional 
b) Variante
informal 
c) Variante de prestígio 
d) Variante social 
e) Não há variação nenhuma 
QUESTÃO 7
São várias as diferenças linguísticas das diversas regiões e das diferentes camadas sociais do Brasil. Todas, porém, fazem parte de nossa realidade e são compreensíveis por seus falantes. Como exemplo disso, podem-se verificar as variantes linguísticas para as palavras “tangerina” e “mandioca”. Considerando essas informações acerca das variações linguísticas da língua portuguesa, assinale a ÚNICA opção correta. 
(A) As palavras tangerinas, mexerica e laranja-cravo são sinônimas, assim como mandioca e macaxeira. 
(B) São corretas apenas as formas “mandioca” e “tangerina”, uma vez que são palavras mais bem aceitas na língua culta e laranja-cravo é errado falar. 
(C) O uso da palavra macaxeira não é correto, pois faz parte da língua indígena do nordeste do País. 
(D) quando um falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca, demonstra pertencer a uma classe social baixa. 
(E) Os brasileiros falam o Português mais corretamente na região Sul do que na região Nordeste.
LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 8 E 9
O Eco
    Pai e filho caminhavam por uma montanha. De repente o menino cai e grita: “Aaaaaaiii!!!”
Para a sua surpresa, escuta a voz repetir-se, em algum lugar da montanha: “Aaaaaaiii!!!”.
    Curioso, pergunta “quem és?” e recebe como resposta “quem és?” Contrariado, grita, “covarde!” e a resposta é “covarde!”.
    Então, olha para o pai e pergunta, aflito: “O que é isso?”
    O pai sorri e fala “Filho, presta atenção”. E grita em direção à montanha: “Eu admiro-te!!!” e a voz responde: “Eu admiro-te!!!”. De novo o homem grita: “És um campeão!” e a voz responde “És um campeão!”.
    O menino fica espantado. Não entende. O pai explica:
    – As pessoas chamam a isto eco, mas na verdade isso é a vida. Ela nos dá de volta tudo o que dizemos. Nossa vida é o reflexo de nossas ações.
Autor Desconhecido. Disponível em: <http://www.acessa.com/viver/>.
QUESTÃO 8
“Aaaaaaiii!!!”. O uso repetitivo do sinal de exclamação reforça o sentimento de:
a) alívio
b) alegria
c) dor
d) espanto
QUESTÃO 9
No último parágrafo do texto, o travessão indica:
a) o início da fala de uma pessoa.
b) a separação de frases explicativas.
c) uma observação feita pelo narrador.
d) a conclusão da história.
QUESTÃO 10
Aranha
    O homem pede uma salada em um restaurante e quando vai comer vê uma mosca no tomate. Imediatamente, ele chama o garçom:
– Garçom! Olha só o tamanho desta mosca pousada no meu tomate! E agora, o que eu faço?
    O garçom responde:
    – Fica frio… Olha só o tamanho da aranha que saiu da alface! Já, já, ela come a mosca!
Disponível em: criancas.uol.com.br
 No trecho “O garçom responde:”, os dois-pontos introduzem:
a) uma opinião do narrador.
b) uma reclamação do freguês.
c) uma enumeração dos problemas do restaurante.
d) a fala do garçom.
QUESTÃO 11
Como é feito o chiclete? 
Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar. 
(Maria Carolina Cristianini. Recreio, nº 516, p. 5. Abril Comunicações.) 
Todo texto tem uma finalidade. Qual é a finalidade do texto que você acabou de ler? 
a) Informar como o chiclete é feito.  
b) Descrever as características do chiclete. 
c) Enumerar os produtos de que é feito o chiclete.
d) Apresentar os ingredientes do chiclete. 
QUESTÃO 12
Quem produziu o texto, para explicar a fabricação do chiclete, mencionou o nome de vários ingredientes. 
a) Quais são eles? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) As palavras correspondentes ao nome desses ingredientes pertencem à uma classe de palavras. Qual é ela?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais