Buscar

Conceitos psicanalíticos freudianos fundamentais fichamento abril 15

Prévia do material em texto

UNIP – PARAÍSO
Curso psicologia – noturno
Queila Medeiros Veiga
R.A: B041DD-2
Conceitos psicanalíticos freudianos fundamentais
Luiz Carlos Mabilde
Todo freudismo é conceitual e fundamental mesmo querendo contrapô-lo.
Há neles dois pilares fundamentais: conceito dinâmico e determinismo psíquico como fundamentos.
O autor pontua pontos principais dos conceitos freudianos, desde o início da era de Freud, divididos em dois períodos: pré-psicanalítico e psicanalítico. No período pré-psicanalítico destacam-se três trabalhos: o projeto para uma psicologia científica, como uma descrição do pré-id da mente, que foi uma maneira de Freud compreender ao fatos psicológicos. Na sequencia aparece Estudos sobre a histeria, o primeiro tratado psicanalítico de Freud com quatro conceitos: repressão, associação livre, ab-reação e catarse.
Freud entende a histeria em termos mais dinâmicos em função da repressão como um mecanismo de defesa. É nesse trabalho que Freud apresenta seu primeiro modelo psicológico para tratamento das histerias. 
Quanto às neuroses de defesa declara ser esta a pedra fundamental a qual se apoia e estrutura a psicanálise e que mais tarde vem ser denominada como mecanismo de defesa como operações desenvolvidas pelo ego, intrapsiquicas e inconscientes com a finalidade de diminuir a tensão interna, sobretudo a ansiedade. 
O início do período psicanalítico foi marcado por dois trabalhos: a Interpretação dos sonhos e Três ensaios sobre a sexualidade, que juntos são a inovação da psicanálise.
A Interpretação dos Sonhos foi considerado por Freud o seu trabalho mais importante por tratar da primeira concepção analítica do aparelho mental e caminho para a descoberta do inconsciente.
Sobre os Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, também considerado um dos conceitos importantes e controvertidos e nesses escritos estão inseridos os estudos sobre a sexualidade infantil como conflitos. Entra aí o ponto culminante da sexualidade infantil que é o complexo de Édipo onde termina de se desenvolver a pulsão sexual objetal.
A metapsicologia Freudiana são um conjunto de modelos conceituais um tanto distantes da experiências nas pulsões, repressão, entre outros. Ou seja, uma forma diferente de descrever o processo psíquico. 
O narcisismo para Freud é central para o desenvolvimento e evolução dos conceitos de ideal de ego, identificação e agente crítico o que desemboca no conceito de superego.
Freud em 1915, examina os institutos e suas vicissitudes, ou seja, a sujeição das pulsões a determinadas condições e transformações que podem ser: reversão de conteúdo, volta contra o self, repressão e sublimação. E por sublimação se toma o único mecanismo de defesa do ego, dessexualizado da meta pulsional e assim aceito pelo superego.
O inconsciente é uma das descobertas cruciais de Freud, talvez a principal. O inconsciente toma a forma substantivada e adjetivada para indicar um lugar no aparelho psíquico. Para Freud, inconsciente é tudo o que está fora do campo atual da consciência, o que na visão de Freud, foi constituído por conteúdos aos quais foi recusado o acesso ao pré-consciente pela ação da repressão. 
Luto e melancolia era considerado por Freud (1917), uma extensão do estudo do narcisismo. Melancolia se assemelha ao processo do luto, mesmo sem haver perda, a não ser a perda narcisista. 
Freud ainda procedeu três trabalhos clássicos denominados de grandes revoluções em sua teoria. O principio do prazer foi um desses trabalhos que traz em tese a regulação do aparelho mental com quatro situações básicas: princípio da realidade, retorno do reprimido, traumas e compulsão à repetição e que levaram Freud à conclusão de que nem tudo na vida psíquica corresponde ao desejo de evitar ou proporcionar o prazer. 
O ego e o id: a mais completa formulação e descrição da mente e seu funcionamento com três macroestruturas, o ego, o superego e o id. Cada um com suas funções específicas. 
Inibições, sintomas e ansiedade: a ansiedade é o afeto desprazeroso mais comum. O ego não quer esse sentimento e defendendo-se dele surgem as neuroses. Sendo assim, o conceito de ansiedade é central em Freud, tanto ao teorizar sobre o funcionamento psíquico normal quanto ao se deter no conflito e nas neuroses.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes