Buscar

desafio profissional rh II Bi. concluido Inoxel

Prévia do material em texto

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
2° Fase
Desafio Profissional
Direito Empresarial
Tecnologias de Gestão
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Dados da Empresa
 
Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXEL, tendo sua sede em Jundiaí (São Paulo/SP). 
Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros. A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas e etc. A empresa se destaca na produção dos seguintes produtos e serviços:
- Caldeiraria industrial. 
- Estruturas metálicas. 
- Vasos de pressão e Tanques estacionários. 
- Silos, Chaminés e Ciclones. 
- Filtros manga. 
- Plataformas e Escadas. 
- Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações. 
- Grades, Stop-log e Comportas. 
- Montagens industriais. 
- Produtos e equipamentos sob projeto. 
- Lavadores Industriais. 
- Lavadores de Gases. 
- Equipamentos para empresas automobilísticas. 
- Lavadores. 
- Túneis. 
- Tanques.
Princípios Básicos
Seus princípios estão alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.
Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. 
Trata-se de uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores, oferecendo a eles várias formas de benefícios. 
Ponto Negativo
Ate o momento a INOXEL sempre acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado seria suficiente para desenvolver bons projetos e manter sua clientela satisfeita, mas não esta sendo assim, a cobrança dos clientes tem sido constante. 
Um dos motivos que levou a empresa a contratar nossos serviços, vem sendo a sugestão de alguns de seus maiores clientes para que busque certificações de qualidade (como ISO), para que continuem sendo seus fornecedores.
Implantação da Gestão da Qualidade
Após analise detalhada da empresa, chegamos à conclusão da necessidade de implantação de um programa de gestão de qualidade. Antes de tudo a qualidade dos produtos não deve ser vista como um diferencial, mas como uma condição básica que vai nos manter no mercado. De acordo com o site http://www.infoescola.com/administracao_/principios-da-gestao-da-qualidade/ gestão da qualidade pode ser definida para qualquer função que possa controlar uma organização, no sentido de durabilidade, melhoria do produto e total satisfação dos clientes. O foco de qualquer organização tem que estar direcionado à satisfação do cliente. É muito importante adotar a gestão de qualidade nas empresas, principalmente porque possui uma visão sistêmica e a mesma controla os resultados.
“Para Juran (2002) há muitas definições de qualidade, mas destaca duas principais: 
Características dos produtos - quanto melhores as características do produto, mais alta sua qualidade:
Ausência de deficiência – aos olhos dos clientes quanto menos deficiência, melhor a qualidade.” (FRANCO, 2011, pág.68).
Segundo FRANCO, 2011. “Já Paladini (2000) afirma que, como a questão da qualidade faz parte do dia a dia das pessoas, torna-se difícil definir seu significado com precisão.”
Porem sabe-se que hoje a qualidade é uma exigência do mercado, e dentro de uma organização existem hoje inúmeras tipos de estratégias e ferramentas úteis na gestão de qualidade. 
Ferramentas de Gestão de qualidade
Trilogia de Qualidade de Juran - Além de ser útil para qualidade também pode ser usado em qualquer área. A Trilogia se baseia em três passos: 
- Planejamento da Qualidade, neste processo é estabelecido metas e controle. 
- Controle da Qualidade, aqui entram os processos, e tratam da execução dos planos. 
- Melhoramento da Qualidade, esta etapa se preocupa em elevar o nível de qualidade.
Ciclo de PDCA – Também conhecido como ciclo de Deming, esta ferramenta tem como princípio tornar os processos mais claros e ágeis e divide-se em quatro passos: planejar, em seguida executar o que foi planejado, após isso vem a checagem onde se verifica se foi feito o que foi planejado e finalmente é feito uma ação para corrigir e minimizar os possíveis erros.
Figura 1: Fonte: http://www.sobreadministracao.com/wp-content/uploads/2011/06/ciclo-pdca.jpg
Histograma – Esta é uma ferramenta muito usada em estudos de qualidade. Sempre que falamos de um evento e da frequência desse evento podemos representar os resultados em um gráfico chamado histograma, que nada mais é do que um diagrama de distribuição de frequências. Neste gráfico agrupamos dados que são representados por um retângulo, a base é o intervalo e a altura é a frequência que aparecem. 
Figura 2: Fonte: http://citisystems.com.br/wp-content/uploads/2012/12/histograma-industria.png
Princípios de Pareto – também conhecida como o principio dos 80/20, essa ferramenta é muito utilizada em indústrias. Ele nos sugere que em geral 80% dos problemas se devem a 20% das causas, ou também, que 20% dos clientes são responsáveis por 80% da receita de uma determinada empresa. Esse princípio é muito importante, pois ele nos dá um sentido de prioridade na hora de canalizar tempo, energia, dinheiro e pessoal. Podemos dizer que segundo esse principio 20% das prioridades mais importantes resolvem 80% dos problemas.
Figura3: http://liderancaeticaeservidora.files.wordpress.com/2012/10/pareto-2.jpg
Certificado ISO
Após implantarmos essas ferramentas na empresa, visando à melhoria da qualidade e também a redução dos impactos no meio ambiente, estaremos buscando sempre nos adequar as normas previstas, buscando também nossa certificação ISO. Segundo o site http://www.significados.com.br/iso, ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947.
O principal da ISO objetivo é aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. 
ISO 9000 e 9001
De acordo ainda com site acima citado, ISO 9000 E 9001 é um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos é feita corretamente. A ISSO 9001 esta agrupada da seguinte maneira: responsabilidade da direção, gerenciamento de recursos, realização do produto e medição, analise e melhoria continua de desempenho. Vejamos as seguintes vantagens de se obter a certificação ISO:
Vantagens para a empresa: 
Maior participação no mercado.
Maior satisfação dos clientes.
Redução de custos.
Melhoria na produção.
Maior lucro.
Vantagens para os clientes: 
Maior confiança na organização.
Redução de custos.Melhor atendimento em caso de reclamações.
Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Nos dias de hoje é muito importante que as organizações deem importância à sustentabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável, da mesma maneira que se importa com a economia e lucros, pois já estamos sofrendo muitos impactos causados pelo homem devido a sua ocupação e exploração. Vejamos então um conceito de desenvolvimento sustentável:
“Também foi visto que o desenvolvimento sustentável, que busca o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente, tem por premissa atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.” (Pereira, 2011, pág.167).
A seguir uma citação que explora o fato da contaminação ao meio ambiente e sua gravidade:
“A contaminação do meio ambiente natural pelas indústrias teve inicio com a Revolução Industrial no século XIX, e dessa época em diante, o problema teve um crescimento exponencial, provocando inúmeras catástrofes ambientais que tiveram repercussão local, regional e global”. (DIAS, 2006, p.44). http://www.mma.gov.br/ 
O tripé da Sustentabilidade.
Figura 04 – Tripé da Sustentabilidade
http://greenlogic3.blogspot.com.br/2011/04/sustentabilidade-como-poscionamento.html
O desenvolvimento sustentável esta ligado em três dimensões, a economia, a ambiental e a social, que juntos formam o tripé da sustentabilidade.
O inglês John Elkington criou o termo Triple Bottm Line, dando significado às três dimensões do tripé, buscando sustentabilidade econômica, ambiental e social, usando o termo Peaple, Planet and Profit, referindo-se as pessoas, ao planeta e ao lucro, originando a sigla PPL. Portanto John Elkington propôs as organizações não só uma avaliação de desempenho financeiro, baseada em lucros, mas também ampliando o olhar das empresas mediante do ambiente onde elas estão inseridas, capacitando não só documentar, mas medir os impactos causados pela mesma, beneficiando assim os Stakeholders:
”Grupo de interesse; qualquer pessoa que possa ser afetada pelo desempenho de uma organização, por exemplo, clientes, funcionários, as famílias, fornecedores, os moradores do entorno da empresa, etc. Traduz em termos de participação.” (ROGERS, JALAL E BOYD, 2008).
E também a outro grupo, os Shareholder:
 “Pessoa detentora de ações (conhecida como acionista); Todos que possuem parte de uma empresa ou organização. Traduz-se em termos de partilha”. (ROGERS, JALAL E BOYD, 2008).
A Inoxel seguirá as seguintes perspectivas:
-Perspectiva Social: Cuidado com bem-estar humano e as iniciativas referentes à qualidade de vida.
-Perspectiva Econômica: Estratégica em contexto de competitividade empresarial em relação à sustentabilidade coorporativa.
-Perspectiva Ambiental: Prevenir impactos ambientais causados pelo ser humano. Garantir a política dos 4RS (reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar) na empresa.
Sendo assim indicamos que a INOXEL siga um modelo de gestão ambiental, para isso identificamos alguns impactos gerado por ela ao meio ambiente e sociedade, pontuamos também medidas de adequação para cada impacto, veja na tabela a seguir:
	Impactos causados
	Medidas para adequar impacto
	Custo Benefício
	Resíduos da caldeiraria como Areia: poluição com descarte e grande consumo de recursos naturais.
	Regeneradores para o aproveitamento da areia residual. Resulta em menor consumo de recursos naturais e reaproveitamento total do material, reutilizando-o ainda de várias maneiras, podendo beneficiar a comunidade. (figura 05)
	Custo médio. Benefício alto.
	Poluição do ar.
	Filtros de mangas. Retém resíduos do ar, liberando ar limpo na atmosfera. Possibilitando destino correto de resíduos resultantes do processo industrial. (figura 06)
	Custo médio.
Benefício alto.
	Ocupação da empresa: Poluição visual, diminuição da natureza no local utilizado pela empresa.
	Projeto de ambiental voltado à comunidade e colaboradores, com palestras de conscientização e sustentabilidade, apoio da empresa na arborização da cidade.
	Custo baixo.
Benefício alto.
	A empresa produz muito lixo, e resíduos diversos, contaminando o meio ambiente e consumindo seus recursos.
	Reciclagem de resíduos ou sua destinação correta, através da separação total do lixo reciclável em toda a organização, e contratação de empresas para a destinação ou reciclagem correta de resíduos (ex. Óleo, estopas, água contaminada, produtos químicos entre outros).
	Custo baixo.
Benefício alto.
	Impactos em geral não percebidos.
	Reunião com os STAKEHOLDERS para diagnosticar impactos causados pela empresa. Discussão de medidas de mitigação, preservação e novos projetos de compensação!
	Custo baixo.
Benefício alto.
	Conta de água muito alta, desperdício interno entre os colaborados da empresa.
	Instalação de torneiras de baixo consumo de água com fechamento automático, reduzindo significativamente o valor da conta de água e o desperdício.
	Custo Baixo.
Benefício Alto.
	Gasto excessivo de energia elétrica e lâmpadas incandescentes ainda ativas na empresa.
	Substituição de todas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Trazendo uma economia de energia de 60%, em média mensal.
	Custo Baixo.
Benefício Alto.
Figura 05 - Regenerador de areia
http://www.grupomsp.ind.br/regenerador_secundario.html
Figura 06 - Filtro de Manga.
http://www.grupomsp.ind.br/filtros_mangas.html
Consideramos que estes são os impactos mais urgentes no momento e com mais possibilidades de serem colocados em prática. A empresa será beneficiada tornando-se mais competitiva no mercado, mais bem vista aos olhos dos clientes, uma empresa consciente. Proporcionará também benefícios à comunidade e colaboradores, evitando impactos ambientais e gerando qualidade de vida, transmitirá valores a gerações futuras! Podemos ver benefícios do modelo de sustentabilidade quando aplicado na citação a seguir:
“O objetivo principal de todo o processo, que o modelo pretende emular, é aumentar a base de consumo responsável, fazer com que os investimentos sociais e ambientais proporcionem retornos tangíveis e intangíveis sustentáveis e que recursos naturais se perpetuem em sua ampla e rica diversidade.” (Pereira, 2011, pág. 188).
Terminamos nossas considerações ressaltando que projetos relacionados à sustentabilidade do meio ambiente agregam valor a qualquer instituição, tornando os envolvidos seres humanos mais conscientes e felizes!
Terceirização
A empresa INOXEL tem planejado terceirizar as suas atividades de apoio, com base nesta necessidade indicaremos a organização pontos que devem ser observados para que a empresa não seja lesada durante este processo.
De acordo com o site http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/perigosdeterceirizar.htm em primeiro lugar sugerimos que ao escolher a terceirizada, averigue-se sua procedência no mercado, sua estabilidade financeira, sua idoneidade e que se exijam garantias. Essa medida é importante porque se o funcionário não receber as verbas trabalhistas a INOXEL se torna responsável mesmo que não haja vínculos trabalhistas. Também é importante fazer pesquisas com empresas em que a terceirizada prestou serviços, órgãos públicos e no sindicato. Também recomendamos conhecer quem são os responsáveis pela empresa (contrato social). A qualificação deve ser avaliada sempre, para garantir que as obrigações sejam cumpridas de forma a manter ou elevar a qualidade do produto ou serviço, reforçamos este ponto com a citação seguinte:
“A dificuldade para se encontrar o parceiro ideal figura como um dos mais frequentes fatores de risco; para tanto, é imprescindível a existência de um processo de escolha e desenvolvimento de parceiros altamente profissionalizados. O terceiro escolhido deve apresentar um padrão de domínio técnico e ou tecnológico superior ao da organização contratante, como forma de garantir melhoria técnicasem necessariamente onerar dispêndios." (FRANCO, 2011, pág. 100 e 101).
Depois de escolhida a empresa que irá oferecer serviços terceirizados é importante ressaltar que a contratada deve estar por dentro dos objetivos e especificações do serviço solicitado para que possa atendê-lo como esperado. 
Cuidados ao contratar
Ter firmado um contrato por escrito, é de vital importância para garantir direitos e obrigações das partes envolvidas.
Devemos deixar claro também que:
“É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais podem ser legalmente terceirizadas.”http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/perigosdeterceirizar.htm
Devemos nos basear o contrato e todo e qualquer procedimento envolvido nas leis seguintes do TST (Tribunal Superior do Trabalho):
Súmula nº 331 do TST
“CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. LEGALIDADE (nova redação do item IV e inseridos os itens V e VI à redação) - Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011 
I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974). 
  
II - A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). 
  
III - Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta. 
  
IV - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial. 
  
V - Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condições do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. 
  
VI – A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral.” (http://www3.tst.jus.br/jurisprudencia/Sumulas_com_indice/Sumulas_Ind_301_350.html#SUM-331).
Recomendamos a Empresa que após a contratação continue em contato direto com a terceirizada, através de um representante da empresa e não dos funcionários mão de obra. Manter esse relacionamento é bom para o desenvolvimento dos serviços relacionados.
Verificar sempre, enquanto o contrato permanecer, a idoneidade da terceirizada e suas obrigações, caso algo esteja saindo errado nunca romper o contrato sem instruções diretas de um advogado.
Fechamos assim nossas considerações à empresa a respeito da terceirização!
Considerações Finais
Acreditamos que com esse trabalho proposto para a empresa INOXEL estamos caminhando rumo a qualidade de nossos produtos. Com a implantação dessas ferramentas de qualidade e também a preocupação em diminuir os impactos no meio ambiente está cada vez mais conquistando a confiança de seus clientes, e ganhando novos aliados, nessa busca por um lugar no mercado.
 Todos esses métodos trarão diversos benefícios, entre eles: a elevação dos índices de qualidade, a diminuição dos custos, identificação de problemas, execução de projetos e a satisfação do cliente.
Proposta de Implantação Inoxel.
Introdução
Nossa consultoria fez um levantamento na empresa pontuando melhorias a serem feitas de acordo com o desejo da mesma. É percebido hoje pela população em geral o avanço da tecnologia, o desenvolvimento das empresas, a competitividade cada vez maior, a busca pela qualidade de produtos e serviços, as melhores maneiras de administrar uma empresa, busca constante por novos conhecimentos, enfim essas coisas são buscadas para garantir o sucesso de uma organização! Apresentaremos então nesta proposta como chegar mais perto do sucesso colocando em prática cada melhoria proposta.
Melhorias e Objetivos
A Gestão da Inoxel hoje conta com uma única ferramenta de gestão que é o “controle”. Com base na necessidade de mudar para acompanhar o mercado e se manter dentro da competitividade, estudamos qual é a melhor ferramenta e que se adequa a Inoxel de hoje! Segue as ferramentas indicadas:
Gestão de qualidade
Trilogia de Juran – com base em três etapas, essa ferramenta se seguida corretamente promete elevar o nível de qualidade da empresa, mostrar caminhos, metas, planejamento e objetivos chegando ao resultado, que é a qualidade.
Ciclo PDCA – Complementa a ferramenta anterior, tornando os processos mais claros e ágeis.
Histograma – É uma ferramenta muito usada nos estudos de qualidade, com base em gráficos torna as informações acessíveis para o projeto.
Princípio de Pareto – Esta ferramenta nos indica prioridades, o que resulta em economia de tempo, energia, dinheiro e pessoal.
Certificação da ISO - Uma importante certificação que trará valor a empresa e satisfação aos clientes, nosso objetivo é orientar para que a Inoxel atenda os requisitos e receba esta certificação.
Gestão Ambiental
Nos dias de hoje o mundo prioriza a sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente o desenvolvimento industrial, mas sustentável! A competitividade pede que empresas vistam essa camisa para que recursos continuem sendo explorados, mas também preservados ou compensado o seu uso. Para garantir que a Inoxel tenha um bom cartão de visita, que tenha essa missão no dia-a-dia, sugerimos melhorias adequadas e com custos acessíveis, tornando simples coloca-las em prática! Com base no tripé da sustentabilidade que visa o desenvolvimento sustentável da Economia, do Social e do Ambiental desenvolvemos nossas melhorias.
Segue as melhorias indicadas de acordo com impactos causados:
Uso de areia como matéria prima causando exploração e poluição – Investimento em Regeneradores para o aproveitamento da areia residual, separando a areia de resíduos químicos, liberando ar puro, sem resíduos. Possibilidade de aproveitamento total gerando economia e separação de resíduos possibilitando destino certo evitando contaminação.
Poluição do ar – Investimento em Filtros de mangas, eles retém resíduos do ar, liberando ar limpo na atmosfera. Investimento baixo evitando danos na saúde de colaboradores e da comunidade trazendo mais qualidade de vida, evita também a poluição do meio ambiente.
Poluição visual - Elaboração e execução de um projeto ambiental voltado à comunidade e colaboradores, com palestras de conscientização e sustentabilidade, apoio da empresa na arborização da cidade. Minimizando assim este impacto visual e mostrando a comunidade de entorno que a empresa se importa em envolvê-la nesta causa.
Produção de lixo – Promover na empresa um projeto de reciclagem de resíduos ou sua destinação correta, através da separação total do lixo reciclável em toda a organização, e contratação de empresas para a destinação ou reciclagem correta de resíduos.
Impactos em geral não percebidos - Reunião com os STAKEHOLDERS para diagnosticar impactos causados pela empresa. Discussão de medidas de mitigação, preservação e novos projetos de compensação! Assim a empresa leva a diante o interesse de ser sustentável, e passa a comunidade também esses valores.
Desperdício de água - Instalação de torneiras de baixo consumo de água com fechamento automático, reduzindo significativamente o valor da conta de água e o desperdício.
Gasto excessivo de energia por lâmpadas incandescentes- Substituição de todas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Trazendo uma economia de energia de 60%, em média mensal. 
Terceirização
A Inoxel tem planejado terceirizar atividades de apoio, nossa consultoria apoia esta atividade que trará mais economia com mão de obra e mais tempo para administrar, porém traremos a conhecimentos da empresa exigências legais para esta prática com base na Súmula nº 331 do TST e cuidados ao contratar evitando problemas futuros.
Terminamos assim nossa proposta com a Inoxel oferecendo acompanhamento contínuo, garantindo sucesso das melhorias!
Referencias Bibliográficas
ANNAN JR., Pedro e MARION, José Carlos. Direito Empresarial e Tributário. Campinas: Átomo/Alínea, 2009. 
CAMARGO, Adriana Pereira; SILVA, Gibson Zucca da; CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Sustentabilidade na prática: fundamentos, experiências e habilidades. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 
FRANCO, Décio Henrique, RODRIGUES, Edna de Almeida e CAZELA, Moisés Miguel (org’s). Tecnologias e Ferramentas de Gestão. – Ed. Especial – Campinas: Átomo/Alínea, 2011.
http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/perigosdeterceirizar.htm
http://www3.tst.jus.br/jurisprudencia/Sumulas_com_indice/Sumulas_Ind_301_350.html#SUM-331
AZEVEDO, Carlos Eduardo de; HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Desafio Profissional de Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente. [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-12. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>.
ROGERS, P. P.; JALAL, K. F.; BOYD, J. A. An introduction to sustainable development. London: Earthscam, 2008.
MARIA ASSUNÇÃO FAUS DA SILVA DIAS (DIAS, 2006, p.44) Retirado de: http://www.mma.gov.br
http://www.pgpconsultoria.com.br/servicos_iso9000.php
http://www.significados.com.br/iso
http://www.sociedadedenegocios.com.br/RelacionamentoPJ/home/cuidardonegocio/sua-empresa-e-sustentavel
http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/ajudando-diminuir-impacto-ambiental/
Imagens:
Figura-01: http://www.sobreadministracao.com/wp-content/uploads/2011/06/ciclo-pdca.jpg
Figura-02: http://citisystems.com.br/wp-content/uploads/2012/12/histograma-industria.png
Figura-03: http://liderancaeticaeservidora.files.wordpress.com/2012/10/pareto-2.jpg
Figura-04: http://greenlogic3.blogspot.com.br/2011/04/sustentabilidade-como-poscionamento.html
Figura-05: http://www.grupomsp.ind.br/regenerador_secundario.html
Figura-06: http://www.grupomsp.ind.br/filtros_mangas.html
Figura-06: http://www.portal-administracao.com/2014/07/stakeholders-significado-classificacao.html

Outros materiais