Buscar

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II AUL14
1-Na década de 1920, a situação da Itália não era das melhores. Além de passar por desemprego e uma economia em declínio, os Estados italianos eram assolados por:
Greves trabalhistas
2-(Adaptada de concurso público) O totalitarismo, regime político marcado por um Estado forte tem sua denominação associada à frase de Benito Mussolini: "Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado." "(...) no afã de provar que tudo é possível, os regimes totalitários descobriram, sem o saber, que existem crimes que os homens não podem punir nem perdoar. Ao tornar-se possível, o impossível passou a ser o mal absoluto, impunível e imperdoável, que já não podia ser compreendido nem explicado pelos motivos malignos do egoísmo, da ganância e da cobiça (...)" (ARENDT, Hannah).De acordo com os textos, os regimes totalitários que emergiram entre as décadas de 20 e 30 do século XX, tinham algumas características comuns. Assinale a alternativa correta relacionada aos regimes totalitários.
	Os regimes ditatoriais estavam presentes tanto em sociedades capitalistas quanto em regimes socialistas, e se empenharam em destruir qualquer segmento social que pudesse ameaçar a sua liderança
3-Quando da ascensão do fascismo na Itália, o regime existente era:
Monarquia Parlamentar
4-(Adaptado de concurso público) "A Revolução Francesa, podemos afirmar, escreveu a palavra liberdade em sua bandeira, mas, na verdade, igualou-a à vontade arbitrária e licenciosa do indivíduo (...). Este ídolo de 1789, que se mostrou (de fato) o inimigo da liberdade e da individualidade, foi por nós destruído e substituído por um monumento à verdadeira liberdade (...). (A Revolução Alemã) tem efetuado uma mudança radical do conceito de "Eu" para o conceito de "Nós", do indivíduo para o todo". Assim, Otto Dietrich iniciou seu discurso de abertura do Terceito Dia da Arte Alemã, celebrado em Munique, em 14 de julho de 1939. Nestas palavras do Chefe de Imprensa do governo alemão estava expresso o grande ideal do:
Nazismo
5-(Adaptada de concurso público) Os movimentos fascistas foram marcados por um (uma):
nacionalismo extremado e pela determinação de acabar com o liberalismo
6-(Enem - MEC) Assinale a alternativa Correta. Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo na Alemanha, e do fascismo, na Itália. A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:
 Certo	a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
7-Os slogans nazifascistas eram publicamente invocados e sempre aplaudidos, às vezes em uníssono, pela massa popular em praças públicas: "Acredita! Obedece! Luta!" "Quem tem aço tem pão!" "Mais canhão, menos manteiga!" "Nada jamais foi ganho na história sem derramamento de sangue!" "A liberdade é um cadáver em putrefação!" Dentre as alternativas expostas abaixo, qual delas não é uma característica do totalitarismo:
b) Democracia
8=-Para estreitar suas relações com a Igreja Católica e obter o apoio da mesma para seu regime, Mussolini assinou o Tratado de Latrão. Acerca dele, assinale a alternatica incorreta.
Criava um Estado laico dentro do país, o Vaticano, antiga demanda da Igreja Católica.
9-O termo totalitarismo passou a ser utilizado a partir da década de 1950, após a publicação dos trabalhos de :
Hannah Arendt
10-Após a I Guerra Mundial, Alemanha e Itália foram atingidas por uma crise que acabou levando ao poder, nos dois países, regimes totalitários: o Nazismo e o Fascismo. Entre outras coisas, esses regimes têm como base uma ideologia que defende seus valores históricos. Essa ideologia é
NACIONALISMO
11-: PARA CONSEGUIR A ADESÃO E O APOIO DA IGREJA CATÓLICA PARA O FASCISMO, MUSSOLINI ASSINOU, EM 1929, O TRATADO DE LATRÃO, QUE DETERMINAVA:
O RECONHECIMENTO DA SOBERANIA DO PAPA E A CRIAÇÃO DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO, O VATICANO.
12-Foi extremamente utilizado por governantes totalitários, de forma a construírem uma espécie de culto à personalidade, estendendo seus tentáculos para todas as áreas. Estamos falando da:
PROPAGANDA

Outros materiais