Buscar

atividade41663FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2019/1
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Profª Miriam Brum Arguelho
Aluno(a): MARISTELA DE CARVALHO DA LUZ		RGM: 053.16368
ATIVIDADE 7 
Exercício 1
[...] Vem sendo observado que crianças cujas famílias são letradas e que participam de atos de leitura e escrita desde muito cedo, vendo familiares escrevendo e lendo, ouvindo histórias, chegam à escola conhecendo muitos dos usos e funções sociais da língua escrita. Participam do que Heath (1982, p. 50) denomina eventos de letramento: “ eventos em que a linguagem escrita é essencial à natureza das interações e aos processos e estratégias interpretativas de seus participantes”. Em contrapartida, as crianças oriundas de famílias pouco alfabetizadas, ou não-alfabetizadas, isto é, com pouca oportunidade de participação em eventos de letramento, ao chegarem à escola,
em sua grande maioria, entendem que texto escrito é aquele que a escola lhes apresenta, geralmente, textos acartilhados. (Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 set./dez. 2006, p. 453).
Tal como está definida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997), o professor alfabetizador necessita de uma formação que lhe dê bons subsídios para o trabalho linguístico. (Guia Didático, aula 7). 
Com base nos textos acima, e com o conteúdo da aula 7 no Guia Didático, é correto afirmar que: 
(X ) para ampliar a noção de letramento o professor necessita modificar o conceito de alfabetização, no intuito de projetar um processo crítico de aprendizagem da leitura e da escrita que vá além do conhecimento da escrita e da leitura de frases e textos simples, permitindo dessa forma, que os alunos avancem para além de leituras e escritas memorizadas e automatizadas. 
( ) o professor não deve se preocupar em estar engajado em uma prática democrática e democratizante, já que desta forma estará sempre em busca do crescimento profissional, afastando-se do seu principal objetivo que é alfabetizar os alunos.
Caso não concorde com nenhuma das alternativas, redija e justifique a sua resposta. 
Exercício 2
Os modos como as pessoas expressam suas vivências, crenças, sentimentos e desejos são suas formas subjetivas de apresentar seus conhecimentos e suas relações com o mundo. São, portanto, as interpretações possíveis no/do interior de seus universos referenciais culturalmente formados. A linguagem tem um papel fundador nesse processo, não só do ponto de vista da construção da singularidade dos sujeitos, mas também da construção das suas marcas de pertencimento a determinado(s) grupo(s). Assim a linguagem oral é ao mesmo tempo instrumento e objeto de alfabetização e letramento. 
Considerando por um lado a oralidade como canal capaz de garantir a identidade e a memória dos sujeitos sociais e, por outro, a escrita que se institui associada a determinados conteúdos referenciais, descreva se na sua família, grupo ou comunidade há pessoas que utilizam somente a linguagem oral para transmitir seus conhecimentos e que medidas podem ser tomadas para que esses conhecimentos não se percam. Caso não tenha nenhuma situação próxima, de uso da oralidade como canal único de comunicação, pesquise e relate sua pesquisa, indicando as fontes. 
Tanto em minha família, quanto em minha comunidade existem sim pessoas que se utilizam somente da forma oral de comunicação, pois não tiveram acesso à educação através da comunidade escolar, por isso não sabem ler, muito menos escrever, tenho uma vizinha de 58 anos que para ler suas receitas médicas solicita minha ajuda, mas sua forma de comunicação oral é muito boa, claro que com muitos erros, como por exemplo Bassora(vassoura), Flalda (frauda), não tem e nunca teve acesso as tecnologias, mas educou seus filhos de forma correta, nunca deixando de lhes ensinar o certo ou errado, inclusive lhes dando muitas broncas.

Outros materiais