Buscar

Exercicio de Limnologia I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)
LISTA DE EXERCÍCIOS DE LIMNOLOGIA I
Curso:Aquacultura
1) Com base no assunto discutido relacione a importância da comunidade fitoplânctonica para a atividade da piscicultura.
O fitoplâncton é essencial na atividade da piscicultura, porque constituem a base da cadeia alimentar em sistemas aquáticos, servindo de alimentação para peixes e para o zooplâncton do qual os peixes também se alimentam e contém componentes básicos para o crescimento, o sustento e o desenvolvimento desses organismos. Além disso, são seres fototróficos e, através da sua ação fotossintética, liberam oxigênio para a atmosfera e para o ambiente aquático ondem vivem, permitindo a manutenção do oxigênio dissolvido na água e, consequentemente, da vida dos peixes. Também são indicadores (sensíveis) de variações ambientais e da qualidade da água.
2) Pode-se deduzir que os subprodutos gerados pela criação de peixes (efluentes e cargas de nutrientes) podem causar impactos negativos na comunidade fitoplanctonica. Quais seriam esses impactos?
O fitoplâncton responde rapidamente ao processo de eutrofização do sistema aquático onde se encontram. A superfertilização do cultivo de peixes em viveiros, por exemplo, tem como consequência a floração de cianobactérias pela elevada carga de nutrientes na água. As fezes e metabólitos dos peixes vão se depositar no fundo desses ambientes, aumentando a concentração de matéria orgânica. Ambientes eutrofizados propiciam condições adequadas para proliferação de cianobactérias e por consequência, a diminuição da qualidade da água e na turbidez da água. O aumento da turbidez da água reduz a penetração da luz na coluna d’água, e limita a profundidade onde ocorre a fotossíntese. A redução da fotossíntese e o acúmulo de matéria orgânica no fundo desses ambientes aumenta a demanda bioquímica de oxigênio, causando a redução drástica e repentina na concentração de oxigênio dissolvido.
3) Dentre as boas práticas de manejo para a produção de peixes em tanques-rede recomendadas, podemos destacar: redução da carga orgânica. Quais seriam as justificativas para esta prática? E como a análise quantitativa do fitoplâncton poderia contribuir? 
O fitoplâncton é o maior responsável pela produção de matéria orgânica nos viveiros e reservatórios onde estão instalados os tanques-redes. O manejo incorreto nesse tipo de sistema pode gerar grande carga de matéria orgânica que será depositada nesses ambientes e, consequentemente, irá provocar a redução da quantidade de oxigênio dissolvido pela redução da produtividade primária. A oscilação na quantidade de fitoplâncton exerce uma influência direta sobre a alteração dos parâmetros físicos e químicos de qualidade de água desses ambientes, causando estresse nos peixes e aumento da mortalidade. A análise quantitativa do fitoplâncton contribui para se avaliar a quantidade de carga orgânica existente na água.
4) O que pode ser feito quando tanques de cultivo apresentam elevadas densidades fitoplanctônicas?
Um método seria limitar a quantidade de nutrientes para o fitoplâncton. Um nutriente é considerado limitante quando sua concentração no sistema é insuficiente para sustentar o crescimento das algas. Ou seja, uma vez que osuprimento deste nutriente é exaurido, o crescimento algal cessa. Quaisquer nutrientes, por exemplo, nitrogênio, fósforoou certosmetaispodemsetornarumnutrientelimitanteparao crescimentodofitoplâncton. Controlar a concentração de nitrogênio é um processo caro, pois requer muita energia, custos químicos e equipamento especializado. Certosmicroorganismos, incluindo cianobactérias,são aptos afixar onitrogênio atmosférico. Limitar a concentraçãodefósforo é o meio mais prático de impedir o crescimento do fitoplâncton, particularmente das cianobactérias. O fósforo é um requisito essencial para a vida,pois éum componentedos ácidosnucléicos,responsávelpelasínteseprotéica etransporte intracelular.
5) Que consequências podemos esperar de tanques com águas ricas em fito/zooplâncton?
A presença de uma grande quantidade de plâncton na água pode fazer com que esta pareça turva. Usando os nutrientes da água, o fitoplâncton floresce através da fotossíntese. Como consequência, a população de zooplâncton, que se alimenta do fitoplâncton também cresce, e assim sucessivamente, as diversas populações de organismos aquáticos se desenvolvem. Deste modo, como toda cadeia alimentar na água começa pelo plâncton, existe uma relação estreita entre a abundância de plâncton na água e a consequente turbidez que ele causa no ambiente, e a produção de peixes.

Outros materiais