Buscar

biofisica ques

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A bomba de sódio e potássio da membrana plasmática é um exemplo de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Transporte ativo.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	A tabela abaixo reúne dados sobre a variação da pressão arterial sistólica e da diastólica. Qual é o nível máximo de pressão arterial diastólica (em mmHg) que um indivíduo adulto jovem deve ter antes de ser considerado hipertenso? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
89
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	As membranas biológicas são estruturas dinâmicas nas quais as proteínas nadam em um mar de lipídios. Sobre as membranas biológicas, é incorreto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Formam parte da composição dos ribossomos, microtúbulos e grânulos de glicogênio nas células eucarióticas.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Atenção: Para responder esta questão, considere o texto apresentado abaixo. 
Investigando o sistema olfativo dos camundongos, o biólogo brasileiro Fábio Papes, em parceria com o Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, notou que algo no odor exalado pelos predadores estimulava uma área nasal específica: o chamado órgão vomeronasal, uma estrutura formada por alguns milhares de células nervosas capazes de captar a informação química carregada pelo ar e transformá-la em impulsos elétricos, resultando nos impulsos cerebrais do medo. Para descobrir se esse órgão participava apenas na identificação do cheiro dos predadores ou se atuava na identificação de outros odores desagradáveis, os testes foram repetidos expondo camundongos ao naftaleno, o principal componente das pastilhas de naftalina, liberado na queima da madeira e associado por animais ao odor do fogo. Tanto os roedores com vomeronasal ativo quanto os com órgão desativado (camundongos transgênicos), evitaram a gaze com naftaleno, sinal de que os neurônios desligados agiam na identificação dos inimigos naturais. 
(Adaptado: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 53) 
Pesquisadores demonstraram que estímulos químicos provenientes da urina de machos de camundongos desencadeiam alterações no comportamento reprodutivo de fêmeas. Essa resposta é produzida quando a membrana de neurônios receptores do órgão vomeronasal capta os estímulos químicos e desencadeia um impulso nervoso. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
As proteínas presentes na membrana são responsáveis por captar os estímulos químicos e promover o impulso nervoso, controlando o fluxo de Na + e K +.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Como podemos definir Osmose?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
É o movimento do solvente do meio menos concentrado de soluto (meio hipotônico) para o meio mais concentrado de soluto (meio hipertônico).
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Os animais recebem vários tipos de informações internas e externas ao seu corpo. Essas informações são recebidas e convertidas, ou transduzidas, por células sensoriais em sinais elétricos que podem ser transmitidos e processados por neurônios. (OS ANIMAIS recebem…, 2006. p. 773). 
Em relação ao processo de propagação da informação neuronal, é correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
A liberação de neurotransmissores, através da fenda sináptica, ocorre quando o potencial de ação atinge o axônio terminal de uma célula nervosa.
	
	
	
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Os animais, e também o homem, quando submetidos a um ambiente que esfria vagarosamente, compensam a demanda de calor aumentando o próprio metabolismo interno. Essa capacidade é denominada?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Termogênese química.
	
	
	
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Quais os principais fatores físicos determinantes da pressão arterial?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Volume sanguíneo arterial e complacência arterial.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	Quando as hemácias são colocadas em solução de cloreto de sódio a 9%, elas murcham, porém, quando são colocadas nessa mesma solução a uma concentração de 0,1%, hemolisam. Isso ocorre porque essas soluções, em relação às hemácias, são, respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Hipotônica e hipertônica.
	
	
	
Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Uma súbita variação no potencial de membrana, que dura aproximadamente 1 ms, passando de cargas negativas para positivas no interior da célula, pela abertura de canais de sódio. Esta pode ser a definição de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Potencial de ação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes